A orientação descreve o lado terminal da carga de um condutor em relação a um trabalhador ou de um bloco de isolação.
O lado do terminal de carga não aponta em direção a um trabalhador. Os métodos de cálculo da IEEE 1584-2002, NFPA-70E (2009) e anteriores a esta norma se baseavam em testes de laboratório com a orientação do condutor sendo vertical. A orientação é vertical para a maioria dos equipamentos. Em um switchgear ou CCM, tanto as barras horizontais como verticais são consideradas como tendo uma orientação vertical nos condutores que não apontam em direção ao trabalhador
Figura 1:1 Exemplos de orientação Vertical
O lado terminal da carga do caondutor aponta em direção a um trabalhador. Visto que arco se extende da fonte em direção ao trabalhador, a eenrgia incidente seria maior. Os testes de arc flash realizados mais recentemente tiveram orientação de condutor horizontal e daí o nome
Referência: Effect of electrode orientation in arc flash testing, Wilkins, R.; Allison, M.; Lang, M., Industry Applications Conference, 2005, Volume 1, Issue 2-6 Oct. 2005 Page(s): 459 - 465 Vol. 1.
Figura 2:1 Exemplo de Orientação Horizontal
O lado terminal da carga em um condutor tem um bloco de isolação (perpendicular aos condutores). Isto nao é o mesmo que as barreiras entre-fases. Veja figura abaixo. A isolação sustenta a posição do arco ( não permitindo que arco se mova para fora dos condutores no caso de disruptura através do ar [open air]. Isto resulta em uma energia incidente maior.
Referência: Effect of Insulating Barriers in Arc Flash Testing, R. Wilkins, M. Lang and M. Allison, September 2006, Ferraz Shawmut, Inc.
Figura 3:1 Exemplo Vertical para Barreira
Cálculos de Risco de Arc Flash [Arc Flash Hazard Analysis] |