O módulo de seletividade permite você formatar diversos aspectos na área da folha de seletividade. Voce pode formar a área de plotagem dando um clique com o botão direito do mouse na área em branco da folha de seletividade e selecionando Formatar a Área de Plotagem [Format Plot Area]. Esta caixa de diálogo contém abas que controlam a aparência, as curvas tempo-corrente, o gradeamento, a escala e o texto da folha.
Clique em Default [Default] na parte inferior da caixa de diálogo para alterar as configurações default e usar as configurações correntes. As configurações para das abas Aparência [Appearance], Gradeamento [Grid] e Texto [Text[ são armazenadas como default. Entretanto, as configurações na aba Escala [Scale] não são armazenadas como default.
Figura 1:1 Caixa de Diálogo de Formatar Área de Plotagem
Você pode mudar o tamanho da borda, a cor o estilo, peso e cor do fundo da área de plotagem.
Figura 2:2 Caixa de Diálogo para Formatar a Area de Plotagem da Aba de Curvas da Folha de Seletividade
As opções desta aba formatam todas as curvas na folha de seletividade quando as mesmas sao opacas ou semi-transparentes. Quando as curvas são selecionadas como opacas, as curvas individuais podem ser trazidas para frente ou enviadas para trás. Isto não é aplicável se as curvas são configuradas como semi-transparentes.
Figura 3:3 Curvas Tempo-Corrente: Opaca (esquerda) e Semi-transparente (direita)
Figura 4:4
Use para alterar o estilo de linha e cor tanto para os eixo x e y maiores e menores.
Alterando-se os valores da Tensão de Referência (kV) [Reference kV] e da Escala de Corrente [Current Scale], você pode modificar a escala de corrente (ou o exio horizontal) da folha de seletividade. A escala de tempo permanece a mesma.
Figura 5:5 Aba Escala da Caixa de Diálogo
Opções |
Descrição |
---|---|
Escolha o nível de tensão na qual as correntes devem ser vistas. O método de cálculo é similar àqueles envolvendo cálculos de relações de transformação. Quando a curva tempo corrente de um dispositivo de alta tensao é plotado numa Tensão de Referência na baixa tensão, então as correntes mostradas na folha de seletividade serão iguais às correntes reais vezes a relaçao da Tensão do Dispositivo pela Tensão de Referência. |
|
Escala de Corrente [Current Scale] |
A Escala de Corrente traduz em que tensão as correntes estão referenciadas. Alterando-se a escala muda-se a plotagem das curvas ou para a direita ou para a esquerda. As opções de Escala de Corrente são 0.1, 1, 10, 100, etc. Diferentemente da Referencia de Tensão, mudando-se a Escala de Corrente não se altera os valores plotados na folha de seletividade. |
Figura 6:6 Diagrama Unifilar Exemplo com Dois Níveis de Tensão
Na Figura acima, o transformador TX-1 está protegido por um fusível de alta tensão FS-1 em 11kV e o disjuntor de baixa tensão BL-1 em 0.4kV. A folha de seletividade com ambos dispositivos é mostrada abaixo. Observe que os valores de corrente na folha de seletividade são maiores para a tensão de referência de 0.4kV.
Figura 7:7 Folha de Seletividade com Escala de Corrente em 10 e Tensão de Referência (kV) em 0.4
Figura 8:8 Folha de Seletividade com Escala de Corrente em 1 e Tensão de Referência (kV) em 11
Figura 9:9 Aba Texto da Caixa de Diálogo da Área de Plotagem
Usada para alterar o tamanho e cor do texto ao redor da folha.
Seletividade com o PowerProtector™ [Coordination with PowerProtector™] | Ampliando e Localizando |
Formatar o Bloco de Títulos | Inserindo Notas |
Inserir um Diagrama Unifilar |