Impacto da Partida de Motor

Para partir um motor:

  1. Simule o caso de fluxo de potência inicial. Esses resultados são usados como condição inicial para a injeção de corrente.
  2. Dê duplo clique no motor ou no CCM onde você deseja colocar a carga adiciona partindo. Uma caixa de diálogo de dados temporários irá aparecer que é similar à seguinte:
  3. Figura 1: Caixa de Diálogo Dados Temporários do  Motor

  4. Marque a caixa de seleção Partir Motor, preencha as informações de partida do motor e clique em OK. A seguir clique em Simular Motor para iniciar a simulação e os resultados da partida do motor são exibidos.

Os HP de partida do motor são uma carga adicional ao modelo de carga existente. A opçãode Partir o Motor irá adicionar um HP definido pelo usuário (corrente de rotor bloqueado real) para a carga, mass somente para o caso de partida de motor. A carga de partida do motor não afeta a carga do fluxo de potência.

Importante: Ao partir um motor, o fator de escala deve ser configurado adequadamente. Se você modelou um motor individual de 7000 HP e deseja partí-lo, o campo Fator de Escala precisa ser configurado para zero para indicar que o motor não está correntemente rodando. Se o Fator de Escala é deixado em 100%, o programa parte o motor de 7000 HP sobre o motor de 7000 HP que já está rodando. Se houver um motor no EasyPower modelado como um grupo de motores, você pode especificar a porcentagem de motores em funcionamento naquele grupo e iniciar um único motor dentro desse grupo.

Exemplo de Impacto da Partida de Motor

Por exemplo, considere um motor onde existe uma carga motriz total de 7000 HP com fator de escala 100 percento. O caso base de fluxo de potência indica uma tensão de 0.993 pu com 5.676 MW e 1.866 MVAr fluindo para o motor de 7000 HP. Isto também pode ser mostrado como sendo 5.975 MVA com fator de potência de 0.95 alterando-se a forma de exibição dos resultados no unifilar.

Figura 2: Simulação do Caso Base de Fluxo de Potência e Impacto da Partida do Motor

Para este caso, um motor de 3000 HP está sendo partido. A carga de 70000 HP de carga motriz permanece constante. Observe que a tensão da barra do motor caiu para 0.943 pu, e o fluxo de reativo aumentou para 17.664 MVAr devido a corrente de partida ser altamente reativa. Os HP de partida do motor e fator de potência são mostrados abaixo da carga normal do motor.

Partida de Motores com Capacitores de Partida

Para simular a partida do motor com capacitores de partida, é necessário inserir disjuntores ou chaves no circuito a montante do motor e do capacitor de partida. Veja figura abaixo. Antes de rodar o fluxo de potencia e simular a partida do motor, abrir o disjuntor. Isto permite um calculo de fluxo de potência preliminar sem o motor e com o capacitor conectado. Rode o fluxo de potência e simule a partida do motor. A seguir feche o disjuntor que conecta o motor e capacitor de partida. Agora você chegou na solução. Para ver a simulação da partida do motor sem o capacitor de partida, abra o disjuntor do capacitor.

Observe que antes do EasyPower 11.0, o programa sempre resolvia automaticamente o fluxo de potência depois que a chave era fechada e antes de executar a opção Resolver o motor para obter a nova fonte de tensão interna Eq'. Nesse processo, o impacto do capacitor já foi levado em consideração para obter um Eq' comparativamente mais baixo porque é considerado como em serviço antes da partida do motor.

A partir da versão 11.0, o EasyPower oferece uma opção adicional para executar a opção Resolver o motor com a tensão interna da fonte Eq' sem considerar o efeito do capacitor de partida porque a fonte não pode ver o capacitor antes que a chave seja fechada. Com essa versão, o cenário é mais realista e otimista.

Você pode encontrar essa opção em Opções de fluxo de potência na guia Controle.

Figura 3: Método de Cálculo de Partida de Motor

Figura 4: Partida de motor com capacitores de partida e solução com várias opções de Eq'

Informações Adicionais