Controles de tensão do gerador estão muito altos ou baixos.
|
Frequentemente, o problema de controle de tensão estar muito alto ou muito baixo pode ser rastreado para um gerador. Valores típicos deveriam estar entre 1.0-1.05, sendo 1.01 um bom começo. Não tenha medo de variar os valores para obter uma solução. Você pode então aumentar gradualmente a tensão para o nível desejado.
|
O transformador é eletricamente próximo a um gerador PV.
|
Se a tensão controlada de um transformadorco m CAT (LTC) está eletricamente perto de um gerador PV, eles irão "brigar" entre si para controlar a tensão. Eles não precisam tentar controlar a mesma barra--pois estando electricamente perto podem causar problemas, visto que a tensão de uma barra afeta a da outra barra. Tente bloquear a CAT, desligando-o, ou mude-o para controle de MVAr. Você também pode alterar o tipo do gerador para PQG (potência ativa e reativa constante) Usando a mesma filosofia, a tensão que um CAT estiver tentando controlar pode ser influenciada num maior grau por um gerador ou uma concessionária nas proximidades.
|
O controle de CAT (LTC) é insuficiente.
|
Transformadores com CAT não possuem o mesmo controle sobre a tensão do sistema como os grandes geradores. Se você costuma controlar o seu sistema com geração, não fique surpreso se a utilização de controle com CAT não for suficiente.
|
A carga é muito grande.
|
Se a carga é muito grande, a convergência pode ser difícil. Isto é especialmente verdade se impedâncias de linhas elevadas estão presentes. Tente converter a carga para impedância constante. Se o caso foi resolvido, então você sabe qual era o problema.
|
As tensões controladas estão eletricamente remotas demais
|
Se um gerador está tentando controlar as tensões que estão eletricamente remotas demais, a solução pode divergir. Tente controlar a barra do gerador primeiro. Se você obtém uma boa solução, trabalhe gradualmente da sua maneira para as barras remotas. Relembre o efeito que outros fatores de controle podem ter tais como a concessionária suprindo e as CATs. Mesmo assim, elas podem parecer distantes no unifilar, mas podem estar eletricamente perto. Verifique os seus dados de entrada.
|
Sistemas isolados e separados não são permitidos
|
Sistetmas isolados ou separados não são permitidos no fluxo de potência. Isto é porque cada subsistema deve ter uma barra swing para ser resolvido. Tome muito cuidado ao abrir ou fechar disjuntores.
|
Questões de arredondamento ao abrir e fechar disjuntores.
|
Um grande problema de abrir e fechar disjuntores no módulo de Power Flow pode adicionar a possibilidade de arredondamento em alguns sistemas, que eventualmente fazem a solução divergir. Se você supeitar deste problema, abra o módulo de Edição da Base de Dados clicando Edição da Base de Dados. A seguir, volte para o módulo de Fluxo de Potência e re-abra ou feche os disjuntores que você quer que fiquem diferentes de seu estado (NA-normalmente aberto ou NF-normalmente fechado) Alternativamente, estando no módulo de Edição da Base de Dados você pode alterar o estado normal do disjuntor diretamente.
|
Erros de Fechamento nas Barras
|
Se ocorre divergência no fluxo de potência, verifique o relatório de Erro de Fechamento nas Barras no relatório Resumo do Fluxo de Potência. Encontre a barra que tem o maior erro de fechamento (mismatch) durante várias iterações. Vá até aquela barra no unifilar e procure por problemas. Alguns locais onde procurar incluem: - Carregamento que está muito alto. Verifique se há erros de casas decimais, lembrando-se de que os dados de entrada do EasyPower estão em MVA, não em kVA.
- Tapes de Transformador ou tensão de motor que podem estar fora por posição incorreta do ponto da casa decimal. A potência de uma transformador pode ter sido introduzida muito baixa, ou os HP de um motor muito alto.
- Procure esses problemas na área (duas barras afastadas) da barra com o maior erro de fechamento (mismatch). Após você sentir que verificou esta area inteiramente, mova para a próxima barra da lista com o segundo maior erro de fechamento (mismatch) e, assim por diante.
|
Sobrecarregando o sistema
|
Um outro problema e o sobrecarregamento de todo o sistema. Tipicamente a entrada de dados dos usuários é feita colocando as cargas todas com um fator de escala de 100%. Os fatores de escala típicos para plantas de processo se situam dentro da faixa de 40-70 porcento. Um bom procedimento para se iniciar é escalar todos os grupos de carga entre 40-50 porcento e todas as cargas motrizes individuais de grande porte com 70%. Um modo fácil e rápido de saber se esse é o problema, va até a base de dados e desligue uma grande quantidade de carga. A seguir re-simule o fluxo de potência e verifique os resultados.
|