"Scan" de Frequência

Os "scans" de frequência mostram como um sistema sob estudo responde para corrente injetadas de frequências crescentes. Como resultado do "scan" de frequência ob´tem a plotagem das tensão pu, ou correntes pu ou ambas em função da frequência. A partir dessas plotagens, pode-se obter resultados dessas amplificaçoes de tensão e corrente, pontos de ressonância e pontos de filtragem natura. O "scaneamento" de frequência injeta 1.0 pu de corrente em um ponto único em local definido pelo usuário. Uma vez que Z=V/I, a 1.0 pu de corrente obtém-se Z=V. Assim, a tensão na barra no ponto de injeção de corrente é a impedância de referência.

Para se obter um "scan" de frequência em uma barra pela injeção de corrente na mesma barra, dê duplo-clique na barra quando estiver no módulo de harmônicos. Isto irá apresentar uma janela com a plotagem e uma planilha como mostrado abaixo. Para se obter um "scan" de frequência na barra pela injeção de corrente em outra barra, você precisa definar essas plotagens. O "scan" da barra onde a corrente é injetada aparece na guia Plotagem Automática.

Figura 1: Scan de Frequência na Barra

A ferramenta de plotagem do módulo Harmônicos permite você escolher até dez plotagens com até cinco barras ou ítens em cada uma. Para barras, a tensão pu é plotada; e para ramos a corrente pu é plotada.

Figura 2: Janela de Visualização da Plotagem

Informações Adicionais