Projeto Automatizado

Introdução

O SmartDesign™ é um recurso do EasyPower que permite executar um Projeto automático: dimensiona automaticamente cabos, disjuntores, fusíveis e transformadores com base na carga que o equipamento foi projetado para suportar. Você pode criar uma lista de tipos e tamanhos de equipamentos a ser usado no Projeto Automatizado na biblioteca de dispositivos. Para fusíveis e disjuntores, você pode criar uma lista de fabricantes preferenciais, tipos, estilos e tamanhos. A biblioteca padrão vem com uma configuraçao de equipamento genérica a ser utilizada no Projeto Automatizado. Isto é adequado para projetos típicos.

É possível selecionar itens no unifilar do EasyPower e executar o comando Projeto automático para dimensioná-los. Os cálculos de dimensionamento de equipamentos estão de acordo com o NEC e práticas de projeto típicas. O projeto automatizado aplica o novo projeto ao unifilar e cria u relatório.

Várias opções estão disponíveis para prover a você uma flexibilidade no processo de projeto. Ao dimensionar um disjuntor, você pode também escolher que ele faça seletividade com outros disjuntores para elevadas correntes de curto-circuito.

Ítens que Podem Ser Dimensionados

  • Equipamentos com Barramentos: Equipamentos de distribuição de baixaa tensão tais como centro de distribuição de carga, quadros, CCMs e painéis.
  • Cabos: Cabos de baixa tensão.
  • Dispositivos de Proteção: Fusíveis e disjuntores de baixa tensão.
  • Transformadores: Transformadores de Média para baixa tensão ou de baixa para baixa tensão.

Tipos de Circuito

Ao dimensionar equipamentos, o programa diferencia o tipo de circuito e o dimensiona adequadamente. Os seguintes tipos de circuito são reconhecidos.

Circuito de Motor: Compreende o motor, o cabo alimentador do motor e um dispositivo de proteção a montante do cabo. Veja a figura abaixo para exemplos. Cada circuito de motor é identificado com uma oval. Circuitos definidos dentro de Quadro ou CCM como motor serão definidos como circuitos de motores.

Figura 1: Exemplos de Circuitos de Motores

Circuito Alimentador: Um circuito alimentador é caminho entre um ponto de distribuição (barra) e uma carga ou entre dois pontos de distribuição (duas barras), e inclui dispositivos de proteção, cabos e barra a justante. Veja a figura abaixo para exemplos. Cada circuito de motor é identificado com uma oval. Circuitos definidos dentro de um Quadro ou CCM com carga do tipo Carga (não-motriz), são circuitos alimentadores.

Figura 2: Exemplos de circuitos alimentadores

Circuito de Transformador: Um circuito de transformador é similar a um circuito alimentador, mas inclui um transformador. Um circuito de transformador inicia-se com o dispositivo de proteção primário e termina numa barra de distribuição no lado secundário. Veja a figura abaixo para exemplos. Cada circuito de transformador é identificado por uma oval.

Figura 3: Exemplos de Circuitos de Transformador

Informações Adicionais