Passos para Rodar as Simulações de Estabilidade Dinâmica

  1. Dados: Entre os dados da estabilidade dinâmica para os vários equipamentos tais como motores, geradores, contatores, CTA, transformadores, etc. Você realiza a entrada de dados no módulo de Edição da Base de Dados como você faria para entrar dados de qualquer outro equipamento. Esses equipamentos tem uma guia chamada Estabilidade, na qual você pode entrar com os dados de estabilidade dinâmica. O Referência Técnica da Base de DadosReferência Técnica da Base de Dados descreve os campos disponíveisnesta guia em mais detalhes. Você pode importar dados típicos (genéricos) para os equipamentos a partir da biblioteca. Entretanto, dados específicos de equipamentos, obtidos dos fabricantes, através de testes são preferidos sobre os típicos, por questões de precisão.
  2. Definir Plotagens: Define quais variáveis você precisa plotar ou cria uma planilha enquanto você roda as simulações. Por exemplo, se você precisa ver as correntes em um cabo ou a velocidade de um motor em RPM você terá que especificar isto no diálogo Definir Plotagens.
  3. Criar Scripts: Você pode criar scripts de simulação para registrar uma série de comandos ou eventos. Quando uma simulação é rodada usando um script, todos os eventos definidos no script são simulados. Por exemplo, se você quer rodar simulações dinâmicas para vários motores partindo em sequência, você pode especificar em qual ponto no tempo cada motor deve ser energizado.
  4. Configuração do Sistema: Antes de rodar simulações, você precisa determinar as condições iniciais do sistema para refletí-lo no unifilar. Por exemplo, se você quer simular um motor partindo, o disjuntor ou a chave a montante do motor será aberta antes da partida.
  5. Reveja as Opções da Estabilidade Dinamica: Você pode controlar vários aspectos da simulação e de resultados.
  6. Rodar Simulaçoes de Estabilidade Dinâmica: Você pode rodar uma simulaçao usando o método do duplo-clique, ou do menu de contexto, ou rodando a simulação de um script. Dando duplo-clique em um disjuntor ou uma chave aberta parte um motor. Dando duplo-clique em uma barra aplica-se uma falta nesta barra. Se você criou um script de simulação, você pode selecionar o a script e rodar simulações. Antes de rodar simulaçoes rode o script <<Regime Premanente>>. Se a plotagem mostra variáveis alcançando o regime permanente e aparece constante, então você está pronto para rodar as simulações. Caso contrário, você precisa revisar os seus dados.
  7. Visualize o Log de Mensagens da ED e Plote as Plotagens da ED: As mensagens da ED fornecem informções do status da inicialização, dos comandos executados e dos eventos do script. O log de mensagens também registra eventos automáticos tais como pickup ou tripe de dispositivos de proteção, transferência de ATS e dropout de contator. Problemas encontrados durante as simulações também aparecem no logo de mensagens.

Nota: Se você tiver comprado apenas o módulo Partida de motor transitório e não o módulo Estabilidade dinâmica, seus menus e opções refletirão os nomes "Partida de motor transitório" ou "TMS" em vez de Estabilidade dinâmica.

Informações Adicionais