Ao definir arcos para um símbolo, tal como arcos em transformador ou shunt, tenha em mente o diagrama seguinte. A figura seguinte mostra um quadrado construido de quatro quadrantes. 0° é mostrado à direita. O arco continua seu movimento no sentido horário a partir daquele ponto. Na figura, o arco é definido como tendo um ângulo de partida igual a 0° e um ângulo de varredura de 180°.
Figura 1:1 Arco Partindo de 0° com um Ângulo de Varredura de 180°
Na figura abaixo, o arco é definido com um ângulo de partida igual a 270° e um ângulo de varredura de 180°.
Figura 2:2 Arco Partindo de 270° com Varredura de 180°
Em ambos os casos mostrados acima, o ângulo de varredura é 180°, criando um meio círculo. A diferença é o ponto de partida.
Os exemplos acima mostram um arco circular. Como a largura e a altura não estão especificadas, elas são assumidas como idênticas, e assim, o resultado é um círculo (embora apenas uma parte do círculo seja exibida baseado no ponto de início e no ângulo de varredura que foi definido).
Você também pode criar um arco elíptico configurando os parâmetros largura e altura. Use isto para achatar o arco. O exemplo abaixo é tomado do template de símbolos para definir um capacitor ANSI na barra.
Figura 3:3 Símbolo ANSI para o Capacitor
<SymbolTemplate>
<Line X1="10" Y1="0" X2="10" Y2="9" />
<Line X1="5" Y1="9" X2="15" Y2="9" />
<Line X1="10" Y1="12" X2="10" Y2="20" />
<Arc Left="2" Top="12" Width="16" Height="6" StartAngle="205" SweepAngle="130" />
</SymbolTemplate>
O valor das primeiras três "Linhas" ["Line"] definem as linhas retas do símbolo. O último conjunto de valores do "Arco" ["Arc"] definem uma linha curva no símbolo. O exemplo abaixo exibe todo o círculo elíptico que cria a curva, mas somente a porção entre as linhas pontilhadas verdes (definidas pelos ângulos de partida e de varredura) são realmente exibivos como símbolo final. A área destacada em amarelo indica a largura (12 pontos de grade) e a altura (6 pontos de grade) que determina toda forma da elipse.
Figura 4:4 Exemplo de Arco Elíptico
Círculos são similares a arcos mas são definidos de forma diferente. Para um círculo, você precisa definir as coordenadas x e y, e especificar um raio. Todos são pontos especificados na grade. Por exemplo, no ANSI, para um motor de indução AC, a seguinte informação é usada:
<SymbolTemplate>
<Circle X="8" Y="8" Radius="8" FillStyle="None"/>
<Polyline Points="5 11, 5 5, 8 10, 11 5, 11 11"/>
</SymbolTemplate>
As coordenadas x e y determinam o centro do círculo. O raio origina do centro do círculo. Isto significa que o centro do círculo é a coordenada 8,8 e existem 8 pontos de grade de cada lado do centro para o canto do círculo.
Em uma grade, pareceria como isto:
Figura 5:5 Definição de um Círculo para um Símbolo de Motor
Nota: Os pontos de polilinhas são descritos em um tópico separado. Veja Polilinhas [Polylines].
Customizando os Símbolos do Unifilar | Polilinhas [Polylines] |
Identificação da Definição de Símbolos | Polígonos |
Coordenadas | Texto |
Retângulos e Linhas | Curvas Bezier |