Dados do Gerador

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Figura 1:1 Caixa de Diálogo dos Dados d o Gerador

Informações da Conexão

Opção Descrição
Nome de Identificação [ID Name]

Unicamente identifica o equipamento. O programa designa um nome automaticamente, mas você pode alterá-lo, se necessário. O nome pode ter um comprimento de até 16 caracteres.

Para os geradores, o programa designa automaticamente os nomes GEN-1, GEN-2, GEN-3, e assim por diante.

Barra Para [To Bus] Barra à qual o gerador se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Você deve tomar cuidado para que a Barra Para [To Bus] tem aproximadamente a mesma tensão base (kV) do gerador. Para sua referência, a tensão base da Barra Para [To Bus] é mostrada próxima ao nome da barra.
Conex.

Isto especifica o tipo de conexão dos enrolamentos do gerador. Isto afeta o símbolo do gerador no unifilar. As opções são:

D: Conexão Delta

Y: Conexão Estrela

YG: Conexão estrela-aterrada

Para conexões estrela aterrada, você pode atrelar TCs ou relés para a terra como mostrado na figura abaixo.

 

Figura 2:2 Conexões Estrela-Aterrada

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição
Tensão Nominal [Rated kV] Tensão nominal do gerador (kV).
Potência Nominal Potência Aparente Nominal do gerador nas unidades em MVA ou kVA.
Tipo

Tipo do Gerador Este valor é para referência somente, exceto para os tipos HG e para SYN-SP, que tem suas reatâncias momentâneas determinadas pela X’dv.

    • IND - Indução [Induction]
    • SYN-DP - Síncrono de Polos Distribuídos [Distributed pole synchronous]
    • SYN-SP - Polos salientes sem enrolamentos amortecedores [Salient pole without amortisseur winding].
    • SYN-SPA - Polos salientes com enrolameno amortecedor
    • SYN-COND - Condensador [Condenser]
    • HG w/o A - Hidro gerador sem enrolamento amortecedor (mesmo que SP)[Hydro generator without amortisseur winding (same as SP)]
Fator de Potência Fator de potência de operação do gerador. Este valor é apenas para referência e não afeta os cálculos.
Rendimento Rendimento de operação do gerador. Este valor é apenas para referência e não afeta os cálculos.
RPM

Rotações por minuto da máquina. Este valor é apenas para referência e não afeta os cálculos.

Por default, ANSI e IEC usam 3600 e 3000 respectivamente, a menos que os ajustes default no equipamento gerador seja configurado com um valor diferente.

Transformador GSU Este campo apenas está disponível quando você configura o seu sistema para o curto-circuito  IEC. Se o gerador tem uma subestação unitária, então o nome de identificação do transformador unitário é especificado neste campo. Esta associaçao é necessária para implementar a correção de impedância na GSU (generation station unit) ou PSU (power station unit).

Excitação Bus Fed

Quando esta opção é escolhida, a contribuição de corrente de curto-circuito de regime permanente (Ik) é zero quando ocorre uma falta nos terminais do gerador.

Aba de Especificações do Gerador DC

Figura 3:3 Aba de Especificações do Gerador DC

Opção Descrição
Tensão Nominal [Rated kV] Tensão nominal de placa em kV.
kW Potência ativa nominal de placa em kW.
RPM Velocidade nominal em rotações por minuto.
Rendimento Rendimento em por unidade.
R (armadura) Resistência interna de um gerador DC em Ohms.

Aba do  Fluxo de  Potência [Power Flow Tab]

Figura 4:4 Caixa de Diálogo dos Dados do Gerador da Aba do Fluxo de Potência

Opção Descrição
Modelo

Tipo de barra de gerador usado na modelagem da simulação do fluxo de potência. Quando você seleciona um modelo particular, aqueles campos que não se aplicam tornam-se indisponíveis.

    • Swing - Uma barra swing mantém a tensão e o ângulo da barra constantes. Para configurar isto lá não poderá haver limites nas quantidades de MW e MVAr que a máquina swing possa aceitar ou prover. (Veja Fontes Swing.)
    • PV - Potência constante, e tensão constante no gerador. Isto também é conhecido como um gerador regulado. Este modelo tenta sustentar a tensão especificada pelo usuário na barra mantendo os limites de MVAr do gerador.
    • PQG - Potência constante e VAr constante no gerador. Isto também é conhecido como gerador não regulado. Este modelo mantém o MVAr de geração dentro dos limites de tensão.
kV Ctl PU [Ctrl kV PU] Tensão de conrole desejada para um gerador regulado (PV). O gerador irá tentar controlar a tensão na barra controlada para um dado valor. Se o a barra do gerador é swing, esta tensão serve como referência de tensão. A tensão é introduzida em por unidade.
Ângulo de Ctl [Ctl Angle] Ângulo controlado é usado somente quando o gerador for designado como barra swing. O valor é introduzido em graus.
Barra de Ctl [Ctrl Bus]

Para um gerador PV (regulado), é a barra que deve ser controlada para a tensão de controle. Se este campo é deixado em branco na base de dados, o EasyPower completa com o nome da barra listada no campo Barra Para [To Bus]. (Note que isto não tem efeito ate que você aceite isso clicando em OK para fechar a caixa de diálogo.)  Esse campo é ignorado se Model é configurado para Swing.

MW MW de saída do gerador. Isto pode ser um valor nominal ou real de operação. Isto aplica-se somente a geradores PV ou PQG.
MVAr MVAr de saída do gerador Isto apenas é usado quando o gerador é uma máquina de potência constante e VAr constante (PQG) ou quando MVAr limite de um gerador PV foi alcançado e a máquina automaticamente se altera para um máquina PQG.
Limites de MVAr [MVAR Limits] Limites máximo e mínimo de MVAr para geradores regulados (PV). O gerador irá alternar para o tipo PQG se esses limites forem violados. Se na barra existir apenas um gerador swing (Modelo = "Swing"), ele não deve possuir nenhum limite de MVAr. Se houver mais do um gerador swing na barra, pelo menos um deles deve ser ilimitado.

Aba de Fluxo de Potência de Geradores DC

Figura 5:5 Aba de Fluxo de Potência de Geradores DC

Opção Descrição
Modelo

Os geradores CC possuem três modos de controle:

  • Swing (Regulada) [(Regulated)]: A tensão é controlada diretamente no terminal do gerador. Um gerador de CC regulado tem a habilidade de ser uma fonte monofásica que permite que um sistema entregue fluxo de potência e resolva o sistema.
  • Swing (Não-Regulada) [(Un-Regulated)]: A tensão e mantida constante internamente como uma fonte de Thevenin. O terminal do gerador altera com o carregamento. Um gerador em CC não-regulado tem a habilidade de ser uma fonte monofásca que permite que um sistema entregue fluxo de potência e resolva o sistema.
  • Potência Constante [Constant Power]: O gerador é modelado como um gerador de potência constante, similar ao gerador PQ em um fluxo de potência em CA [AC]. Um gerador em CC de potência constante NÃO tem a habilidade de ser uma fonte monofásica que permite que um sistema entegue fluxo de potencia e resolva o sistema. Para entrar no módulo de fluxo de potencia, pelo menos uma outra fonte deve ser modelada para suprir o sistema com uma fonte interna ou externa forte.

kV Ctl PU [Ctrl kV PU]

Esta é a tensão pu programada na qual a unidade de controle de tensão irá tentar manter para o gerador. Isto se aplica somente ao modelo Swing (Regulado).

kW de Saída

Este é o valor dos kW de saída que o gerador irá entregar para o sistema. Isto é aplicável somente para Potência Constante.

Aba Impedância

Figura 6:6 Aba de Impedâncias da Caixa de Diálogo de Dados do Gerador

Opção Descrição
Síncrono
X”dv

Reatância subtransitória em por cento na base de potência do gerador. A maior parte dos geradores tem reatâncias subtransitórias na faixa de 9-20%1. A reatancia subtransitória e usada para o cálculo das corrente de curto-circuito de ½ ciclo, 5 ciclos e 30 ciclos de acordo com as Normas ANSI.

Referência:
1 Short Circuit Calculations, General Electric , GET 3550.

X’dv Reatância transitória em por cento na base de potência do gerador. Este valor varia tipicamente entre 15-30%. A reatância transitória não é usada nos cálculos da Norma ANSI exceto no caso de hidrogeradores e geradores de polos salientes sem enrolamentos amortecedores (Xpu = 0.75X').
X0v Reatância de sequência zero em por cento na base de potência do gerador. Este valor pode variar na faixa de 3-15% para geradores típicos. Os valores de sequência zero são usados em todos os cálculos de falta à terra.
Xlr Impedância de rotor travado para máquinas de indução. Quando os dados reais não estiverem disponíveis, use 16.7%.
Aterramento
R

Resistência de aterramento do neutro do gerador em Ohms. Este é o método mais comum de aterramento de neutros de gerador e é usualemente dados em Ampères. A impedância é encontrada a partir da seguinte equação.

R = Vln / I

Se o gerador é aterrado através de transformador de aterramento com uma resistência no secundário, esta resistência deve ser referida ao enrolamento primário. Se você sabe o valor da corrente do resistor, você pode entrar como valor em Ampère no campo Classe Amp [Amp Class] e usar o botão Calcular [Calculate] para encontrar o valor da resistência.

jX Aterramento do neutro do gerador por reatância em Ohms.
Classe de Corrente [Amp Class] Esta é a corrente em Ampères através da impedância de terra na tensão nominal. Você pode entrar com os dados neste campo diretamente em Ampères ou calcular com base na tensão e na impedância R +jX usando o botão Calcular [Calculate].

IEC

Essas opções são disponibilizadas se método de curto-circuito é configurado para IEC e você selecionou a opção Mostrar campos e cálculos de X/R baseados na IEC 60909 [Show fields and X/R calculations based on IEC 60909] em Ferramentas > Opções > Equipamentos [Tools > Options > Equipment].

RG (Ohms) Resistência da máquina síncrona.
pG Faixa da regulação de tensão do gerador.
RGf / X”d Relação da resistência fictícia da máquina síncrona quando se calcula a corrente de curto-circuito de pico e a reatância substransitórioa (de eixo direto).
Xdsat Reatância síncrona saturada em por-unidade.
Ufmax Multiplicador da máxima tensão de excitação possível do gerador (dentro da faixa de 1 a 3).
X/R Relação entre a reatância e a resistência do gerador, a qual é usada para determinar os valores de resistência nos estudos de curto-circuito. Os valores típicos estão na faixa entre 30 e 150 para a maior parte dos geradores acima de 10 MVA.
Calcular Preenche o campo de X/R usando um valor calculado representativo. Você pode alterar estes valores calculados digitando um número diferente.

Aba Folha de Seletividade

Figura 7:1 Aba TCC da Caixa de Diálogo do Gerador

Opção Descrição
Plotar as Curvas de Decremento do Gerador

Você pode plotar as curvas de decremento do gerador "com" ou "sem" forçar a excitação do campo para fins de comparação.

  • Sem Forçar o Campo [Without Field Forcing]: Plota a TCC para a opção "sem forçar o campo".
  • Forçando o Campo [With Field Forcing]: Plota a TCC para a opção “forçando o campo”.
  • Tempo Máximo de Plotagem [Maximum Plot Time]: Quantidade de tempo em segundos que o gerador pode sustentar as sobrecorrentes sem exceder os limites de temperatura seguros.
Síncrono
Xd Reatância sincrona do gerador, expressa em por cento.
T”d Constante de tempo subtransitória de eixo direto.
T’d Constante de tempo transitória de eixo direto, em segundos.
Ta

Constante de tempo da aramadura em segundos.

Um datasheet típico de gerador irá prover os valores de Ta. Entretanto, alguns fabricantes não fornecem o valor de Ta no datasheet. A constante de tempo da armadura está associada com a taxa de mudança da corrente DC no estator quando o gerador fica sujeito a uma falta trifásica. No livro “Power System Control and Stability,” de Paul M. Anderson e A. A. Fouad, IEEE Press, 1994 sao fornecidos valores de Ta para diferentes tipos de gerador .

Ta = (Ld’ + Lq) / 2r

Onde Ld’ é a indutância transitória de eixo direto e Lq é a indutânciado eixo q. Um valor típico para Ta é de 0.15 s para faltas no terminal da máquina.

O livro de Prabha Kundur’s book “Power System Stability and Control”, McGraw-Hill, 1994, provê a seguinte equação para Ta:

Ta = (Ld” + Lq”) / 2/ Ra

Os valores tipicos para Ta ficam entre 0.03 e 0.35s.

Forçamento de Campo

Corrente de excitação forçada para uma dada carga expressa em por unidade do valor da corrente de campo sem carga, Ifd0.

Curva Térmica de Dano

Esta seção permite você plotar a curva térmica de dano “I^2t” para o gerador.

Plotagem da Curva Térmica de Dano Marque esta caixa de seleção para habilitar a plotagem da curva de dano e entrar com os dados nesta seção.
Valor do I2t Isto define a linha (I^2)t da curva de dano. I está expresso em por unidade da corrente nominal do gerador e t está em segundos. Se o valor de I2t é 20, então a linha da curva de dano extraplolada interceptaria com a corrente nominal do gerador em 20 segundos.
Plot De/Para A curva de dano é traçada na folha de seletividade dentro desses valores limites mínimo e máximo, em segundos.

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Usar a aba Harmônicos [Harmonics] para indicar se este equipamento está introduzindo harmônicos no seu sistema de potência.

Figura 8:2 Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Opção Descrição
Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

  • Resistência vairando com a potência da ordem harmônica (R-EXP):
  • RH = RFund * H R-EXP

  • Resistência variando com o valor percentual do fator das correntes parasitas (%ECF):
  • RH = RFund * (1+ECF*H2)/(1+ECF)

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

  • Nos Dados Nominais [Equipment Rating] configure Corr Fundam [Fundm Amps] para os dados nominais do equipamento descritos na aba Especificações [Specifications] .
  • No Especificado pelo Usuário [User Specified] ativa o campo Corr Fundam [Fundm Amps], habilitando você a especificar um valor.

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Aba de Estabilidade 1 [Stability 1 Tab]

Figura 9:3 Aba de Estabilidade 1 [Stability 1 Tab]

Modelo de Gerador

Opção Descrição
Habilita o Modelo do Gerador Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Modelo da Excitação

Opção Descrição
Habilita o Modelo da Excitatriz Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Modelo do Rgulador de Velocidade

Opção Descrição
Habilita o Modelo do Regulador de Velocidade Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Para detalhes nesses parâmetros, veja Estabilidade Dinâmica. Para informações sobre a biblioteca, veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos.

Aba de Estabilidade 2 [Stability 2 Tab]

Figura 10:4 Aba de Estabilidade 2 [Stability 2 Tab]

Modelo do Estabilizador [Stabilizer Model]

Opção Descrição
Habilita o Modelo do Estabilizador Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Para detalhes nesses parâmetros, veja Estabilidade Dinâmica. Para informações sobre a biblioteca, veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019