Dados do Inversor [Inverter Data]

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Veja também Notas sobre o Modelo de Inversor.

Figura 1:1 Caixa de Diálogo dos Dados do Inversor

Informações da Conexão

Opção Descrição
Nome de Identificação [ID Name]

Unicamente identifica o equipamento. O programa designa um nome automaticamente, mas você pode alterá-lo, se necessário. O nome pode ter um comprimento de até 16 caracteres.

Para os inversores, o programa designa automaticamente os nomes INV-1, INV-2, INV-3, e assim por diante.

Barra de Entrada [Input Bus] A barra em CC [DC] na qual o inversor se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Para sua referência, a tensão base da Barra de Entrada [Input Bus] é exibida próxima ao nome da barra.
Barra de Saida [Output Bus] A barra em CA [AC] na qual a barra do inversor se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Para sua referência, a tensão base é exibida próxima do nome da barra.

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição
kVA kVA nominal de saída do inversor.
X/R Relação X/R do inversor para contribuições de curto-circuito visto do lado da carga.
IGBT / Tiristor [IGBT / Thyristor] Tipo do inversor. Isto afeta os métodos de simulação do fluxo de potência. Se IGBT, existem três métodos de controle possíveis. Para Tiristores, as condições da potencia ativa e reativa de saída são usadas as equações de Kimbark.
Falta x In [Fault x FLA] Máxima corrente de falta esperada do lado da carga em múltiplos da corrente nominal (In) [FLA].
Tempo de Falta [Fault Time] Duração que o inversor pode alimentar a corrente de falta. O tempo pode ser especificado em ciclos ou segundos.

Aba do  Fluxo de  Potência [Power Flow Tab]

Figura 2:2 Aba Fluxo de Potência da Caixa de Diálogo do Inversor

Opção Descrição
Modelo

Descreve a maneira que a saída do inversor é controlada o tipo IGBT. As opções são:

  • Stand Alone: O inversor irá suprir qualquer quantidade necessária de carga, exatamente como uma Barra Swing do Sistema em CA [AC]. A magnitude da tensão especificada (em kV de Ctrl PU [Ctrl kV PU]) e o ângulo (ângulo de Ctrl [Ctrl Angle]) serão mantidos. Você deve verificar cuidadosamente a capacidade (limite) do inversor.
  • Controle por Tensão [Voltage Controlled]: Este modelo alimenta uma quantidade especificada de kW conectados no sistema, mantendo a magnitude da tensão num valor especificado (em kV de Ctrl PU [Ctrl kV PU]) do lado da barra de carga. Deverá haver um sistema Stand Alone presente quando o inversor está operando no modo de Controle por Tensão. Especificar os limites de kVAr Min e kVAr Máx do inversor.
  • Saída PQ Const [Const PQ Output]: Este modelo alimenta a quantidade especificada de kW e de kVAr para o sistema conectado. Deverá haver um sistema Stand Alone presente quando o inversor está operando no modo de Saida PQ Const. Especificar os limites de kVAr Min e kVAr Máx do inversor.
kV Ctl PU [Ctrl kV PU] A magnitude da tensão de saída em pu do inversor. Isto é mantido no valor especificado para o modelo Stand Alone, e é mantido no valor especificado enquanto estiver dentro dos limites de VAr para o modelo de Controle por Tensão.
Ângulo de Controle [Ctrl Angle] O ângulo em graus da tensão controlada de saída para o modelo Stand Alone.
Efic. [Eff] Rendimento do inversor. Esta é a relação entre a potencia ativa de saída pela de entrada em por cento.
kW Potência ativa controlada e especificada de saída, em kW, para os modelos de Tensão Controlada e Saída PQ Const.
kVAr Potência reativa controlada e especificada de saída, em kVAr, para os modelos de Saída PQ Const.
kVAR Min Mínima capacidade de kVAr do inversor no modo de tensão controlada.
kVAR Max Máxima capacidade de kVAr do inversor no modo de tensão controlada.
Liminte Min. de Tensão

Somente para um inversor com IGBT, se a tensão CC [DC] do lado de entrada do inversor cai abaixo deste valor, então o inversor começa a decrescer os kW especificados até a tensão de entrada ficar acima do Limite de Tensão Mín [Min Voltage Threshold].

Nota: O fluxo de potencia nao será resolvido quando o carregamento de células fotovoltáicas tiver uma subtensão severa em seus terminais Entretanto, este controle especial foi adicionado de modo que os inversores alimentados por células fotovoltáicas reduzem a carga quando a tensão cai abaixo de VMP para que as células fotovoltáicas supram menos potência, reduzindo assim a tensão CC [DC] no aumento da célula fotovoltáica para uma faixa onde a solução do fluxo de potência possa ser alcançada.

Gama Min Ângulo de margem mínimo do inversor em graus para inversores tiristorizados.
Gama Máx Ângulo de margem máximo do inversor em graus para inversores tiristorizados.
Impedância de Comutação [Commutation Impedance]

A impedância de comutação é usada para calcular o fluxo de potência usando as equações de Kimbark para os inverosres do tipo tiristorizados. O inversor deve alimentar um transformador dedicado que case esses mesmos valores um a um.

  • Z1: Impedância de Comutação em por cento no kVA base especificado abaixo. Isto deve corresponder ao transformador a jusante.
  • X/R: Relação X/R da impdância de comutação. Isto deve corresponder ao transformador a jusante.
  • kVA: kVA nominal base para Z1. Isto deve corresponder ao transformador a jusante.

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Usar a aba Harmônicos [Harmonics] para indicar se este equipamento está introduzindo harmônicos no seu sistema de potência.

Figura 3:1 Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Opção Descrição
Tipo de Carga [Load Type]

O default é Linear [Linear], indicando que o equipamento não produz harmônicos. Escolhendo Harmônico [Harmonic] torna o equipamento uma fonte harmônica e outros campos nesta aba passam a ser editáveis.

Nota:
Para acionamentos de frequência ajustável (AFD), o Tipo de Carga [Load Type] é sempre Harmônico [Harmonic].
Para motores, o Tipo de Carga [Load Type] é Harmônico [Harmonic] se a caixa de seleção Com Acionamento de Frequência Ajustável (AFD) [With Adjustable Frequency Drive (AFD)] está marcada na aba Especificações [Specifications] do motor; de outra forma, será sempre Linear [Linear].

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

  • Nos Dados Nominais [Equipment Rating] configure Corr Fundam [Fundm Amps] para os dados nominais do equipamento descritos na aba Especificações [Specifications] .
  • No Especificado pelo Usuário [User Specified] ativa o campo Corr Fundam [Fundm Amps], habilitando você a especificar um valor.

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Planilha Harmônica [Harmonic Spreadsheet]

Usar a planilha para introduzir o espectro harmônico produzido por este equipamento. Você pode usar até 30 harmônicos diferentes para cada equipamento. Na planilha, entre com a Ordem Harmônica [Harmonic Number] (tal como 5 para a 5a. harmônica), a Corrente Harmônica [Harmonic Current] em porcento da corrente fundamental, e o Ângulo da Corrente [Current Angle] em graus. Pela indicação do ângulo da corrente você pode simular os efeitos da defasagem angular do transformador nos retificadores de modo que possa haver o cancelamento harmônico apropriado. A ordem harmônica pode ser inteira ou não-interia.

Biblioteca de Carga [Library Load]

O espectro harmônico comum pode ser introduzido a partir da biblioteca. Para instruções de como introduzir as suas próprias informações harmônicas, veja Harmônicos com o Spectrum™ [Harmonics with Spectrum™]. Após selecionar uma biblioteca particular de espectro, a partir de Fabr [Mfr] e listas de Tipo [Type], clique em Importar [Import], e o espectro harmônico é introduzido na planilha dos harmônicos.

Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

  • Resistência vairando com a potência da ordem harmônica (R-EXP):
  • RH = RFund * H R-EXP

  • Resistência variando com o valor percentual do fator das correntes parasitas (%ECF):
  • RH = RFund * (1+ECF*H2)/(1+ECF)

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Aba Estabilidade

Figura 4:1 Aba Estabilidade

Modelo de Gerador

Opção Descrição
Habilita o Modelo do Gerador Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Modelo da Excitação

Opção Descrição
Habilita o Modelo da Excitatriz Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Notas sobre o Modelo de Inversor  
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019