Dados de Motor

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Figura 1:1 Caixa de Diálogo de Dados de Motor

Figura 2:2 Caixa de Diálogo dos Dados de Motor (Métrico)

Informações da Conexão

Opção Descrição
Nome de Identificação [ID Name]

Unicamente identifica o equipamento. O programa designa um nome automaticamente, mas você pode alterá-lo, se necessário. O nome pode ter um comprimento de até 16 caracteres.

Para as motores, o programa designa automaticamente os nomes M-1, M-2, M-3, e assim por diante.

Barra Para [To Bus]

Este é o nome de identificação da barra na qual o equipamento está conectado. A tensão base da barra está indicada à direita.

Assegure-se de que a Barra Para [To Bus] tenha aproximadamente a mesma tensão do motor.

Modelo
  • Individual [Individual]: Classifica o motor como individual.
  • Grupo [Group]: Classifica o motor como um grupo de motores.

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição
Unidade Escolha US ou Métrico.
Tipo de Potência [Power Type]

O tipo de aplicação da potência do motor. Escolhido de:

  • NPS (Alimentação normal de potência [normal power supply]—por exemplo, um motor que não possui backup)
  • EPS (Alimentação de potência de emergência [emergency power supply]—por exemplo, um motor que possui um gerador como backup)
  • CPS (Alimentação crítica de potência [critical power supply]—por exemplo, um motor que é suprido por uma UPS (uninterrupted power source)
kV Tensão Nominal do Motor Isto é normalmente 460V num sistema de 480V, ou 2300 V num sistema de 2400 V.
Hp

Potência do Motor em HP. Os motores podem ser representados individualmente ou como um agrupamento de motores. Para agrupamento de motores, entre com a potência total (HP) do agrupamento.

Isto é exibido se a unidade escolhida é US.

kW

KiloWatts do Motor Os motores podem ser representados individualmente ou como um agrupamento de motores. Para agrupamento de motores, entre com a potência total (kW) do agrupamento.

Isto é exibido se a unidade escolhida é métrica.

RPM

Rotações por minuto. Usada nos relatórios para a definiçao dos fatores de multiplicação das impedâncias para cálculos de curto-circuito ANSI e IEC.

Por default, usa-se 1800 para ANSI e 1500 para IEC, a menos que seja alterada nas configurações de motores para um valor diferente.

Classe de Carga [Load Class] Para classificar a carga em termos de importância. Pode-se especificar Essencial [Essential], Critica [Critical], ou Não-essencial [Non-essential]. Este campo não afeta os cálculos. Pode ser usado na base de dados em consulta para distinguir uma certa classe de carga de outra. Veja Consultas Avançadas para maiores informações.
In [FLA] Calcular [Calculate] procura a corrente de plena carga a partir das tabelas do NEC se os HP do motor está listado na tabela. O campo da corrente de plena carga não e necessária, mas um valor acima de 0 afeta como os kVA são calculados. Veja Cálculo dos kVA do Motor [Motor kVA Calculations].
FP [PF] Fator de potência de operação do motor. Isto é usado com o campo da eficiência para determinar os KVA do motor. Grupos de motores devem usar uma valor médio de fator de potência.
Efic. [Eff] Eficiência de operação do motor. Isto é usado com o campo do Fator de Potência para deterinar os kVA do motor. Grupos de motores devem usar um valor médio de eficiência.
Fator de Serviço Fator pelo qual o motor pode ser sobrecarregado de forma segura. Você pode escolher qualquer valor entre 1 e 1.25.
Fator de Demanda [Demand Factor] Este fator é usado para calcular os kVA Demandados ou os Ampères para o motor. O fator de demanda para um motor é a relação entre a carga máxima do motor e a potência nominal total do motor.
Gráfico no Unifilar [One-line Graphics]
Com Acionamento de Frequência Ajustável [With Adjustable Frequency Drive]

Marcando esta caixa de seleção altera o símbolo do motor no unifilar como mostrado abaixo.

Figura 3:3 Símbolo do motor com Acionamento de Frequência Ajustável

Tipo Tipo do Motor [Motor type] (indução, síncrono, compensador síncrono ou DC). Esta escolha afeta as impedâncias do motor nos cálculos de curto-circuito. O tipo determina o símbolo utilizado para o motor no unifilar.

Cálculo dos kVA do Motor [Motor kVA Calculations]

Existem duas maneiras de se calcular os kVA do motor que estão apresentados na seção Especificações [Specifications] na caixa de diálogo do Motor. A que o EasyPower usa depende de qual campo você deseja entrar. Abaixo os métodos de cálculo dos kVA são apresentados em ordem de prioridade:

Se a In [FLA] do motor é maior do que zero, os kVA do motor é calculado pela equação seguinte.

KVA = (1.73)(FLA)(kVmtr)

Se a In [FLA] é deixada em branco ou zero, o kVA do motor será determinado pela equação seguinte.

KVA = (HP)(0.746)/((EFF)(PF))

O exposto acima se aplica para os kVA especificados para o Motor. O módulo de Curto-Circuito sempre utiliza os kVA especificados para o motor ao calcular a corrente de curto-circuito do motor. Entretanto, o módulo de Fluxo de Potência, que utiliza os kVA especificados para o Motor por default, tem a opção de usar os valores kW e kVAr de tempo real do SCADA para determinar os kVA. Esta opção se encontra na caixa de diálogo Dados do Motor [Motor Data], na aba Fluxo de Potência [Power Flow]

Aba de Especificações de Motor DC [DC Motor Specifications Tab]

Figura 4:4 Aba Especificações para Motores DC

Opção Descrição
Unidade Escolha entre US ou Métrico [Metric].
Tensão Nominal [Rated kV] Tensão Nominal do Motor
Hp/kW HP nominal do motor (Unidade U.S.) ou kiloWatts (Unidade Métrica)
RPM Rotações por minuto.
Ia (Armadura) [(Armature)] Corrente nominal da armadura em Ampères.
Rendimento Relaçao entre a potência mecânica de saída pela potência de entrada.

R (Ohms)

Resistência da armadura em Ohms. Isto afeta a contribuição de curto-circuito.
Conectado (%) [Connected (%)] Escala a contirbuição de curto-circuito do motor.
Classe de Carga [Load Class] Para classificar a carga em termos de importância. Pode-se especificar Essencial [Essential], Critica [Critical], ou Não-essencial [Non-essential]. Este campo não afeta os cálculos. Pode ser usado na base de dados em consulta para distinguir uma certa classe de carga de outra. Veja Consultas Avançadas para maiores informações.

Aba de Curto-Circuito

Figura 5:5 Aba de Curto-Circuito da Caixa de Diálogo de Dados do Motor

Opção Descrição
CC ANSI

Provê de uma maneira fácil os multiplicadores para os esforços de interrupção nas impedâncias em conformidade com a Norma ANSI . Os números código podem ser encontrados de acordo com o tipo, tamanho e método de modelagem do motor. Independente do código escolhido, os valores dos multiplicadores da Norma ANSI para interrupção são utilizados.

Os códigos disponíveis nesta lista mudam depdendendo do que você houver selecionado no campo Tipo [Type] da aba Especificações [Specifications] . A utilizaçao do campo Código ANSI é o método recomendado para entrar com a impedância do motor para assegurar que o multiplicador adequado das impedâncias de interrupçao serão usados para os cálculos conforme a Norma ANSI1,2,3,4.

Veja Impedâncias Código ANSI para maiores informações.

Se a caixa de seleção Acionamento de Frequência Ajustável [Adjustable Frequency Drive] é marcada na aba Especificações [Specifications] , as seguintes opções estão disponíveis para o campo Código ANSI:

    • Não-Regenerativo [Non-Regenerative]: O Motor não contribui correntes de curto-circuito para faltas a montante.
    • Regenerativo [Regenerative]: O Motor contribui corrente de curto-circuito para faltas a montante. Os multiplicadores das impedâncias são usados como descrito no livro do Conrad St. Pierre A Practical Guide to Short –Circuit Calculations (Guia Prático para Cálculos de Curto-Circuito).

Referência:
1 AC High Voltage Circuit Breakers Rated on a Symmetrical Current Basis, ANSI/IEEE Std. C37.010-1979
2 Calculation of Fault Current for Application of AC High Voltage Circuit Breakers Rated on a Total Current Basis, ANSI/IEEE St. C37.5-1979
3 Low Voltage Power Circuit Breakers Used in Enclosures, ANSI/IEEE Std. C37.13-1981
4 Calculation of Short Circuit Currents with Contributions From Induction Motors, Walter C. Huening Jr., IEEE/IAS Mar/Apr 1982

CC IEC Quando esta opção é escolhida, o método de cálculo de curto-circuito IEC é usado e os códigos ANSI ficam indisponíveis. Veja Cálculos da Impedância IEC e X/R.
X/R Você pode ou digitar a relação entre a reatância e a resistência, ou clicar em Calcular [Calculate] para ter este campo preenchido pelo EasyPower.
X" or Xlr Reatância subtransitória em por cento na potência base do motor. Normalmente este valor é 16.7% para motores de indução.
Calcular Clique para fazer com que o EasyPower preencha os campos de X/R e X" ou Xlr. Você pode especificar os HP médios para grupos de motores em Ferramentas > Opções > Equipamentos [Tools > Options > Equipment].
Conexão

Provê uma maneira fácil de ajustar a potência total de motores usada na determinação das correntes de curto-circuito. Alterando-se o percentual conectado, os HP reais (valor total conectado) introduzido no campo HP pode permanecer estático. Isto reduz erros de modelagem e elimina base de dados múltiplas para diferentes contingências.

Por exemplo, um CCM tem um grupo de motores de indução (todos acima de 50 HP) que somam um carga total de 600 HP. Entretanto, 300 HP é considerado como backup e não estão funcionando. Para se manter os registros adequados dos HPs no CCM, os 600 HP deveriam ser introduzidos no campo HP. Visto que somente 300 HP estão rodando simultaneamente e podem contribuir correntes de curto-circuito, o campo conectado é configurado para 50%.

RMf / X"d

Relaçao entre a resistência fictícia e a reatância subtransitória que é usada para calcular a corrente de pico. Se deixada em branco, o EasyPower calcula o valor tomando como base a norma IEC-60909.

Esta mensagem aparece para motores síncronos se a opção Mostrar campos e cálculos de X/R baseado na IEC-60909 [Show fields and X/R calculations based on IEC-60909] é escolhida em Ferramentas > Opções > Equipamentos [Tools > Options > Equipment].

Impedâncias Código ANSI

Multiplicadores de Impedância para a Norma ANSI Cálculos de Curto-Circuito


Código [Code]


Motor [Motor]

Solicitação Momentânea [Momentary Duty]
Primeiro Ciclo

Solicitação de Interrupção [Interrupting Duty]
1.5 - 4 Ciclos [Cycles]

Sincr

Síncrono

1.0 X"dv

1.5 X"dv

Ind>1000

Motor de Indução [Induction Motor] > 1000 Hp

1.0 X"dv

1.5 X"dv

> 250 @ 3600

Motor de Indução [Induction Motor] > 250 Hp a 3600 RPM

1.0 X"dv

1.5 X"dv

>50

Motor de Indução [Induction Motor] ou Grupo de Motores [Motor Group] > 50 Hp

1.2 X"dv

3.0 X"dv

<50

Grupo Motor de Indução [Induction Motor Group] < 50 Hp

1.67 X"dv

X"dv Infinito [Infinite ]

Agrupamento [Lumped]

Agrupamento de Motores de Indução

1.0 X"dv (X=25%)

3.0 X"dv

Nota: X" para grupos de motores de indução >50 HP e <50 HP são adotados tipicamente como sendo igual a 16.7%. Usando os multiplicadores de impedância, isto corresponde a uma contribuição equivalente de motor entre 3.6 a 4.8 vezes a corrente de plena carga.

Cálculos da Impedância IEC e X/R

Modelo

Tipo do Motor

Cálculos da Impedância e X/R

Individual

Indução sem AFD

1) Calcula o MW por pole-par de polo dividindo-se os MW pelos pores-de-polo.

  • MW é apotência de saída em MW para o motor.
    • Métrico [Metric]: MW = kW nominal para o motor / 1000.
    • U.S: MW = HP * 0.746 / 1000.
  • Par-de-polo =frequência do sistema * 60 / RPM Síncr do motor (a partir da aba Especificações [Specifications])

2) Calcula a relação X/R do motor.

  • Se a tensão do motor é maior do que 1.0 e os MW por par-de-polo é maior ou igual do quer 1.0, então o X/R é 10.0.
  • Se a tensão do motor é maior do que 1.0 e os MW por par-de-polo é menor do que 1.0, então X/R é 6.667.
  • Se a tensão do motor é menor ou igual a 1.0, a relação X/R é baseada nos cálculos ANSI.

A impedância é 16.7%

Grupo

Indução sem AFD

A impedância e o X/R são calculados como segue:

  • Se a tensão do motor é menor ou igual a 1.0, então a impedância é 20% e a relação X/R is 2.381.
  • Se a tensão do motor é maior do que 1.0 e os MW por par-de-poloé amior ou igual 1.0, então a impedância é 16.7% e a relação X/R é 10.0.
  • Se a tensão do motor é maior do que 1.0 e os MW por par-de-polo é menor do que 1.0, a relação X/R é 6.667.

Individual ou Grupo

Indução com AFD

DC com AFD

A impedância é 16.7% e a relação X/R é 10.

Individual ou Grupo

Síncrono

Compensador Síncrono

Utiliza os cálculos default ANSI para a impedância e a relação X/R.

Aba Seletividade

Figura 6:1 Aba Seletividade da Caixa de Diálogo dos Dados do Motor

Opção Descrição
Tipo de Conjunto de Partida [Motor Starter Type]

Provê uma lista de conjunto de partida de motores. Escolha o cojunto de partida apropriado entre os seguintes:

  • Partida Direta [Full Voltage]: O motor parte a plena tensão, sem nenhum dispositivo de partida conectado a ele.
  • Auto-transformador [Auto-transformer]: Um auto-transformador é utilizado como dispositivo de partida para reduzir a corrente de partida. O valor do tape do auto-transformador, em por cento da tensão nominal do motor, é introduzido no campo Tape Auto-Trafo [Auto-Xfrmr Tap] na parte inferior da caixa de diálogo.
  • Enrolamento-Dividido [Part-Winding]: Motores com partida de enrolamento dividido, no qual somente parte do enrolamento é usado para a partida. O enrolamento pleno é energizado após a partida. O Tape do Enrolamento [The Winding Tap] deve ser especificado na parte inferior da caixa de diálogo.
  • Partida Estrela-Triângulo [Wye-Delta]: O conjunto de partida mantém os enrolamentos na conexão estrela enquando o motor parte para reduzir a corrente de partida. Após a partida o conjunto de partida conecta os enrolamentos na configuração delta.
  • Partida à Tensão Reduzida [Reduced Voltage]: A tensão de partida durante a partida é menor do que a tensão nominal. A corrente inrush para partida com tensão reduzida, como múltiplos da corrente nominal, deve ser especificada na parte inferior da caixa de diálogo.
O Marior [Largest] Nos dados de grupos de motores, você pode especificar o tamanho do maior motor. Este campo fica indisponível quando você seleciona o motor como individual. Quando você plota uma curva de partida em uma curva tempo-corrente (TCC), o programa plota a curva como que se o maior motor estivesse partindo e os motores restantes do grupo estivessem rodando a plena carga.

Parâmetros de Partida Direta [Full Voltage Starting Parameters]

Esta seção especifica as características da corrente do motor durante a partida a tensão nominal do motor.

Múltiplos do Rotor Bloqueado [Locked Rotor Multiple] Corrente de rotor bloqueado em múltiplos da corrente nominal.
Deslocamento Assimétrico [Asymmetrical (Asym) Offset] Fator pleo qual a corrente inrush é maior devido à assimetria da corrente.
Plotar a Curva de Limite Térmico [Plot Thermal Limit Curve] Caixa de seleção para plotar a curva tempo corrente de limite térmico do motor. A curva é mostrada dentro dos limetes descritos abaixo em Tempo de Rotor Travado [Stall Time]. Esta curva tem uma característica de I2t passando no Tempo de Rotor Travado [Stall Time] na corrente de rotor travado.
Tempo de Rotor Travado [Stall Time] O tempo máximo em segundos em que o motor pode suportar o travamento de forma segura.
Para O tempo máximo em segundos da curva de limite térmico do motor que você deseja plotar.
Parâmetros da Partida com Tensão Reduzida [Reduced Voltage Starting Parameters]

Especifica o tempo de partida e a relação da corrente ou a tensão sob tensão reduzida. Dependendo do tipo do conjunto de partida selecionado entre com uma das opções. A corrente de partida será calculada a partir disto.

  • Tape do Auto-Trafo [Auto-Xfrmr Tap]: Relação do tape do auto-transformador em por cento da tensão nominal.
  • Tape do Enrolamento [Winding Tap]: Relação do enrolamento do Conjunto de Partida em por cento da tensao nominal do enrolamento do motor.
  • Mult da Inrush Reduzida [Reduced Inrush Mult]: A corrente inrush na tensão reduzida, em múltiplos da corrente nominal.
Tempo de Partida Tempo de partida em segundos.

Aba do  Fluxo de  Potência [Power Flow Tab]

Figura 7:2 Aba Fluxo de Potência da Caixa de Diálogo dos Dados do Motor

Opção Descrição
Modelo de Carga [Load Model] Habilita você selecionar os kVA do motor a partir de dados Especificados ou a partir dos dados do SCADA (Controle Spervisório e de Aquisição de Dados). Os dados SCADA podem ser lidos clicando-se em Arquivo > Importar [File > Import].
Especificações do Motor [Motor Specifications]
kVA do Motor Calculado a partir das especificações do motor. Isto serve apenas para referência e não pode ser alterado exceto por novas especificações.
Tipo de Carga [Load Type]

Os motores podem ser modelados de diversas maneiras nos cálculos de fluxo de potência.

  • Potência Constante [Constant kVA] - Este é o modelo mais comum. É conservativo, e resulta em valores de tensões um pouco menores do que seria medido no sistema real.
  • Corrente Constante [Constant Current] - Este modelo geralmente não é usado na modelagem de motores. Comparado com os outros modelos, é a modelagem que mais se aproxima da componente reativa do motor de indução,mas é tecnicamente incorreto porque os kW são relativamente constantes na faixa de tensão de trabalho de um motor de indução.
  • Impedância Constante [Constant Impedance] - Este modelo é usado para partida de máquinas de indução e síncronas e se aproxima do comportamento do motor em tensões baixas.
  • kW + j Corrente [kW + j Current] - Este modelo é a combinação dos modelos acima e é o que mais aproxima das características reais do motor em condições normais de operação.
Scaling Factor [Fator de Escala] Provê uma maneira fácil de ajustar a carga total de motor usada na determinaçao dos fluxos de potência. Alterando-se o fator de escala, o os HP reais (valor total conectado) introduzido no campo HP pode permanecer estático. Isto reduz erros de modelagem e elimina base de dados múltiplas para diferentes contingências.

Modelo SCADA [SCADA Model]

Os dados SCADA são derivados de tempo real, ou dados medidos, e convertidos para o formato ASCII que podem ser lidos pelo EasyPower. Os dados SCADA são lidos como sendo uma carga que tem um fator de escala de 100%. O valor de carga é multiplicado pelo fator de escala definido pelo usuário. Isto provê uma maneira de ajustar as cargas SCADA para definir novos casos.

kW O valor de kW é lido do arquivo SCADA no formato ASCII.
kVAr O valor de kVAr é lido do arquivo SCADA no formato ASCII.
Tipo de Carga [Load Type]

Os valores de dados SCADA podem ser modelados de diversas na solução de fluxo de potência. O tipo de carga SCADA é configurado num arquivo de formato ASCII, mas você pode alterá-lo.

  • Potência Constante [Constant kVA] - Este é o modelo mais comum. É conservativo, e resulta em valores de tensões um pouco menores do que seria medido no sistema real.
  • Corrente Constante [Constant Current] - Este modelo geralmente não é usado na modelagem de motores. Comparado com os outros modelos, é a modelagem que mais se aproxima da componente reativa do motor de indução,mas é tecnicamente incorreto porque os kW são relativamente constantes na faixa de tensão de trabalho de um motor de indução.
  • Impedância Constante [Constant Impedance] - Este modelo é usado para partida de máquinas de indução e síncronas e se aproxima do comportamento do motor em tensões baixas.
  • kW + j Corrente [kW + j Current] - Este modelo é a combinação dos modelos acima e é o que mais aproxima das características reais do motor em condições normais de operação.
Scaling Factor [Fator de Escala] Provê uma maneira fácil de ajustar a carga total SCADA usada na determinação do fluxo de potência. Alterando-se o fator de escala, os kW +j kVAR reais lidos do arquivo ASCII permanecem estáticos, entretanto a carga usada no fluxo de potência é ajustada por este fator.
Carga do Motor [Motor Load]
Expoente de Velocidade da Carga [Load Speed Exponent]

Quando você simula um estudo de fluxo de potência a carga motriz é escalada com base na frequência do AFD. A velocidade é proporcional à frequência. O modelo simplificado de carga usado é:

Potência de Saída [Output Power ]= (Potência Nominal [Rated Power]) * (frequência do AFD [AFD frequency] / Frequência do Sistema [System Frequency]) ^ x.

Onde x é o Expoente da Velocidade da Carga.

Se você tem uma máquina em que a carga (potência) é independente da velocidade, então configre o expoente para 0. Se a carga (potência) da máquina é proporcional à velocidade, então configure o expoente igual a 1. As cargas de binbas são próximas ao modelo que varia com o quadrado, da velocidade; assim, configure o expoente para 2. Este modelo é o default.

Exemplo [Example]:

A carga de um motor de 100 HP a 60Hz suprido por um AFD de 30 Hz Se o expoente da Velocidade da Carga é 2, a potência de saída a 30 Hz seria:

100 * ( 30 / 60 ) ^ 2 = 25HP.

Aba Fluxo de Potência do Motor DC [DC Motor Power Flow Tab]

Figura 8:3 ,Dados do Motor DC - Fluxo de Potência [DC Motor Data - Power Flow]

Opção Descrição
Scaling Factor [Fator de Escala] Relação da carga real para a carga conectada (nominal) em por cento. Isto é usado em estudos de fluxo de potência.
Tipo de Carga [Load Type]

Escolha um dos seguintes modelos:

  • kW: O kW consumido permanece constante mesmo quando a tensão terminal muda.
  • Corrente [Current]: A corrente constante é absorvida pelomotor mesmo quando a tensão terminal se altera.
  • Impedância [Impedance]: A resistência equivalente de regime permanente é constante, e assim, a os kW e a corrente irão variar baseado na tensão terminal.

Aba Partida do Motor [Motor Starting Tab]

Opção Descrição
kW do Motor A potência de entrada necessária ou potência nominal do motor.
kVA/kW ou kVA/HP Representa a eficiência do motor. É um fator de conversão para a potência entregue e requer uma potência de entrada.
Mult Rotor Bloqueado [Locked Rotor Mult] Igual ao inverso da reatância subtransitória (também conhecida como X"dv) e provê o valor para o qual a corrente de plena carga (nominal) do motor é multiplicada sob as condições de curto-circuito.
Fator de Potência na Partida [Starting Power Factor] Fator de potência momentâneo durante a partida do motor. Quando o mootor está sob as condições de partida, a potência reativa é maior do que a potência ativa tendo como resultado o fator de potência na partida.
Calcular

O Calcular usa os dados das abas Especificações [Specifications] e TCC para determinar os valores de partida do motor. O EasyPower referencia as normas do IEEE para os cálculos.

Por exemplo, se o Cojunto de Partida do Motor [Motor Starter] na aba TCC é configurada para algo diferente de Partida Direta [Full Voltage], isto afeta os cálculos.

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Usar a aba Harmônicos [Harmonics] para indicar se este equipamento está introduzindo harmônicos no seu sistema de potência.

Figura 9:4 Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Opção Descrição
Tipo de Carga [Load Type]

O default é Linear [Linear], indicando que o equipamento não produz harmônicos. Escolhendo Harmônico [Harmonic] torna o equipamento uma fonte harmônica e outros campos nesta aba passam a ser editáveis.

Nota:
Para acionamentos de frequência ajustável (AFD), o Tipo de Carga [Load Type] é sempre Harmônico [Harmonic].
Para motores, o Tipo de Carga [Load Type] é Harmônico [Harmonic] se a caixa de seleção Com Acionamento de Frequência Ajustável (AFD) [With Adjustable Frequency Drive (AFD)] está marcada na aba Especificações [Specifications] do motor; de outra forma, será sempre Linear [Linear].

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

  • Nos Dados Nominais [Equipment Rating] configure Corr Fundam [Fundm Amps] para os dados nominais do equipamento descritos na aba Especificações [Specifications] .
  • No Especificado pelo Usuário [User Specified] ativa o campo Corr Fundam [Fundm Amps], habilitando você a especificar um valor.

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Planilha Harmônica [Harmonic Spreadsheet]

Usar a planilha para introduzir o espectro harmônico produzido por este equipamento. Você pode usar até 30 harmônicos diferentes para cada equipamento. Na planilha, entre com a Ordem Harmônica [Harmonic Number] (tal como 5 para a 5a. harmônica), a Corrente Harmônica [Harmonic Current] em porcento da corrente fundamental, e o Ângulo da Corrente [Current Angle] em graus. Pela indicação do ângulo da corrente você pode simular os efeitos da defasagem angular do transformador nos retificadores de modo que possa haver o cancelamento harmônico apropriado. A ordem harmônica pode ser inteira ou não-interia.

Biblioteca de Carga [Library Load]

O espectro harmônico comum pode ser introduzido a partir da biblioteca. Para instruções de como introduzir as suas próprias informações harmônicas, veja Harmônicos com o Spectrum™ [Harmonics with Spectrum™]. Após selecionar uma biblioteca particular de espectro, a partir de Fabr [Mfr] e listas de Tipo [Type], clique em Importar [Import], e o espectro harmônico é introduzido na planilha dos harmônicos.

Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

  • Resistência vairando com a potência da ordem harmônica (R-EXP):
  • RH = RFund * H R-EXP

  • Resistência variando com o valor percentual do fator das correntes parasitas (%ECF):
  • RH = RFund * (1+ECF*H2)/(1+ECF)

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Harmônicos

Aba Estabilidade

Figura 10:1 Aba Estabilidade da Caixa de Diálogo dos Dados do Motor

Opção Descrição
Habilitar Modelo do Motor [Enable Motor Model]

Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.

Sem isto, você não pode realizar uma simulação dinâmica do motor.

Motores [Motors]
Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Definir Parâmetros [Define Parameters] Habilita voê a obter uma estimativa dos parâmetros de circuito do motor a partir da característica torque versus rotação. Veja Definir os Parâmetros do Motor (Passo 1) [Define Motor Parameters (Step 1)].
Partindo

Este ajuste seleciona o método pelo qual o motor será inicializado. As duas opções para isto são:

  • Inic Usando Potência Nominal [Init Using Rated Power]: Quando inicilizado usando potência nominal (default), o motor determina o escorregamento necessário para manter as condições de potência em seu terminar (kW) a partir de um caso de fluxo de potência. O kVAr do motor é determinado completamente pelas equações de máquina do motor de indução.
  • Inic Usando Escorregamento Nominal [Init Using Rated Slip]: Quando inicializado usando o escorregamento nominal, o motor força as condições de potência ativa (kW) em seus terminais para corresponder ao escorregamento nominal do motor. Assim, as condições de potência definidas no caso de fluxo de potência são abandonadas para alcançarem o valor do escorregamento. O kVAr do motor é determinado completamente pelas equações de máquina do motor de indução.
  • Explicação [Explanation]: Existem condiçoes onde uma derivação de parâmetro de motor tenha erros significantes nas condições nominais (tal como mais de 10%) quando tentando coincidir com a curva torque versus rotação do fabricante. Isto provavelmente é criado por inconsistências nos dados fornecidos por várias razões. Para estas condições, inicializando com potência nominal através do fluxo de potência causa um novo escorregamento para manifestar através da inicialização, que não é igual ao escorregamento nominal especificado. Isto cria então, uma condição onde o torque produzido pelo motor durante a partida pode se significantemente maior do que a curva torque velocidade gerado pela derivação dos parâmetros. Para um motor no limiar da condição de partida (próximo ao rotor travado), os resultados podem mostrar uma partida com sucesso incorreta (nós temos observado torques até 12% maiores na faixa de velocidade do motor. Para corrigir isto utilize a "Inic Usando Escorregamento Nominal" ["Init Using Rated Slip"]. Isto irpa forçar o motor a recriar uma curva torque versus velocidade exata gerada com derivação dos parâmetros. Observe entretanto que as condições nominais alcançadas após a partida terão erros aceitáveis com a derivação de parâmetros.

Carga de Partida do Motor [Motor Starting Load]

Esta seção define as características dos modelos de carga quando o motor está partindo.

Fabric [Mfr] Provê uma lista de características de carga disponíveis na biblioteca de dispositivos.
Tipo Os tipos de carga de partida disponíveis a partir do campo fabricante selecionado acima.
Modelo

Lista os modelos de carga de partida na biblioteca. As escolhas são:

  • Velocidade Quadrática [Speed Squared]: O torque é proporcional ao quadrado da velocidade.
  • Velocidade Cúbica [Speed Cubed]: O torque é proporcional ao cubo da velocidade.
  • Torque versus Rotação [Torque vs. Speed]: Planilha definida pelo usuário.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Carga de Regime do Motor

Esta seção define o modelo para a característica da carga enquanto o motor está rodando.

Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Você também pode usar a ferramenta Definir Parâmetros do Motor [Define Motor Parameters] descrita abaixo para derivar os parâmetros do motor.

Definir os Parâmetros do Motor (Passo 1) [Define Motor Parameters (Step 1)]

Clique em Definir os Parâmetros do  Motor [Define Motor Parameters] para obter uma estimativa dos parâmetros de circuito do motor usando os dados nominais de placa e a curva torque-rotação do motor. Observações apresentadas na parte superior esquerda desta janela são instruções de como usar esta ferramenta para derivar os parâmetros do motor.

Figura 11:2 Definir os Parâmetros do Motor de Indução - Passo 1

Opção Descrição
Imagem da Carga [Load image] Habilita você carregar uma imagem da curva do motor a ser digitalizada.
Ajustar o Torque Máx [Set max torque] Entre com o torque máximo em %.
Inverter o eixo da velocidade [Flip speed axis] Os eixos das curvas podem ser invertidos para coincidir com a curva do fabricante.

Definir os Parâmetros do Motor de Indução (Passo2)

Figura 12:3 Definir os Parâmetros do Motor de Indução-Passo2

Opção Descrição

Pontos de Gravidade [Gravity Points]

Os pontos de gravidade são pontos móveis usados para otimizar a derivação da curva torque x rotação para valores reais da curva torque x rotação.

Inverter o eixo da velocidade [Flip speed axis]

Os eixos das curvas podem ser invertidos para coincidir com a curva do fabricante.

Minimizar [Minimize]

O botão Minimizar [Minimize] tenta reduzir o erro.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019