Dados do Transformador de Dois Enrolamentos [Two Winding Transformer Data]

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Figura 1:1 Caixa de Diálogo dos Dados do Transformador de Dois Enrolamentos (ANSI)

Figura 2:2 Caixa de Diálogo dos Dados do Transformador de Dois Enrolamentos (IEC)

Informações da Conexão

Opção Descrição
Nome de Identificação [ID Name]

Unicamente identifica o equipamento. O programa designa um nome automaticamente, mas você pode alterá-lo, se necessário. O nome pode ter um comprimento de até 16 caracteres.

Para os transformadores de dois enrolamentos, o programa designa automaticamente os nomes TX-1, TX-2, TX-3, e assim por diante.

Barra De [From Bus] A barra a partir da qual o transformador se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Você deve ficar atento para que a tensão da Barra De [From Bus] tenha aproximadamente a mesma tensão base (kV) da Tensão Nominal [From Rated] do transformador. Para sua referência, a Tensão Base da Barra De [From Bus] é mostrada próxima ao nome da barra.
Barra Para [To Bus] A barra para a qual o transformador se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Você deve ficar atento para que a tensão da Barra Para [To Bus] tenha aproximadamente a mesma tensão base (kV) da Tensão Nominal [To Rated] do transformador. Para sua referência, a Tensão Base da Barra De [From Bus] é mostrada próxima ao nome da barra.
Conex.

O tipo de conexão de enrolamento de transformador, pode ser:

  • D: Delta
  • Y: Estrela Não-Aterrada [Wye ungrounded]
  • YG: Estrela Aterrada (ANSI) [Wye grounded (ANSI)]
  • YN: Estrela Aterrada (IEC) [Wye neutral (IEC)]

Se é escolhida a conexão YG ou YN , as impedâncias de aterramento podem ser introduzidas na aba Impedância [Impedance] na área Aterramento [Grounding].

Os ajustes default são D-YG for ANSI, e D-YN com deslocamento angular de11 para IEC.

Bloqueio do Auto-dimensionamento [Lock Auto Sizing] Quando esta caixa de seleção é marcada, este item não pode ser dimensionado usando o SmartDesign™ (ferramenta de projeto automatizado).

Desloc.Angular Ref.: Lado de AT [HV]

Para transformadores IEC, você pode especificar o deslocamento angular como se fosse a notação dos ponteiros do relógio. Escolha entre 1, 3, 5, 7, 9, ou 11. O lado de alta tensão é usado como lado de referência.

Esta opção apenas é disponibilizada se Norma [Standard] é configurada em transformadores para IEC e o método de curto-circuito é configurado para IEC-60909 nas opções em Sistema [System].

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição
Norma Escolha ou ANSI ou IEC.
Tipo Tipo do meio de resfriamento/isolaçao do transformador (óleo, líquido, gas, seco, silicone, ou vapor).
Classe Tipo de resfriamento usado pelo transformador. Várias combinações de ar forçado, água e óleo forçado estão disponíveis. Este campo é usado para determinar a classe de ventilação forçada nominal do transformador.
Temp

Aumento de temperatura nominal do transformador em graus Celsius.

Form Quanto ao tipo de núcleo pode-se escolher entre núcleo envolvido [core] ou núcleo envolvente[shell]. Este valor é apenas para referência e não afeta os cálculos.
Informação do Enrolamento [Winding Information]
Tensão Nominal [Rated kV] Tensão nominal do enrolamento (kV). A tensão nominal (kV) pode ser diferente da tensão base (kV) ou do tape (kV). O EasyPower ajusta automaticamente o modelo para levar em conta as diferenças relativas aos tapes, relação de espiras e valores base escolhidos.
Tape kV / Tape% [Tap kV / Tap%]

Tensão (kV) do tape do enrolamento. Você também pode especificar a tensão do tape (kV) em porcento do valor nominal. Se o valor real do tape (kV) nao e conhecido, introduza a tensão nominal (kV). O controle da comutação automática de tape pode ser usado para determinar o ajuste final do tape, se necessário. O EasyPower ajusta automaticamente o modelo para levar em conta diferentes tapes, relações de transformação e bases que você tenha escolhido.

MVA ou kVA Nominal [MVA or kVA Rating] Potência de ventilação normal do transformador. Usada para elecolher se a unidade sera dada em MVA ou em kVA.
MVA ou kVA VF [MVA or kVA O/L] Potencia nominal de ventilação forçada. Na falta desta informação, use o botão Calcular [Calculate] para estimar a potência de ventilação forçada com base nos dados introduzidos em Tipo, Classe e Temp.

Aba Impedância

Figura 3:3 Aba Impedância da Caixa de Diálogo do Transformador de Dois Enrolamentos

Opção Descrição
Z

Impedância de placa do trasnsformador em porcento. Por definição esta a impedância de sequência positiva em porcento na potência nominal de ventilação normal e na tensão nominal. A definição estrita é o valor percentual da tensão nominal impressa no enrolamento de alta tensão para produzir corrente nominal no enrolamento curto-circuitado de baixa tensão.

Se a Norma [Standard] escolhida na aba Especificações [Specifications] é configurada como IEC [IEC], a impedância é baseada na potência de ventilação forçada ao invés da potência de ventilação normal.

@MVA Base

@kVA Base

A potência base na qual as impedâncias Z% e Z0% estão referidas. O texto kVA ou MVA é exibido dependendo da unidade de potência definida na aba Especificações [Specifications]. Você pode usar Calcular [Calculate] para preencher este campo com uma das potências MVA ou kVA , baseado na norma do transformador:

  • A norma ANSI usa a potência de ventilação normal
  • A norma IEC usa a potência de ventilaçao forçada (MVA VF).

Este campo também pode ser deixado em branco. Quando este campo está em branco, a potencia utilizada para calcular a impedância do transformador será a da norma definida.

Você também pode introduzir um valor, e, neste caso, o valor introduzido será o utilizado ao invés o da norma. Qando introduzido manualmente um valor, este valor será o usado ao invés o da norma.

Perda (kW) [Loss (kW)]

Estas são as perdas a plena carga. Calcular [Calculate] usa este valor para obter a relação X/R para a impedância de sequência potsitiva uses this value to obtain the X/R ratio for the positive sequence impedance (Z%). A equação é:

R% = LosskW / (1000 * MVA Base Rating) * 100

Este campo pode ser deixado em branco. Quando este campo é deixado em branco, a relação X/R é estimada usando as curvas ANSI C37.

X0/R0 Ratio

Relação X/R para a impedância de sequência zero (Z0%). Entre com este dado a partir dos ensaios do fabricante, quando disponível. Se este campo é deixado em branco, a impedância de sequência zero R0 +jX0 é calculada com base na relação de sequência positiva.

Z0 Impedância de sequência zero do transformador em porcento. Se você não sabe este valor, entre com a impedância de sequência positiva (Z) para transformadores de núcleo envolvente (veja o campo Form [Form] acima). Para transformadores de núcleo envolvido, usar 85% de Z. Se você entrar este valor como zero (0.0), será usado o valor da impedância de sequência positiva.
Relação X/R Relação entre a reatância e a resistência do transformador, a qual é usada para determinar os valores de resistência.

Calcular

Preenche os campo relação X/R e No MVA Base [@MVA Base] ou No kVA Base [@kVA Base] tomando como base os dados nominais do transformador. Você pode alterar estes valores calculados digitando um número diferente.

Se as Perdas(kW) [Loss(kw)] não é introduzida, a relação X/R calculada é baseada na curva média da Norma ANSI [ANSI C37.010-1979]. Esta curva foi desenvolvida focando transformadores de força grandes e apresenta valores altos para unidades de baixa tensão em subestações abaixo de 2500 kVA.

Aterramento

As impedâncias de aterramento aplicam-se somente a conexões estrelas aterradas. A unidade de R+jX é Ohms. Se você apenas conhece a corrente do resistor, introduza a classe de corrente e utilize o botão Calcular [Calculate] para que a impedância de aterramento possa ser calculada.

R

Resitência de aterramento do neutro do transformador em Ohms. Este é método mais comum de aterramento de neutro de transformador. Os resistores de aterramento são usualmente expressos em Ampères. A impedância é encontrada a partir da seguinte equação.

R = Vln / I

Se o transformador é aterrado através de um transformador de aterramento com uma resistência de aterramento no secundário, esta resistência deve ser convertida para o enrolamento primário. Apenas os transfomadores com conexão estrela-aterrada permitem a modelagem do aterramento. Enrolamentos em delta com tape no corner ou no meio não são modelados.

jX Reatância de aterramento do neutro do transformador em Ohms.
Classe de Corrente [Amp Class] Esta é a corrente em Ampères através da impedância de terra na tensão nominal. Você pode entrar com os dados diretamente neste campo em Ampères ou calcular com base na tensão e na impedância de aterramento R +jX usando o botão Calcular [Calculate].

IEC

pT %

Para transformadores elevadores de estações geradoras (GSU), você pode especificar o fator de correção de impedância. A faixa é entre -20% a +20%.

Isto apenas aparece se a opção é configurada em Mostrar os campos e cálculos de baseados na IEC-60909 [X/R Show fields and X/R calculations based on IEC 60909] em Ferramentas > Opções > Equipamentos [Tools > Options > Equipment].

Aba Seletividade

Figura 4:4 Aba Folha de Seletividade para a Caixa de Diálogo de Dados do Transformador

Opção Descrição
Plotar a Curva de Dano 100% na Folha de Seletividade Marque esta caixa de seleção para plotar a curva de dano 100%. Isto é sem levar em conta o fator de redução devido ao tipo de conexão do enrolamento e o tipo de falta.
Plotar a Curva de Dano com Redução (de 58% ou 87%) na Folha de Seletividade Marque esta caixa de seleção para plotar a curva de dano do transformador levando em conta o fator de redução devido ao tipo de conexão e do tipo de falta. A curva de dano do transformador se desloca por 58% ou 87% para a esquerda dependendo dotipo de conexão.
Use a(a) Curva(s) de Falta Frequente Marque esta caixa de seleção para plotar as curvas de dano do transformador para as Categorais de II a IV (suportabilidade térmica e mecânica) para faltas de ocorrência frequente. A curva se desloca para a esquerda dependendo da impedância do transformador.
Norma A norma de acordo com a curva que é plotada.
TempoMáximo de Plotagem É o tempo máximo em segundos para o quala curva de dano do transformador é plotada.

Tempo de Dano Mínimo

Quando a norma IEC 76-5.4 é selecionada, a habilitade térmica do transformador de suporta o curto-circuito é plotada para o tempo especificado aqui. O tempo default é 2 segundos.

x In [FLA x] Corrente inrush de magnetização em múltiplos da corrente nominal para o enrolamento primário.
Ciclos Tempo considerado para a corrente inrush de magnetização em termos do número de ciclos.
In Baseada na [FLA Based on] Base de cálculo para determinar a corrente nominal. "MVA VF" é a capacidade em MVA para ventilação forçada e “MVA Nom” é a capacidade em ventilaçao normal.
Lado da Plotagem (Apenas para Transformador de Três-Enrolamentos) O lado do transformador para o qual a curva de dano é plotada. O curto-circuito e aplicado no lado Secundário ou Terciário. A corrente de linha primária é mostrada na plotagem.
Ajuste da Seletividade Automatizada Especifica se o dispositivo de proteção é acessível apenas a pessoas qualificadas (supervisionada) ou não supervisionada. Isto afeta os ajustes do dispositivo de proteção baseado nas regras do NEC.
Z do Sistema Ao plotar a curva de dano do transformador, práticas típicas assumem fonte infinita (impedância do sitema igual a zero) no lado a montante do transformador. Você pode incluir a impedância do sistema a montante do transformador para diminuir o valor da corrente de falta máxima que o transformador vê. A impedãncia do sistema deve ser convertida para por unidade na potência base do transformador.

Aba CAT (Comutador Automático de Tapes [LTC (Load Tap Changer) Tab]

Figura 5:5 Aba CAT(Comutador Automático de Tapes) [LTC] da Caixa de  Diálogo dos Dados do Transformador

Opção Descrição
Tape A posição do Comutador Automático de Tapes (CAT) [Load tap changer (LTC)] pode ser definida em qualquer lado do transformador escolhendo-se De [From] ou Para [To]. Se o transformador não tem CAT [LTC], selecione Nenhum [None] para os tapes fixos padrões. Tapes fixos fora do nominal pode ser introduzidos no campo Tape (kV) [Tap kV] do diálogo principal.
Tamanho do Passo [Step Size] O default é 0.625 mas você pode entrar com o próprio valor de passo percentual para ambos os lados aqui e na caixa de diálogo temporário do transformador de dois enrolamentos no módulo de fluxo de potência.
Tape Min (kV) [Min Tap kV] Tape máximo em kV, que é usado para determinar o limite inferior que o tape pode ser ajustado durante um estudo de fluxo de potência. Este valor deve ser o menor tape do transformador para se obter resultados válidos. O default de 0.1 kV não e real e deve ser alterado para um valor real se o CAT está sendo usado.
Tape Máx (kV) [Max Tap kV] Tape máximo em kV, que é usado para determinar o limite superior que o tape pode ser ajustado durante um estudo de fluxo de potência. Este valor deve ser o maior tape do transformador para se obter resultados válidos. O valor default de 1500 kV não real e deve ser alterado para valores reais, se o CAT é usado.
Valor de Controle [Control Value]

: Valor de controle, o qual é determinado pelo campo Tipo de  Controle.

  • Tensão [Voltage]: O valor da tensão de controledeveser introduzido em por unidade. A faixa típica estaria entre 0.975 a 1.01 por unidade, sendo 1.0 pu o ponto de partida.
  • MVAr [MVAR]: O valor deve ser introduzido preferencialmente em valores reais de MVAr ao invés de serem ajustados em por unidade. Para determinar que faixa de MVAr é adequada para um dado tamanho de transformador, determine o fluxo de MVAr sem usar o  CAT, e multiplique por 0.975 a 1.01 para um ponto de partida aproximado. O controle de CAT (LTC) tem uma capacidade muito mais limitada do que o controle de um grande gerador.
Tipo de Controle [Control Type]

: Determina como o modelo do CAT é usado.

  • Tensão [Voltage]: O CAT [LTC] tenta controlar a tensão da barra do outro lado do CAT [LTC]. Por exemplo, se o CAT [LTC] é escolhido no lado De [From] , a tensão será controlado no lado Para [To].
  • MVAr [MVAR]: O CAT [LTC] tenta controlar o fluxo de MVAr no transformador para um dado valor.
Control Side O CAT pode controlar a tensão ou o MVAr em qualquer lado do transformador, independente do lado em que o tape está localizado.

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Figura 6:6 Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Usar a aba Harmônicos [Harmonics] para indicar se este equipamento está introduzindo harmônicos no seu sistema de potência.

Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Opção Descrição
Corrente Fund De [Fundm Amps From] Corrente nominal calculado do lado primário (de) [from].
Corrente Fund Para [Fundm Amps To] Corrente nominal calculada no lado secundário (para) [to].
Perdas no Ferro Nom, %Nom [Rated eddy-current loss, Pec-r] Perdas no ferro em condições nominais expressa em por cento das perdas I2R nominais.

Aba Estabilidade

Figura 7:7 Aba Estabilidade

Opção Descrição
Habilitar Modelo Transitório para o Inrush [Enable Transient Inrush Model]

Marque a caixa de seleção para entrar a informação de estabilidade.

Fabric [Mfr] Promove a listagem de todos os fabricantes disponíveis na biblioteca de dispositivos. Se um dado fabricante não está listado na biblioteca de dispositivos, você pode adicioná-lo à biblioteca.
Tipo Tipos de equipamentos disponíveis do fabricante selecionado. Se o tipo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Modelo Modelos de equipamentos disponíveis para o tipo de equipamento selecionado. Se o modelo desejado não está listado, você poderá adicioná-lo à biblioteca.
Bibl [Lib] Preencha a tabela com os dados do equipamento a partir da biblioteca. Veja EasyPower Biblioteca de Dispositivos para maiores informações.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019