Dados da Concessionária

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Figura 1:1 Caixa de Diálogo dos Dados da Concessionária

Informações da Conexão

Opção Descrição
Nome de Identificação [ID Name]

Unicamente identifica o equipamento. O programa designa um nome automaticamente, mas você pode alterá-lo, se necessário. O nome pode ter um comprimento de até 16 caracteres.

Para as concessionárias, o programa designa automaticamente os nomes UTIL-1, UTIL-2, UTIL-3, e assim por diante.

Barra Para [To Bus] A barra para onde a concessionária se conecta, a qual já deve existir no unifilar. Para sua referência, a Tensão base da Barra Para [To Bus base] é mostrada próxima ao nome da barra.

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição
Tensão da Concessionária (kV) [Utility kV] Tensão de operaçao em kV para o cálculo da impedância em por unidade. Isto não afeta a tensão controlada do fluxo de potência.
Unidade das Faltas Especifica a unidade na qual as informações de curto-circuito serão introduzidas. Qualquer uma das quatro unidades seguintes podem ser utilizadas: Veja as Unidades de Falta na Tabela abaixo para maiores informações.
MVA Base da Concessionária [Utility MVA Base] Quando Zpu é selecionado como unidade de falta, você também precisa especificar o MVA Base da concessionária para que se possa obter os valores em por unidade.
MVA de Curto-Circuito Trifásico [3-Phase Short Circuit MVA] MVA de curto-circuito trifásico da concessionária. Usado na determinação dos valores da reatância de curto-circuito.
X/R do Curto-Circuito Trifásico [3-Phase Short Circuit X/R] Relação entre a reatância e a resistência da concessionária para uma falta franca trifásica (impedância de sequência positiva). Usada na determinação do valor da resitência em estudos de curto-circuito.
MVA de Curto-Circuito Fase-Terra [SLG Short Circuit MVA]

MVA de curto-circuito fase-terra da concessionária. Usado na determinação dos valores da reatância de curto-circuito. Este valor é calculado usando:

MVA_FT=SQRT(3)*VFF*IccFT

X/R do Curto-Circuito Fase-Terra [SLG Short Circuit X/R] Relação entre a reatância de sequência zero pela resistência de sequência zero da concessionária. Usada na determinação do valor da resitência em estudos de curto-circuito.

Unidade do Cálculo das Faltas

Corrente de Falta Calculada Nome da Unidade Unidades do Curto-Circuito
MVA MVA X/R
kA kA X/R
Ohms R jX
Zpu Rpu jXpu

Aba de Especificações da Concessionária DC [DC Utility Specifications Tab]

Figura 2:2 Especificações da Concessionária DC

Opção Descrição
kV Tensão de operação (kV) da Concessionária DC. Se este valor é diferente da tensão base da barra, então a tensão controlada é corrigida adequadamente.
Corrente de Falta Calculada Valor de falta esperado (em Ampères) ou de resistência equivalente de Thevenin (em Ohms) no ponto de conexão com a concessionária DC.

Aba do  Fluxo de  Potência [Power Flow Tab]

Figura 3:3 Aba Fluxo de Potência da Caixa de Diálogo dos Dados da Concessionária.

Opção Descrição
Modelo

Tipo de barra da concessionária usado na modelagem da simulação do fluxo de potência. Quando você escolhe um modelo particular, esses campos os quais não se aplicam tornam-se inabilitados (inacessíveis). Uma concessionária normalmente é modelada como uma referência ou barra swing, mas pode ser modelada como uma outra barra qualquer de gerador. Veja Fontes Swing para maiores informações.

  • Swing [Swing] - Uma barra swing mantém a tensão e o ângulo constantes na bara. Nesta barra não pode haver limitação de MW ou MVAr que a máquina swing possa ceitar ou prover.
  • PV [PV] - Concessionária que mantém a potência ativa e a tensao constante. Isto também e conhecido como concessionária regulada. Este modelo tenta manter a tensão especificada pelo usuário na barra dentro dos limites de MVAr da concessionária.
  • PQG - Concessionária que mantém a potência ativa e reativa constante. Isto tambem é conhecido como concessionária não-regulada. Este modelo mantém o MVAr de geração dentro dos limites de tensão.
MW MW de saída da concessionária. Isto pode ser um valor nominal ou real de operação. Aplica-se apenas a concessionárias do tipo PV ou PQG.
MVAr MVAr de saída da concessionária Isto apenas é usado quando a concessionária é modelada como potência constante e VAr constante (PQG) ou quando o MVAr limite da concessionária PV foi alcançado e a máquina automaticamente se altera para um máquina PQG.
Limites de MVAr [MVAR Limits] Limites de MVAr mínimo e máximo para concessionárias reguladas (PV). A concessionária é alternada para o tipo PQG se esses limites são violados. Se existe apenas uma concessionária swing (Modelo = Swing) em uma barra, não deve haver limites de MVAR. Se existir mais do que uma concessionária swing na barra, pelo menos uma delas deve ser ilimitada.
kV Ctl PU [Ctrl kV PU] Tensão de controle desejada para uma concessionária regulada (PV). A concessionária irá tentar controlar a tensão na barra controlada para um dado valor. Se a barra da concessionária é swing, esta tensão serve como tensão de referência. A tensao é introduzida em por unidadeA tensão é introduzida em por unidade.
Ângulo de Ctl [Ctl Angle] O ângulo de controle é usado apenas quando a concessionária é designada como uma barra swing. O valor é introduzido em graus.
Barra de Ctl [Ctrl Bus] Para uma concessionária PV (regulada), é a barra que deve ser controlada para a tensão de controle. Se este campo é deixado em branco na base de dados, o EasyPower completa com o nome da barra listada no campo Barra Para [To Bus]. (Isto não tem efeito até que você clique em OK [OK] para fechar a caixa de diálogo da base de dados.) Este campo é ignorado se o campo Modelo [Model] é configurado para Swing [Swing].

Aba Fluxo de Potência da Concessionária DC [DC Utility Power Flow Tab]

Figura 4:4 Aba Fluxo de Potência da Concessionária DC [DC Utility Power Flow Tab]

Opção Descrição
Modelo

O fluxo de potencia pode ter os seguintes modelos:

    • Swing (Regulada) [Swing (Regulated)]: Mantém a tensão da concessionária no valor por unidade especificado (Ctrl kV PU).
    • Swing (Não-Regulada) [Swing (Un-Regulated)]: A tensão da barra da concessionária cai com o aumento da corrente de carga baseado na impedância equivalente de Thevenin.
    • Potencia Constante [Constant Power]: Entrega a quantidade especificada de kW (kW de Saída [Output kW]).

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Figura 5:5 Aba Harmônicos da Caixa de Diálogo dos Dados da Concessionária

Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Tabela de Valores e Uso dos Cálculos dos Harmônicos

Opção Descrição
Valores da Tabela em [Table Values in] Quando a resposta de frequência da concessionária é especificada na tabela (planilha), a impedancia pode ser em por unidade dos MVA especificados ou em Ohms.
Usar o Cálculo das Harm [Harm Calcs Use] A resposta da concessionária para as harmônicas pode ser baseada na impedância calculada a partir dos valores de curto-circuito na aba Especificações ou baseada na tabela.
Tabela Harmônica [Harmonic Table] Se as Tabelas de Valores [Tables Values]são escolhidas para Usar no Cálculo das Harm [Harm Calcs Use], então a tabela fica acessível. Para cada ordem harmônica você pode introduzir as impedâncias: R Pos, X Pos, R Zero e X Zero. Para cada ordem harmônica introduzida na planilha, a linha deve estar completa com os dados. A ordem harmônica pode ser inteira ou não-interia.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019