Opções avançadas de arco elétrico

Figura 1: Opções avançadas de arco elétrico

Descrições das opções
Opção Descrição

limites

Energia Limite de Arco Eléctrico (cal/cm2)

O limite é a distancia para a qual a energia incidente é igual ou menor do que 1.2 cal/cm2. Este e o valor default.

Se a norma na guia Risco de arco elétrico - Opções for definida como IEEE 1584-2018, não será possível alterar isso.

O valor poder ser calculado em cal/cm2 ou Joules/cm2 dependendo da opção Exibir energia incidente em especificada nas configurações Opções de curto-circuito > Risco de arco elétrico.

Corrente nominal para o limite do EPI

Use esta opção para definir um valor de energia específico para o qual você gostaria de calcular uma distância (além do cálculo do limite normal do arco elétrico). Essa opção se aplica apenas quando o risco de arco elétrico Padrão está definido para usar a IEEE 1584-2018.

O valor poder ser calculado em cal/cm2 ou Joules/cm2 dependendo da opção Exibir energia incidente em especificada nas configurações Opções de curto-circuito > Risco de arco elétrico.

Distância limite de aproximação de choque

Selecione a norma na qual deseja especificar os limites da aproximação. As opções são:

  • NFPA 70E 2024
  • NFPA 70E 2021
  • NFPA 70E 2018
  • NFPA 70E 2015
EPI

Exibir descrição e nível de EPI

Se essa caixa de seleção estiver marcada, a descrição e o nível do EPI serão exibidos no unifilar e no relatório de Risco de arco elétrico.

Você pode selecionar a norma que deseja usar para especificar o nível. Os níveis estão definidos nos dispositivos de biblioteca: Veja Definindo os níveis dos EPIs para maiores informações sobre os níveis de customização.

Fusíveis limitadores de corrente

Aplicar as equações do modelo de fusível limitador de corrente da IEEE 1584

Para a norma IEEE 1584-2018, esses cálculos se aplicam apenas quando a configuração de eletrodo é VCB.

Use equações da IEEE 1584 para fusíveis limitadores de corrente a fim de determinar a energia incidente. Esse método calcula a energia incidente do arco elétrico passante com base nas correntes de falta franca e classe UL do fusível. As equações são disponíveis para as classes L e RK1. Isto é aplicável somente para sistemas de baixa tensão. As equações de fusível são eficazes apenas quando a corrente de falha é alta em comparação com a corrente de falha mínima necessária para limitar a corrente. Quando a corrente de falta é bem abaixo da faixa de limitação de corrente do fusível, as equações de Arco Elétrico da norma são utilizadas. Quando os Cálculos de Fusíveis CL 1584 são usados para uma barra, o Relatório de Risco de Arco Eléctrico mostra a corrente de falta franca mas não a de arco e os tempos de atuação, visto que estes valores não são usados para determinar a energia incidente.

Nota: As equações dos fusíveis CL IEEE 1584 apresentam a energia incidente a 455 mm. A distância de trabalho default do programa na baixa tensão é de 18 polegadas (que equivale a 457.2 mm). Entretanto, os resultados para 18 polegadas serão um pouco diferentes dos resultados para 455 mm.

Os cálculos do fusível limitador de corrente na IEEE 1584-2018 foram baseados em testes realizados usando um tamanho de invólucro de 20 x 20 x 20 polegadas. Com as equações da IEEE 1584-2018, o tamanho do invólucro de 20 x 20 x 20 pol. resulta na maior energia incidente e no mais alto limite de arco elétrico. Todos os outros tamanhos de invólucro (menores ou maiores) resultam em redução da energia incidente e do limite de arco elétrico. Portanto, a aplicação de cálculos de fusíveis limitadores de corrente a todos os tamanhos de invólucro é uma abordagem conservadora.

Equipamento CC

Aplicar equação de CC de baixa tensão a equipamentos >1 kV CC

Essa opção estende as equações de CC de baixa tensão a equipamentos CC em sistemas maiores que 1 kV.

Tamanho do invólucro

Aplicar fator de correção de tamanho do invólucro

Quando selecionado, os cálculos do arco elétrico incluirão a altura, largura e profundidade do invólucro (tanto dos padrões da biblioteca quanto dos valores especificados pelo usuário) nos cálculos. Se essa opção não for selecionada, os padrões da biblioteca ou os valores especificados pelo usuário não serão usados e o fator de correção do tamanho do invólucro para a IEEE 1584-2018 será definido como 1. Isso se aplica a métodos de cálculo integrados e não integrados.

Ajustar o fator de cálculo da IEEE com base na configuração do eletrodo

Use essa opção para permitir a consideração da configuração do eletrodo nos cálculos de arco elétrico da IEEE 1584-2002. É aplicado um multiplicador ao fator de cálculo para as configurações dos eletrodos VCBB e HCB não incluídas na IEEE 1584-2002.

Cálculo de corrente remota

Essa opção é definida como Relação se a norma na guia Risco de arco elétrico - Opções está definida como IEEE 1584-2018.

Para as outras opções padrão, o EasyPower suporta dois métodos para determinar a corrente remota por meio de dispositivos de proteção durante uma falha de arco:

  • Equação: A equação da corrente de arco é usada para calcular as correntes remotas. A equação segue a norma selecionada nas opções e usa a corrente de falta franca equivalente pelo dispositivo. Esse é o método legado e é usado para arquivos de unifilar criados no EasyPower/EasySolv da série 8.0.2.200 ou versões anteriores.
  • Relação: A corrente remota é calculada multiplicando-se a corrente de arco da barra pela relação das correntes de falta franca remota pela corrente de falta franca total da barra.

Tempo de Desligamento Mínimo do Relé

É o tempo mínimo de atuação usado para o relé. O valor default é 0.016s. Se o tempo de atuação do relé na Coordenograma (TCC) mostra menos que este valor especificado, este tempo mínimo é usado no Arco Elétrico. Unifilares criados em versões anteriores à 8.0.2.305 irão mostrar um tempo de atuação mínimo do rele de 0.01 segundos. Você pode mudar esta opção.

Contagem a Montante

Isto expressa o número máximo de barras que o programa irá contar a montante da barra em falta para encontrar o dispositivo que deverá atuar. A contagem default e 12, para otimizar a velocidade. Você pode aumentar o valor da contagem, se necessário. Exemplos de onde pode ser necessário aumentar a contagem a montante incluem alimentadores de distribuição longa com vários tapes, barramentos blindados (dutos de barras) com vários plugues de barra, sistemas de distribuição subterrâneos e parques eólicos.

A tensão ultrapassa o máximo da IEEE

Aplicar o método de Ralph Lee

É possível aplicar o método de Ralph Lee (padrão) ou desmarcar a caixa de seleção para omitir os cálculos. Para a norma de arco elétrico NFPA 70E D.2 D.3, essa configuração não é aplicável.

A corrente ultrapassa o máximo da IEEE

Aplicar o método de Ralph Lee

Use essa opção para selecionar o que acontece quando as correntes de falta franca ultrapassam o limite do intervalo do modelo da IEEE 1584.

  • Para a norma de arco elétrico IEEE 1584-2018, essa configuração usa por padrão o método de Ralph Lee. Pode ser alterada para a IEEE 1584 ou desmarcada para omitir os cálculos.
  • Para normas de arco elétrico baseadas na IEEE 1584-2002, essa configuração usa por padrão a IEEE 1584.
  • Para a norma de arco elétrico NFPA 70E D.2 D.3, essa configuração não é aplicável.

Para equipamentos ao ar aberto, é possível escolher aplicar a norma NFPA 70E 2009 Anexo D.8. Você pode selecionar se deseja aplicar essa norma a maior ou igual a 1 kV, ou maior que 15 kV.

Nota: A opção NFPA 70E 2009 Anexo D.8 sempre substitui todos os outros métodos de cálculo de corrente de falha.

Ar aberto

Aplicar a NFPA 70E 2009 Anexo D.8

Permite cálculos para barras ao ar aberto com base na NFPA 70E 2009 Anexo D.8. Esse método descreve a estimativa da energia incidente para sistemas ao ar aberto de 1 kV a 800 kV. Esses valores são baseados em arcos fase-terra em ar, abertos. Você pode especificar se deseja calcular usando esse método começando em 1 kV ou 15 kV.

Para falhas de barra monofásico, os cálculos de arco elétrico de alta tensão ao ar livre usam o método 70E-2009 Anexo D.8 tomando a seguinte abordagem:

  • Para qualquer barra monofásico, a tensão linha-terra é multiplicada pela raiz quadrada de 3 para obter a tensão trifásica equivalente. Todos os cálculos são executados com base na tensão trifásica equivalente.

  • A lacuna do arco é calculada com base na tensão linha-terra do barra.

  • Quando a tensão trifásica equivalente é superior a 46kV, a Distância de Trabalho é calculada com base na tensão linha-terra; caso contrário, é considerado como 15 polegadas.

  • Se o tipo de falha incluir mais de um condutor energizado, o multiplicador de energia das opções de arco voltaico é usado.

Multiplicador 3F

Esse multiplicador é usado para estimar as energias incidentes para faltas trifásicas de arcos em barras ao ar aberto para os cálculos da NFPA 70E 2009 Anexo D.8.

Multiplicador LL

Esse multiplicador é usado para estimar as energias incidentes para faltas fase-fase de arcos em barras ao ar aberto para os cálculos da NFPA 70E 2009 Anexo D.8

Distâncias de Trabalho

Se houver distâncias de trabalho especificadas pelo usuário configuradas na caixa de diálogo Dados de barra, elas substituem essa configuração. Essa configuração controla o que acontece quando a distância de trabalho não foi especificada pelo usuário.

  • NFPA 70E: o método NFPA 70E 2009 Anexo D.8 especifica as distâncias de trabalho para várias tensões. Quando essa opção é selecionada, o programa usa essas distâncias de trabalho.
  • Opções de arco elétrico: quando essa opção é selecionada, o programa usa as distâncias de trabalho especificadas na guia Opções de curto-circuito > Risco de arco elétrico.

Distâncias

As distâncias ao ar aberto são calculadas com base na NFPA 70E 2009 Anexo D.8.

Informações Adicionais