Opções de Risco de Arco Elétrico

Para configurar as opções de curto-circuito, a partir do módulo Curto-Circuito clique em Opções de C.C.. Também é possível acessar as opções de dentro do foco Edição da base de dados selecionando Ferramentas > Opções > Opções de análise > Curto-circuito.

Na guia Risco de Arco Eléctrico, escolha as opções para controlar os cálculos de risco de arco elétrico.

Figura 1: Opções de Curto-Circuito -  Guia Risco de Arc  Flash

Descrições das opções
Opção Descrição

Norma

Você pode escolher uma das seguintes normas como metodologia de cálculo.

  • IEEE 1584-2018
  • Esse método se baseia no Guide For Performing Arc Flash Hazard Calculations da IEEE 1584-2018, uma revisão da publicação original de 2002. Os cálculos de risco de arco elétrico dependem da tensão do equipamento, corrente de falta franca, tempo de arco, distância do eletrodo, configuração do eletrodo e tamanho do invólucro. A seleção do método de cálculo para sistemas fora do intervalo de modelos IEEE está disponível nas Opções avançadas de arco elétrico. Veja Opções avançadas de arco elétrico para maiores informações.

  • IEEE 1584-2002
  • Esse método se baseia no Guide For Performing Arc Flash Hazard Calculations da IEEE 1584-2002, e inclui as alterações 1584a-2004 e 1584b-2011. Os cálculos de risco de arco elétrico dependem da tensão do equipamento, corrente de falta franca, tempo de arco, distância do eletrodo, tipo do equipamento e aterramento do sistema. A NFPA 70E-2018, Standard for Electrical Safety in the Workplace, menciona esse método de cálculo no Anexo D.4. O método de Ralph Lee é aplicado quando a tensão do sistema ultrapassa 15 kV.

    Nota: Ao usar o método IEEE 1584-2002, o cálculo da energia incidente para barras monofásicas usa o coeficiente K2 igual a 0 para fornecer resultados conservadores.

  • NFPA-70E D.2, D.3 +
  • A NFPA 70E, Anexo D, resume os métodos de cálculo disponíveis para calcular o limite do arco elétrico e a energia incidente. Essas são equações empíricas baseadas em testes de arco elétrico. A energia do arco depende das variáveis de corrente de falta franca, tempo de arco e tipo de invólucro. O Anexo menciona equações de um estudo publicado em 1998 por R. L. Doughty, T. E. Neal e H. L. Floyd, II. Consulte a norma ou o estudo original para obter detalhes sobre o método de cálculo.

  • V7.0 Melhorada
  • As equações da V7.0 Melhorada se baseiam nas equações da IEEE 1584-2002. Um exame atento das equações da IEEE 1584-2002 revelou que, em alguns casos, ocorreram resultados inesperados. Por exemplo:

    • As correntes de arco podem ser calculadas como maiores do que a corrente de falta franca, especificamente em tensões ligeiramente superiores a 700 V.
    • A energia do incidente ao ar livre pode ser mais grave do que em um centro de distribuição fechado.
    • Existiam descontinuidades inexplicáveis ao plotar os resultados em uma faixa de tensões entre as equações de baixa e de alta tensão.

    Devido a esses tipos de problemas, a EasyPower desenvolveu um conjunto de equações melhoradas de arco elétrico semelhantes às equações da IEEE 1584-2002, mas que abordavam essas e outras questões. Com base em pareceres de engenharia e comparação com dados de teste do setor, os resultados das equações melhoradas parecem ser mais razoáveis do que a IEEE 1584-2002 em uma ampla faixa de correntes de falta franca e tensões do sistema. Mas os usuários devem estar cientes de que não é possível garantir que os modelos melhorados sejam mais precisos do que a IEEE 1584-2002. O método Melhorado destina-se a ser uma ferramenta usada para auxiliar na seleção de roupas de proteção para trabalhadores que podem ser expostos a arco elétrico.

  • V6.0 Melhorada
  • As equações da V6.0 Melhorada são anteriores às da V7.0 Melhorada. Se você optar por utilizar as equações Melhoradas, é recomendado usar a V7.0 Melhorada. As equações da V6.0 Melhorada são incluídas apenas para fins de arquivamento.

Pior Caso de Risco de Arc Flash

O EasyPower obtém o tempo de arco do dispositivo de proteção a montante da barra com falha. O programa usa a ferramenta de coordenação Protection & Coordination™ para calcular o tempo de atuação para a corrente de falta estimada que passa através do dispositivo de proteção. Esse é o método mais preciso. Essa opção funciona apenas se você tiver o recurso Protection & Coordination™ incluído no seu software EasyPower.

Resultados

Escolha uma das opções para avaliar os resultados de risco de Arco Elétrico em qualquer barra das seguintes maneiras:

  • Incluir Entrada: Esta opção conduz aos resultados de falta na própria barra. Se o disjuntor ou fusível de entrada protege a barra e esse disjuntor ou fusível está conectado na barra, então o tempo de arco seria igual ao tempo de atuação para este dispositivo de entrada. Se o profissional está trabalhando na barra ou no lado da carga do disjuntor/fusível de entrada, então esta opção de saida se aplica. Entretanto, essa opção de saída não deve ser usada se trabalho energizado se faz necessário do lado da linha do disjuntor/fusível de entrada.
  • Excluir a Entrada: Esta opção conduz a resultados para faltas na barra exlcuindo o efeito da atuação do disjuntor de entrada. Esta opção de saída é aplicavel a trabalhos energizados no lado da linha do disjuntor de entrada de barra. O dispositivo de atuação remoto à montante é usado para calcular o tempo de arco.
  • Nota: Os painéis tem tipicamente um disjuntor de entrada, os barramentos principais e os disjuntores de saída todos dentro do mesmo invólucro. Abrindo a tampa frontal iria expor o trabalhador a um arco do lado da linha do disjuntor de entrada. Para simular o risco de Arco Elétrico, escolha a opção de Excluir a Entrada, uma vez que o dispositivo que irá interromper as faltas teriam que estar num dispositivo a montante.

  • Ambas (Incl & Exc Entrada): Esta opção produz resultados tanto para faltas do lado barra como do lado da linha em relação ao disjuntor/fusivel de entrada, considerando que a barra possui um disjuntor/fusível a montante da entrada.
  • Detalhado: Esta opção avalia os resultados tanto para a barra como os terminais do lado da carga de todos os dispositivos de proteção anexados e abaixo da barra.
  • Nota: Dispositivos alimentadores monofásicos não fornecem resultados de arco voltaico quando você usa o método Detalhado.

Uso das correntes de arco do prior caso

A IEEE 1584 recomenda o uso de dois cálculos: um com corrente de arco estimada e outro com corrente de arco reduzida. Isto se deve ao fato de que as correntes de arco podem ser randômicas e usualmente variam um pouco em relação ao valor estimado. Para dispositivos de proteção de sobrecorrente de tempo inverso, o tempo de arco pode ser maior para correntes menores do que para correntes maiores.

O EasyPower permite considerar duas correntes de arco. O EasyPower calcula a energia incidente para ambos e relata automaticamente o pior cenário.

Como valores padrão, a IEEE 1584-2002 recomenda 100% e 85% da corrente de arco. Você pode alterar essas relações digitando nos campos ou usando os botões para aumentar ou diminuir os valores.

A IEEE 1584-2018 calcula automaticamente as porcentagens de corrente de arco média e mínima com base nos parâmetros do sistema. Não está disponível uma configuração do usuário para essas porcentagens.

Quando a corrente de arco estimada produz energia incidente maior de arco elétrico, os resultados de texto são mostrados em preto no Relatório de arco elétrico. Quando a corrente de arco reduzida produz maior energia incidente, o texto é mostrado na cor rosa.

Tempos Máx (seg)

O Tempo Máx é o máximo tempo que o programa usa para calcular a energia incidente. Se o tempo de atuação calculado para a seletividade é menor do que o tempo maximo especificado, então o tempo de atuação do dispositivo é usado. Se o tempo de atuação excede o limite de tempo máximo especificado, então o valor do Tempo Máx é usado. O valor máximo default é de 1000 segundos.

Utilização da Corrente de Arc Flash

Especifica o valor da corrente de falta usada durante os calculos de Arco Elétrico. Escolha entre as correntes de falta Momentânea, Interrupção, e 30 ciclos ou o método integrado.

Veja O Método Integrado para informações mais detalhadas sobre este método.

Mostrar a Distância de Trabalho em

Você pode escolher a unidade para a distância de trabalho por uma das seguintes. Isso também afeta o limite do arco elétrico.

  • Polegadas
  • Pés
  • Polegadas/Pés: Mostra os resultados em ambas unidades polegadas e pés.
  • mm
  • Metro
  • mm/Meter: Mostra os resultados em ambas unidades mm e metros.
As Distâncias de Trabalho (Abaixo) Aplicam-se a

Você pode especificar distâncias de trabalho separadas para ar aberto e para espaços fechados. Selecione a escolha apropriada para visualizar ou editar os valores na planilha. Tipicamente para média tensão, chaves e fuses em ar aberto podem ser operados para distâncias maiores.

Na tabela Fechado, há distâncias de trabalho separadas para o centro de distribuição. Isso permite especificar para o centro de distribuição uma distância de trabalho diferente daquela dos outros tipos de equipamento.

Exibir energia incidente em

Você pode especificar se deseja que a energia incidente seja exibida em calorias ou joules por centímetro quadrado.

Criar Relatório
Limite de Arco Eléctrico

Marque esta caixa para obeter um relatório das barras que excedem o o limite de energia incidente de arco elétrico especificada nas opções. Você pode especificar qualquer energia incidente como sendo o limite para vários níveis de tensãi digitando os valores na planilha em Opções de Risco Arco Eléctrico. Todos os equipamentos que excedem os limites de risco serão mostrados em vermelho no unifilar.

Limite de Energia Incidente

Para todos os níveis de tensão você pode especificar a energia incidente limite. Equipamentos com energia incidente que excedam os valores limites serão evidenciados em vermelho na tela de visualização do unifilare eles serão reportados no Relatorio Limites de Arco Eléctrico. Isto sinaliza uma notificaçao instantânea de uma condição de perigo. Todos os equipamentos com energia incidente que exceda os valores limites são mostrados em vermelho no unifilar.

Distâncias de Trabalho Default

Para cada nível de tensão, você pode especificar até cinco distâncias de trabalho para a qual a energia incidente será calculada e apresentada no Relatório de Arco Eléctrico. Na visualização dos resultados no unifilar, serão mostrados somente para a menores distância de trabalho, que é a que apresenta a maior energia incidente.

Default

Na caixa de diálogo Padrões das opções de curto-circuito, é possível especificar quais configurações de opções padrão de curto-circuito você deseja usar. Isso afeta as configurações em toda a caixa de diálogo e não se limita apenas à guia selecionada no momento. Essas configurações padrão são usadas para todos os novos unifilares.

As opções são:

  • Armazenar opções atuais como configurações padrão: armazena todas as opções atuais de curto-circuito no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações padrão: atualiza todas as opções atuais de curto-circuito com base naquelas que você armazenou anteriormente no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações de fábrica: atualiza todas as opções de curto-circuito para corresponderem aos padrões incluídos na instalação inicial do programa EasyPower.

As configurações padrão especificadas aqui afetam apenas as configurações ANSI.

Avançado

Veja Opções avançadas de arco elétricoAdvanced Arco Eléctrico Options.

Informações Adicionais