Guia Controle

Para configurar as opções do Fluxo de Potência, a partir do menu Fluxo de Potência selecione Opções de FP. Também é possível acessar as opções de dentro do foco Edição da base de dados selecionando Ferramentas > Opções > Opções de análise > Fluxo de potência.

Selecione a guia Controle para especificar o comportamento de um estudo de fluxo de potência.

Figura 1: Guia de Controle da Caixa de Diálogo das Opções do Fluxo de Potência

Descrições das opções
Opção Descrição

Solution Mismatch

O cálculo de mismatch controla a tolerância da convergência do fluxo de potência quanto irá durar a convergência. Quanto menor o mismatch, mais difícil se torna chegar à convergencia nos cálculos dos fluxos de potência e tensões.

MW

Tolerância da Convergência dos MWs da barra. O fluxo para a convergência em uma barra com esta tolerância de uma carga real na barra é considerada como sendo uma solução aceitável. O ajuste default de 0.0001 MW (100 Watts) é uma tolerância de extrema precisão.

MVAr

Tolerância de convergência dos MVArs da barra. O fluxo para a convergência em uma barra com esta tolerância de uma carga real na barra é considerada como sendo uma solução aceitável. O ajuste default de 0.0001 MVAr (100 VArs) é uma tolerância de extrema precisão.

Tensão PU

Este campo deermina as tolerâncias de tensão para barras com gerador PQG que voltam para barras PV. A tensão da barra deve convergir dentro desta tolerância da carga real na barra para ser uma solução aceitável.

Iterações

Número de iterações de solução permitidas para o cálculo para convergência. Para os sistemas industriais típicos, apenas 20 iterações são necessárias para a convergência. Se forem usados muitos transformadores com comutadores automáticos de tapes ou controles muito próximos, poderá ser necessário fazer 60 iterações.

Subsistemas Isolados

Todos os cálculos de fluso de potência necessitam de uma fonte swing (slack) onde se possa fazer o balanço das potências, perdas, etc. (Veja Fontes Swing). Para resolver um sistema isolado é necessário que você ou o programa adicione uma fonte swing. Um subsistema isolado é quando uma porção do unifilar fica separada da parte principal e não possui sua própria fonte swing (veja abaixo). Isto tipicamente ocorre quando você abre um disjuntor alimentador de uma linha radial ou transformador. Isto também pode ocorrer quando você abre vários disjuntores em sistemas em malha mais complexos.

  • Não permitir: quando executa uma solução e um subsistema isolado é detectado pelo EasyPower, você recebe uma mensagem e a solução não é realizada.
  • Ignorar: quando você executa uma solução e um subsistema isolado é detectado pelo EasyPower, a solução regular e a saída ocorrerão. A tensão da barra do subsistema isolado será sempre 0 e marcada em vermelho se o Limite de subtensão da barra for definido como maior que 0.

Fator de Aceleração de Tape

Fator usado para diminuir a velocidade de mudança de tapes em um transformador com CAT (LTC) ao se mudar de tape.

Método de Cálculo de Partida de Motor

O método de cálculo de partida de motor controla o algoritmo usado e o modo como as cargasa são modeladas quando motores são partidos nos cálculos de fluxo de potência.

Impedância Constante, Não-iterativo

Uma solução direta usando a matriz de admitância e as tensões a partir de um cálculo de fluxo de potência existente. Todas as cargas de potência e corrente constantes são convertidas para impedância constantes para este método. Partida de motores também são modeladas como impedância constante. As vantagens deste método são sua velocidade visto que a soluçao é direta (não é necessária nenhuma iteração) e o fato de que não pode divergir. A desvantagem é que pode ser não conservativa dependendo das soluções das tensões. A razão para isto é que cargas de impedância constante são função do quadrado da tensão. Quando a tensão do sistema é reduzida, a carga é também reduzida proporcianalmente, reduzindo efetivamente a carga.

Potência Constante, Iterativa

Um método iterativo usando o mesmo algoritmo usado para resolver o fluxo de potência. Todas as cargas modeladas como potência, corrente ou impedância constante permanecem como elas estão no cálculo padrão de fluxo de potência. Partidas de Motor são modeladas como impedância constante. A vantagem deste método é a sa precisão visto que ele modela corretamente todos os tipos de carga. A desvantagem é que ele pode divergir (falhar ao calcular), se as tensões se tornarem muito baixas ou as cargas forem muito altas.

Comportamento do SmartBreaker na partida do motor

O recurso SmartBreaker permite que você abra ou feche disjuntores, chaves e fusíveis enquanto estiver no foco Fluxo de potência e o fluxo de potência ou a resolução do motor for executado automaticamente após as alterações de status do disjuntor. A partir do EasyPower 11.0, você pode optar por deixar a tensão do terminal de fonte Eq' como está ou resolver o fluxo de potência para atualizar o Eq' durante a partida do motor quando o status do disjuntor alterar. Observe que essa opção só funciona no modo Resolver motor.

Reinicializar fonte Eq'

Após uma alteração de status do disjuntor, a resolução do fluxo de potência é executada automaticamente para recalcular toda a tensão interna da fonte Eq' e, em seguida, o novo Eq' é usado na ação automática subsequente Resolver motor. Isso é coerente com o modo de funcionamento do EasyPower antes da versão 11.0.

Manter fonte Eq' como está

Após uma alteração de status do disjuntor, o EasyPower usa o Eq' antes da alteração de status do disjuntor para a operação Resolver motor.

Condição inicial do regulador de tensão

Estado atual

Use essa opção para definir o regulador de tensão (tape CAT do transformador) a partir de sua posição de tape atual no início da solução de fluxo de potência.

Condição inicial

Use essa opção para definir o regulador de tensão (tape CAT do transformador) a partir da posição inicial (tape nominal) no início da solução de fluxo de potência.

Critério dos  Resultados

Área

Possibilita você especificar uma área determinada para as barras que irão ser reportadas nos resultados de textos.

Zona

Possibilita você especificar uma zona determinada para as barras que irão ser reportadas nos resultados de textos.

Limite de Sobrecarga

Configura um limite para sinalizar violações de sobrecarga. Equipamentos que não estejam em violação, ainda dentro deste limite, são evidenciados para fácil identificação. Esta configuração se aplica a ambos: nos resultados do unifilar e também nos resultados em texto.

Por exemplo, suponha que um cabo com 500 A nominais seja carregado com 480 A, e o Limite de Sobrecarga esta configurado para -10 porcento. O percentual de sobrecarga é determinado como segue.

  • Limite de sobrecarga em Ampères = 500A x (1-.10) = 450A
  • % Sobrecarga = (480 ‑ 500)/500 = ‑4%

Observe que a sobrecarga é negativa, indicando que enquanto o cabo não estiver sobrecarregado estara 6 porcento acia do mite de 10%. Asssim, ele será evidenciado no unifilar quando você clicar em Sobrecaragas.

Você também pode exibir sobrecargas em porcentual da capacidade nominal do equipamento. Para usar esta opção, no módulo de Edição da Base de Dados, selecione Ferramentas > Opções, clique Sistema marque a caixa de seleção Usar 100%Use 100% da convenção para exibir os cálculos de sobrecargas/superações.

No modo Desequilibrado, você pode escolher o limite de sobrecarga com base na sequência positiva ou por fase. Se você selecionar a sequência positiva, somente o carregamento e a classificação da sequência positiva serão usados no cálculo de sobrecarga. Se você escolher a opção de fase, o programa compara o pior cenário, que é a fase mais carregada, para calcular a sobrecarga.

Classificação do transformador

Define a carga e a classificação do transformador com base em Ampère ou kVA.

  • Se você selecionar Ampère, o programa usará as quantidades atuais para o cálculo da porcentagem de sobrecarga.
  • Se você selecionar kVA, o programa usa quantidades de kVA para proteção contra sobrecarga.

Limite de Sub e Sobretensão nas Barras

Configura os limites máximo e mínimo para a determinação das violações de tensão. As tensões que ou excedem o limite máximo ou caem abaixo do limite mínimo estão em violação. As barras em violação são evidenciadas no unifilar e impressas nas tensões em violação nos relatórios em texto.

No modo Desequilibrado, você pode selecionar a opção de sequência Positiva, Fase-fase e Fase, que é a tensão fase-terra usada para calcular a subtensão ou sobretensão.

Limite de desequilíbrio de tensão da barra

Define o limite de desequilíbrio de tensão da barra em porcentagem.

No modo Desequilibrado, você pode especificar o limite de desequilíbrio de acordo com três opções:

  • Definição de LVUR da NEMA
  • Definição de PVUR do IEEE
  • Definição de VUF verdadeira

Desequilíbrios de tensão nas barras que excedam o limite máximo são violados. As barras em violação são evidenciadas no unifilar e impressas nos relatórios em texto de violação de tensão.

Seq. Neg. Limite de tensão

Essa opção só se aplica ao modo Desequilibrado. Define o limite máximo de tensão de sequência negativa. As tensões de sequência negativa da barra que excedem o limite máximo estão em violação. As barras em violação são evidenciadas no unifilar e impressas nos relatórios em texto de violação de tensão.

Seq. zero Limite de tensão

Essa opção só se aplica ao modo Desequilibrado. Define o limite máximo de tensão de sequência zero. As tensões de sequência zero da barra que excedem o limite máximo estão em violação. As barras em violação são evidenciadas no unifilar e impressas nos relatórios em texto de violação de tensão.

Informações Adicionais