CTA - Guia Risco de arco elétrico

O EasyPower calcula os resultados da avaliação de risco de arco elétrico usando as opções definidas na guia Risco de arco elétrico. Os resultados são calculados para chaves de transferência automática, barras, ferramentas de pontos de conexão, CCMs e panéis.

Figura 1: Guia Risco de arco elétrico

Descrições das opções
Opção Descrição

AF Para Esta Barra

Você pode especificar como deseja que os resultados do arco elétrico sejam determinados para essa barra usando AF para esta barra.

Calculado: quando a barra está com falha, o EasyPower realiza a análise de risco de arco elétrico usando o método de cálculo especificado em Opções de curto-circuito. O EasyPower usa outras configurações nessa guia como parte dos cálculos.

    Excluído: selecione para excluir a barra dos relatórios de arco elétrico. Um exemplo de quando você pode selecionar essa opção é para uma barra necessária para modelar os parâmetros elétricos do sistema, mas que não representa realmente um equipamento elétrico. Outras aplicações incluem nós e derivações (junções), nos quais o trabalho energizado não é necessário.

    Forçado a: ao selecionar essa opção, você pode inserir a energia incidente e o limite do arco elétrico dessa barra. Os valores de energia incidente e de limite de arco elétrico são mostrados no unifilar e em relatórios e permissões de trabalho. Isso pode ser usado para casos em que você precisa aplicar um cálculo que está fora do escopo dos cálculos da norma do setor.

Resultados de AF Para Esta Barra

Você pode especificar se deseja exibir os resultados no lado da linha ou no lado da carga do dispositivo de proteção principal do equipamento de barra. Se os resultados de risco de arco elétrico para esta barram necessitam ser diferentes das opções globais, use este campo. As escolhas são:

  • <<Usar Opções Globais>>: Utilize a opção especificada nas Opções de Curto-Circuito.
  • Incluindo a Entada: Sempre apresenta os resultados de risco de arco do lado da carga em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectao à barra independente de qual opção ofi escolhida em Opções de Curto-Circuito.
  • Excluindo a Entrada: Apresenta sempre os resultados de risco de arco do lado da fonte em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectado à barra independente de qual opção foi escolhida em Opções de Curto-Circuito.
  • Ambas (Incl & Excl Entrada): Apresenta sempre os resultados de risco de arco em ambos os lados, tanto do lado da fonte como no lado da carga em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectado à barra independente de qual opção foi escolhida em Opções de Curto-Circuito.
  • Detalhado: Esta opção avalia os resultados tanto para a barra como os terminais do lado da carga de todos os dispositivos de proteção anexados e abaixo da barra.
  • Nota: Dispositivos alimentadores monofásicos não fornecem resultados de arco voltaico quando você usa o método Detalhado.

Tempos de Atuação para Esta Barra

Você pode escolher o metódo para determinar os tempos de atuação para essa barra de um dos seguintes:

  • Tempos Fixos Pré-Definidos: Obtém o tempo de eliminação de arco para a barra partir dos valores de tempo default da biblioteca. Isto não é o mesmo que os tempos de atuação calculados a partir da Coordenograma (TCC) para o dispositivo de atuação à montante. Os valores armazenados na biblioteca são simplesmente tempos de atuação aproximados pré-definidos. Esse é um método legado e não é recomendado.
  • Tempos Definidos pelo Usuário: Com esta opção você pode especificar os tempos de eliminação do dispositivo de proteção para cada barra. Os detalhes de tempo de arco para a barra podem ser especificados nos campos Identificação do Dispositivo, Função do  Relé e Tempo (s). Quando essa opção é escolhida, deve ser especificado o tempo.
  • Tempos da Coordenograma (TCC) (Calculado Automaticamente): A nergia incidente de Arco Elétrico é calculada com base na curva característica tempo-corrente especificada na caixa de diálogo de cada dispositivo de proteção. O tempo de eliminação de atuação do equipamento onde o dispositivo é um disjuntor controlado por relés é a soma do tempo de abertura do mecanismo do disjuntor (por exemplo, 3, 5 ou 8 ciclos), do tempo de atuação do relé e qualquer tempo inserido nos campos de dados Dados do relé, Sistema e Tempo aux.
  • Tempos definidos pelo usuário e de coordenograma: fornece resultados para tempos definidos pelo usuário e para tempos de coordenograma, conforme descritos acima.
  • Dispositivo de unifilar definido pelo usuário: com essa opção, você pode especificar que dispositivo deseja usar para o tempo de coordenograma e o programa obterá automaticamente o tempo de atuação. Você pode escolher um tipo de dispositivo (relé, fusível ou disjuntor de baixa tensão) e identificação do dispositivo. Se você escolher um relé, você também pode selecionar a função do relé.

Nota: Quando um tempo definido pelo usuário é especificado e o método de cálculo é configurado para usar o método integrado, apenas a configuração do dispositivo a montante é usada. O tempo é considerado a duração máxima da simulação. Veja O Método Integrado para maiores informações.

Distâncias de Trabalho

Você pode especificar as distâncias de trabalho mostradas no unifilar e em relatórios e permissões de trabalho.

  • Padrão das opções: quando selecionado, o programa usa as distâncias de trabalho da planilha Distâncias de trabalho padrão nas Opções de Risco de Arco Elétrico.
  • Especificado pelo usuário: selecione essa opção para inserir as distâncias de trabalho desse item.

As unidades exibidas se baseiam nas unidades selecionadas em Opções para risco de arco elétrico na guia Sistema. Para polegadas, a faixa é de 1 a 1000. Para metros, a faixa é 0.1 to 1000.

Distância do eletrodo

Você pode especificar a distância do eletrodo mostrada no unifilar e em relatórios e permissões de trabalho.

  • Padrão da biblioteca: quando selecionado, o programa usa a distância do eletrodo da biblioteca do dispositivo.
  • Especificado pelo usuário: selecione essa opção para inserir a distância do eletrodo desse item. A faixa é entre 0,1 e 25.000 mm.

Configuração de eletrodo

Você pode especificar a configuração de eletrodo mostrada no unifilar e em relatórios e permissões de trabalho.

  • Padrão da biblioteca: quando selecionado, o programa usa a configuração de eletrodo da biblioteca do dispositivo.
  • Especificado pelo usuário: selecione essa opção para escolher a configuração de eletrodo desse item. As opções disponíveis são baseadas na orientação dos eletrodos, quer estejam dentro de um invólucro e, em uma instância, quer terminem em uma barreira.
  • Eletrodos em invólucros:

    • VCB: eletrodos verticais dentro de um invólucro.
    • VCBB: eletrodos verticais terminando em uma barreira isolante dentro de um invólucro.
    • HCB: eletrodos horizontais dentro de um invólucro.

    Eletrodos em ar aberto:

    • VOA: eletrodos verticais em ar aberto.
    • HOA: eletrodos horizontais em ar aberto.

Você pode selecionar mais de uma configuração para representar os vários tipos de condições que podem ocorrer para o equipamento. O EasyPower avalia cada configuração e, então, fornece valores para a maior energia incidente com base nas configurações de eletrodo existentes. O Anexo C da norma IEEE 1584-2018 descreve exemplos em que você pode usar mais de uma configuração de eletrodo.

Dica: Para alterar a configuração do eletrodo para vários itens no unifilar, selecione os itens no módulo Edição da base de dados e, na guia Início, clique em Alterar > Configuração de eletrodo de barra AF.

As configurações de eletrodo são aplicáveis apenas à norma IEEE 1584-2018. Para maiores informações, veja Configuração de eletrodo.

Tamanho do invólucro

Você pode especificar o tamanho do invólucro mostrado no unifilar e em relatórios e permissões de trabalho.

  • Padrão da biblioteca: quando selecionado, o programa usa o tamanho do invólucro da biblioteca do dispositivo. A biblioteca fornece valores típicos com base no tipo de equipamento e tensão.
  • Especificado pelo usuário: selecione essa opção para inserir o tamanho do invólucro do item. Isso permite que você obtenha resultados de cálculo mais precisos, supondo que as dimensões corretas sejam inseridas.
  • As unidades exibidas se baseiam nas unidades selecionadas em Opções para risco de arco elétrico na guia Sistema. Para polegadas, a faixa é de 0,01 a 1000. Para milímetros, a faixa é de 0,1 a 25.000.

As dimensões do invólucro afetam o arco elétrico.

  • O arco elétrico é maior para um invólucro de 20 pol. X 20 pol. X 20 pol.
  • O arco elétrico diminui à medida que as dimensões da altura ou largura aumentam.
  • Em equipamentos de baixa tensão com altura e largura inferiores a 20 polegadas, o arco elétrico diminui se a dimensão da profundidade for menor ou igual a 8 polegadas.

Etiquetas a serem Impressas

Entre com o número de etiquetas a serem impressas no estudo de Arco Eléctrico. Se você entrar "0," nenhuma etiqueta será impressa.

Comentário

Você pode digitar um comentário que aparece na etiqueta do arco elétrico quando ele é impresso. Por exemplo, você pode digitar uma descrição do local do equipamento para ajudar na colocação da etiqueta.

Informações Adicionais