Gerador - Guia Coordenograma

Figura 1: Guia Coordenograma da caixa de diálogo Gerador

Descrições das opções
Opção Descrição

Plotar as Curvas de Decremento do Gerador

Você pode plotar as curvas de decremento do gerador "com" ou "sem" forçar a excitação do campo para fins de comparação.

  • Sem Forçar o Campo: Plota a TCC para a opção "sem forçar o campo".
  • Forçando o Campo: Plota a TCC para a opção “forçando o campo”.
  • Tempo Máximo de Plotagem: Quantidade de tempo em segundos que o gerador pode sustentar as sobrecorrentes sem exceder os limites de temperatura seguros.
Síncrono

Xd

Reatância sincrona do gerador, expressa em por cento.

T”d

Constante de tempo subtransitória de eixo direto.

T’d

Consante de tempo transitória de eixo direto, em segundos.

Ta

Constante de tempo da aramadura em segundos.

Um datasheet típico de gerador irá prover os valores de Ta. Entretanto, alguns fabricantes não fornecem o valor de Ta no datasheet. A constante de tempo da armadura está associada com a taxa de mudança da corrente CC no estator quando o gerador fica sujeito a uma falta trifásica. No livro “Power System Control and Stability,” de Paul M. Anderson e A. A. Fouad, IEEE Press, 1994 são fornecidos valores de Ta para diferentes tipos de gerador.

Ta = (Ld’ + Lq) / 2r

Onde Ld’ é a indutância transitória de eixo direto e Lq é a indutânciado eixo q. Um valor típico para Ta é de 0.15 s para faltas no terminal da máquina.

O livro de Prabha Kundur’s book “Power System Stability and Control”, McGraw-Hill, 1994, provê a seguinte equação para Ta:

Ta = (Ld” + Lq”) / 2/ Ra

Os valores tipicos para Ta ficam entre 0.03 e 0.35s.

Forçamento de Campo

Corrente de excitação forçada para uma dada carga expressa por unidade do valor da corrente de campo sem carga, Ifd0. Se a planilha do fabricante fornecer dados de força de campo para a condição de carga nominal/total, multiplique pela impedância síncrona por unidade.

Curva Térmica de Dano

Esta seção permite você plotar a curva térmica de dano “I^2t” para o gerador.

Plotagem da Curva Térmica de Dano

Marque esta caixa de seleção para habilitar a plotagem da curva de dano e entrar com os dados nesta seção.

Valor do I2t

Isto define a linha (I^2)t da curva de dano. I está expresso em por unidade da corrente nominal do gerador e t está em segundos. Se o valor de I2t é 20, então a linha da curva de dano extraplolada interceptaria com a corrente nominal do gerador em 20 segundos.

Plot De/Para

A curva de dano é traçada na Coordenograma (TCC) dentro desses valores limites mínimo e máximo, em segundos.

Conex. Dimensionamento automático

Quando essa caixa de seleção é marcada, o programa dimensiona automaticamente as curvas de coordenograma com base no tipo de conexão de fase. Tradicionalmente, para curvas 3F em um coordenograma, é adequado dimensionar as curvas com base na tensão de referência. Se um dispositivo 1F com conexão fase-neutro deve ser plotado com um dispositivo 3F a montante, a curva 1F com conexão LN precisa ser deslocada por um fator de SQRT(3) além do dimensionamento baseado na tensão. Da mesma forma, se um dispositivo 1PH conectado de linha para neutro deve ser plotado com um dispositivo 1PH-3W upstream, então a curva 1PH conectada ao LN precisa ser deslocada por um fator de 2, além da escala baseada em tensão.Quando a caixa de seleção não é marcada, o dimensionamento baseado no tipo de conexão de fase não é aplicado.O status da caixa de seleção para plotagens de coordenograma armazenadas individualmente pode ser diferente. O padrão para novas plotagens de coordenograma é obtido na base de dados do dispositivo.

Informações Adicionais