EasyPower 10.0 Detalhes da versão

Este tópico descreve novos recursos e melhorias do EasyPower, bem como correções de falhas, que estão incluídos na versão.

Para obter informações sobre os service packs mais recentes para esta versão, veja Notas da versão EasyPower 10.0 SP2 e Notas da versão EasyPower 10.0 SP1.

Nota: As características das novas versões frequentemente incluem mudanças na base de dados. Isto pode afetar o que você vê no Navegador da Base de Dados e também o que é incluído quando você exporta os dados para os arquivos no formato CSV. Se o seu trabalho atual exige confiabilidade das informações da base de dados, assegure-se de revisar os seus dados após a atualização de seu software.

Detalhes de recursos novos e aprimorados

Aprimoramentos de curto-circuito e integração com coordenação da IEC

Cabos

Para cálculos de curto-circuito da IEC, as resistências para correntes máximas e mínimas são baseadas nas temperaturas do condutor especificadas na IEC-60909-0. Esses valores são diferentes daqueles mostrados nas caixas de diálogo de dados do cabo para resistências de sequência positiva e zero. Os valores mostrados são baseados na temperatura do condutor especificada na guia Especificações 2 das caixas de diálogo de dados e são usados em análise de curto-circuito ANSI, fluxo de potência, harmônicos e estabilidade dinâmica.

Geradores

Se em Ferramentas > Opções > Sistema, o método de cálculo de curto-circuito é definido como IEC 60909 e a opção (em Equipamento) é definida como Mostrar campos e cálculos de X/R baseados na IEC 60909, ocorrem as seguintes alterações na guia Impedância da caixa de diálogo Dados do Gerador:

  • Os seguintes campos IEC são disponíveis: RG (ohms), pG%, e RGf/X"d. O campo RGf / X"d foi adicionado para geradores síncronos para permitir cálculos de corrente de pico.
  • RPM assume o valor 3000 por padrão (a menos que outro RPM padrão tenha sido armazenado no arquivo de padrões de equipamento Default.db).

Além disso, o campo Relação X/R agora aparece na guia Impedância.

Quadros

Para a IEC, o campo Invólucro foi renomeado para Código IP. Você pode digitar o texto manualmente para o Código de Proteção Internacional.

Transformadores

  • Na guia Coordenograma, é uma nova opção IEC 76-5.4 disponível sob a lista Norma de curva de dano. Quando esta norma é selecionada, você pode especificar o Tempo Mínimo deDano. A capacidade térmica do transformador de suportar a corrente de curto-circuito e plotada para o tempo especificado aqui. O tempo default é 2 segundos.
  • Deslocamento angular do transformador de acordo com a IEC 60076-1: o cálculo de curto-circuito fornece o ângulo de fase das correntes nos ramos e as tensões de barra em vários equipamentos. Os ângulos de fase exibidos são relativos à fonte de tensão equivalente aplicada estando no ângulo zero. Os transformadores que têm configurações de enrolamento diferentes, como conexão triângulo de um lado e conexão estrela do outro, têm um deslocamento designado nos ângulos de fase das correntes e tensões. Para barras remotas e ramos entre transformadores, um deslocamento do ângulo de fase é aplicado de acordo com os cálculos de curto-circuito. A norma IEC 60076-1 especifica a notação do número do relógio e seu respectivo deslocamento do ângulo de fase para transformadores. A EasyPower fornece o deslocamento de ângulo de fase necessário de tensões e correntes remotas para transformadores com classificação IEC na análise de curto-circuito de IEC. Para transformadores com conexões triângulo e estrela de enrolamento, as notações de relógio 1, 3, 5, 7, 9 e 11 são suportadas na base de dados. Têm deslocamento de fase de 30, 90, 150, 210, 270 e 330 graus, respectivamente, com base no lado de alta tensão tomado como referência. Para transformadores com classificação ANSI, é aplicado um deslocamento de fase fixo de +30/-30 graus.
  • O default da conexão de transformadores IEC recém inseridos está configurado para D-YN, com deslocamento angular de 11 horas, a menos que um transformador no unifilar foi editado previamente e neste caso a configuração prévia é usada. Os padrões podem ser alterados por Ferramentas > Padrões de equipamento.
  • Para transformadores de dois enrolamentos, a @MVA ou @kVA Base relacionada à impedância para o transformador é baseada na norma. Na norma ANSI usa a potência de auto-resfriamento (ventilação natural). A IEC usa ventilação forçada (MVA VF) ou a capacidade mais alta quando há capacidade dupla.
  • Na guia Impedância, se Mostrar campos e cálculos de X/R baseados na IEC 60909 estiver selecionado em Ferramentas > Opções > Sistema, é exibido um novo campo pT%. Istoé um fator de correção para a impedância de transformadores elevadores de geradores.

Corte de curto-circuito e marcas em plotagem de coordenograma

As curvas características de tempo x corrente (coordenograma) dos dispositivos de proteção agora podem ser cortadas na corrente de curto-circuito máxima de IEC que fluirá pelo dispositivo. É possível cortar a curva de coordenograma usando uma das seguintes correntes:

  • Corrente inicial
  • Correntes de interrupção (0,02, 0,05, 0,1 e 0,25)
  • Correntes de estado sólido

Para a corrente de interrupção, o intervalo de tempo global padrão pode ser definido em Opções de Curto-Circuito > Controle.

Para dispositivos de proteção individuais, como relés, disjuntores de baixa tensão e fusíveis, você escolhe o tempo de interrupção desejado na caixa de diálogo de dados do equipamento.

Quando os cálculos de curto-circuito são definidos como IEC 60909, é possível inserir marcas de curto-circuito no coordenograma para dispositivos de proteção individuais. Você pode marcar as caixas de seleção das correntes Inicial, Interrupção e Estado sólido nas caixas de diálogo de dados do dispositivo de proteção.

Você pode inserir marcas de curto-circuito definidas pelo usuário em um coordenograma com base nas falhas iniciais, de interrupção ou estado sólido. É possível escolher o comando Inserir a Marcação da corrente de C.C. no menu Coordenograma ou no menu de contexto do botão direito do mouse e inserir os parâmetros desejados.

As correntes de curto-circuito usadas para corte de coordenograma ou marcas são ajustadas automaticamente com base no local da falha. Quando você plota um coordenograma pela primeira vez, todos os dispositivos de proteção usam a corrente de falha máxima possível com base na barra mais próxima com falha. Quando há falha em barras individuais, o programa atualiza as correntes de corte e as marcas.

Todas as caixas de diálogo de dispositivos de proteção foram atualizadas para mostrar a terminologia da IEC.

Motores

  • Para motores síncronos IEC, quando o método de cálculo de curto-circuito é definido como IEC 60909, o campo RMf/X"d fica disponível na guia Curto-circuito. Isto representa a relação fictícia da resistência para a reatância subtransitória que é usada para os cálculos das correntes de pico.
  • O campo Código ANSI é removido da guia Impedância se é selecionado C.C. IEC.
  • Se o método de cálculo de curto-circuito é definido como IEC 60909, RPM assume o valor padrão de 1500 (a menos que outro RPM padrão tenha sido armazenado no arquivo de padrões de equipamento Default.db).

Dispositivos de Proteção

  • Para disjuntores de alta e baixa tensão, fusíveis e interruptores, você pode especificar a norma de teste de dispositivo ANSI ou IEC, mesmo que Fabricante, Tipo e Estilo ainda não estejam selecionados. Isso permite definir as correntes de curto-circuito nominais para dispositivos que estão em processo de design ou especificação.

Opções de coordenograma - Guia Controle de curto-circuito

  • Em Correntes de curto-circuito (C.C.) de coordenograma, a opção Calculado a partir de C.C. agora está disponível para correntes de curto-circuito IEC.
  • O Método de Cálculo do X/R fica oculto quando o método de cálculo de curto-circuito é definido como IEC 60909.
  • A Tensão Pré-Falta PU agora inclui a IEC na etiqueta se o método de cálculo de curto-circuito esta configurado para IEC 60909.

V e I Remotas

A corrente remota está disponível em curto-circuito IEC. Clique em V/I remotas após uma falha de barra única para exibir as correntes remotas e as tensões de barra remotas no unifilar. (Essa funcionalidade já existia em ANSI.)

Arquivos Exemplo

Existe um novo arquivo unifilar exemplo para a IEC chamado Protection-IEC.dez. Isto é utilizado para prover exemplos IEC para o tutorial de seletividade. Um novo e específico tutorial de seletividade IEC está disponível na Página de Entrada.

Menu Curto-circuito (IEC)

Existe uma versão do menu para o Curto-Circuito IEC, que inclui as seguintes opções de exibição no unifilar:

  • Tensão e corrente Remota.
  • Correntes Iniciais.
  • Correntes de Interrupção (0,02, 0,05, 0,10, 0,25).
  • Correntes de Estado sólido.

Opções de Curto-Circuito (IEC)

Há um conjunto separado de opções para IEC quando o método de cálculo de curto-circuito é definido como IEC 60909.

Guia Controle
  • Existe um novo conjunto de opções para Método de Cálculo de Pico, incluindo Método B, Método C, e o Pior Caso. O default é o Método C.
  • As opções IEC de Fator C foram movidas da guia em Ferramentas > Opções > Sistema para a guia em Opções de curto-circuito > Controle.
  • Há uma nova opção para Tensão no ponto de falta de CC IEC. Este valor IEC não afeta o ANSI.
  • Existe uma nova caixa de seleção Para faltas desbalanceadas, use a relação de pico trifasico. Marque esta opção para garantir que faltas desbalanceadas como as faltas fase-terra e dupla fase-terra usam a relação X/R da falta trifásica para calcular a corrente de pico no método C. Se esta opção não estiver marcada, o  R/Rda falta desbalanceada é usado para os cálculos da corrente de pico. Esta opção não fica disponível no método B.
Guia Resultados em Texto

Existem várias opções de relatório disponíveis para a IEC numa variedade de formatos:

  • Relatório Inicial de BT e AT
  • Relatórios de Interrupção de BT e  AT
  • Relatórios das Correntes Permanentes
  • Relatório de Curto-Circuito 909
  • Relatório de Suportabilidade de Equipamento
  • Relatório de Sensibilidade de Tensão (Apenas para Falta Única)
  • Para relatórios iniciais e de interrupção, você pode especificar os formatos desejados (Simples, Médio ou Detalhado). Você pode especificar o formato da unidade para Formato dos componentes simétricos em Por unidade em sequência, Ampères de fase ou Por unidade de fase).

Nota: Para os relatórios IEC de Interrupção de AT e BT, se nenhum tempo é selecionado, o default é 0.1 segundos.

Guia Resultados no Unifilar
  • Há uma nova opção de Mostrar todas as V&I remotas para falhas de barra única. (Essa funcionalidade já estava disponível em ANSI.)
  • Existem novas opções para habilitar Destaque da Sensibilidade de Tensão para Barras Remotas de Baixa Tensão e Alta.
  • Você pode exibir a unidade para Tensão da Barra Remota (Sim) em Por-unidade e kV.

Texto do unifilar customizado e dados de equipamentos

  • A instalação do EasyPower agora inclui um arquivo modelo de texto (TextTemplate.eztxt) que contém os formatos de texto default, componentes exibidos e posicionamento. Quando um arquivo de texto customizado não foi criado, o seu unifilar exibe o texto EasyPower default.
  • Existe uma nova guia em Ferramentas > Opções para o Texto do Unifilar. Agora é possível controlar que texto e dados aparecem com cada item no unifilar. As suas mudanças são armazenadas num arquivo modelo de texto customizado, os quais são armazenados no unifilar quando você os salva.
  • Você pode exportar o texto customizado do unifilar para um novo arquivo modelo de texto e importar as customizações para outros unifilares.
  • Você pode configurar a precisão das casas decimais para os campos numéricos nos transformadores, geradores, linhas de transmissão, motores, CCMs e quadros. As opções para as decimais incluem número máximo de casas decimais, número fixo de casas decimais e número de dígitos significativos.

Símbolos do unifilar customizado

  • Durante a instalação, você será questionado se deseja usar os símbolos ANSI ou IEC como os símbolos padrão. Você pode alterar isto mais tarde em Ferramentas > Opções > Símbolos do Unifilar.
  • Existem novos símbolos IEC para concessionárias, capacitores, reatores shunt, filtros e transformadores de dois e três enrolamentos, reatores limitadores de corrente, disjuntores de baixa e alta tensão, chaves, chaves fusíveis, chaves de transferência automática, transforamdores de correntes e relés.
  • Os símbolos da Paleta de Equipamentos, o menu Inserir e outras áreas do EasyPower exibem os simbolos ANSI ou IEC baseado na seleção de símbolos feita em Ferramentas > Opções > Símbolos do Unifilar.
  • Cada unifilar usa uma base de símbolos configurada para ANSI ou IEC, mas você também pode criar simbolos customizados para os seus unifilares. Modelos de simbolos customizados fazem parte do unifilar e podem ser exportados e importados para outros unifilares.
  • Quando você copia e cola símbolos customizados, os símbolos definidos no unifilar destino serão os símbolos exibidos.

Conformidade com o Código Elétrico Nacional (NEC) de 2017

Essa versão inclui alterações que estão em conformidade com Código Elétrico Nacional (NEC) de 2017 referente a 110.16(B), Advertência de risco de arco elétrico de equipamento de serviço.

Conformidade com 2018 NFPA 70E

Essa versão também inclui alterações que estão em conformidade com a norma NFPA 70E 2018, incluindo atualizações para limites de aproximação de arco elétrico, níveis de EPI e etiquetas. Agora você pode exibir energia incidente em joules/cm2. A biblioteca de dispositivos foi atualizada para fazer referência às novas tabelas 70E.

Projeto Automatizado

Na guia Opções > Gerais, há uma nova caixa de seleção Usar por bases de fase para cálculos de kVA de fator de código. Ao realizar cálculos de carga baseados em NEC por grupos de tipo de carga, os fatores de demanda podem ser aplicados com base na carga total para todas as fases. Essa é uma opção diferente dos totais por fase, que forneceram resultados conservadores.

Backups Automáticos

A primeira vez que você salva o seu unifilar, uma cópia do arquivo é armazenada em uma pasta backup (Documentos\EasyPower 10.0\Oneline Backups). Para os salvamentos subsequentes, o programa faz uma cópia do arquivo sobre o último salvamento anterior ao salvamento atual. Este arquivo é armazenado na mesma pasta como um arquivo tipo .DEZ e tem uma extensão do tipo .BAK. Isto assegura que você tenha cópias backups do seu arquivo do unifilar original e da última versão salva.

Defaults para Cabos, Barramentos Blindados e Linhas de Transmissão

Agora você pode especificar ou estilo ou peso default para cada tipo de linha para cabos, barramentos blindados e linhas de transmissão nas configurações Default para os Equipamentos. Novas linhas são ciradas com essas configurações pré-setadas. As configurações podem ser sobrescritas para cada equipamento individualmente.

Versão chinesa do EasyPower

O EasyPower agora está disponível em uma versão traduzida para o chinês. A interface do usuário e a documentação do produto foram traduzidas.

Estabilidade Dinâmica

Foram adicionados vários "white-papers" para motores de indução que são referenciados na documentação de estabilidade dinâmica. Os artigos estão disponíveis a partir da Página Inicial em Documentos.

Exportação no Formato DXF

Para exportar em DXF, a conversão suporta os novos símbolos do EasyPower (incluindo símbolos customizados) bem como textos.

Propriedades do  Arquivo

  • Você pode agora escolher um modelo de texto para o unifilar.
  • Os layouts foram alterados para melhor corresponder aos Locais dos Arquivos além de outras melhorias.

Relatório de espectros harmônicos

O Relatório de espectros harmônicos agora mostra a frequência ao lado do número do harmônico.

CCMs

Quando a Unidade na guia Especificação está configurada para Métrico:

  • Na guia Descrição, a listade Tipo de Carga exibe 37kW ao invés de 50 HP.
  • As etiquetas do motor na guia Curto-Circuito exibem 37 kW ao invés de 50 HP.
  • As colunas na guia Resumo exibem 37 kW ao invés de 50 HP.

Galeria de Mídias

Quando você da duplo-clique para abrir a Galeria de  Mídias, a imagem agora aparece na aplicação que você escolheu como visualizador de imagens para o tipo de arquivo. Isto permite que você use as funções do visualizador de imagens bem como visualizar simultaneamente a imagem enquanto você edita o EasyPower.

Modelagem de baixas tensões

O equipamento agora pode ser modelado até 1 volt.

Melhorias de OnSite

Fizemos melhorias no processo de importação de OnSite arquivos para EasyPower unifilares, incluindo um layout de unifilar aprimorado e melhor correspondência de equipamentos.

Opções

Guia Equipamento

  • Existe uma nova caixa de seleção para Mostrar campos e cálculos de X/R baseados na IEC 60909. Se o método de cálculo de curto-circuito está configurado para IEC 60909, a caixa de seleção é marcada como default até que seja alterada. Os geradores, motores e transformadores irão mostrar ou esconder os campos baseado nesta opção.
  • Agora existe uma nova caixa de seleção para Usar tabela de ampacidade de cabo a 75C em infraestrutura Tipo Ar. Serve para exibir a classificação do terminal com base na classificação do cabo a 75 °C. Por padrão, a caixa de seleção não fica marcada com base no requisito NEC de uso de ampacidade para cabo a 75 °C em cabo ou eletroduto.
  • O método de cálculo de curto-circuito (selecionando na guia Sistema) determina qual unidade aparece para Calculo de X/R para Grupo de Motores (HP or kW).

Guia dos Locais dos arquivos

A guia Localização dos Arquivos foi reorganizada para agrupar os arquivos mais adequadamente.

Guia Geral

A caixa de seleção para Mostrar graficamente a entrada principal nos CCMs e Quadros foi removida. Isto agora é controlado pela customização de simbolos do unifilar.

Guia Sistema

O nome do Método de cálculo de curto-circuito foi alterado de IEC para IEC 60909.

Fluxo de Potência

No fluxo de potência, se para o transformador a Unidade é Métrica, as correntes primárias são usadas como nominais para os cálculos de sobrecarga. Para outros tipos de unidade, as correntes secundária são usadas.

Relés

Na caixa de diálogo Dados do Relé para o ajuste Instantâneo quando a Faixa do Pickup está configurada para <Nenhum> ou Desabilitado, o dado da Temproziação do Instantâneo é agora removido. Isto evita a necessidade de você deletar configurações de temporização e previne que mensagens de advertência aparecerem quando você clicar em OK na caixa de diálogo.

Configuração de padrões do sistema durante a ativação do produto

Ao autorizar o EasyPower pela primeira vez, você tem opções para definir os padrões do sistema.

  • Frequência (50 ou 60 Hz).
  • Conjunto de símbolos padrão (ANSI ou IEC).
  • Cálculos padrão de curto-circuito (ANSI ou IEC).
  • Unidade (EUA ou Métrica).

Esses podem ser alterados mais tarde em Ferramentas > Opções de Sistema se necessario.

Página de Entrada

  • A Página de Entrada será atualizada periodicamente com conteúdos relacionados a partir da web.
  • Um novo tutorial do produto foi adicionado: Seletividade dos Dispositivos de Proteção (IEC).

Modelos dos Blocos de Título

Novos modelos de bloco de títulos estão disponíveis para os formatos A4 e A3.

UPSs

Na guia Especificações, as opções Resultados do Curto-Circuito são Inicial, Interrupção, e Permanente se o método de cálculo de curto-circuito está configurado para IEC 60909.

Correção de Falhas (bugs)

As seguintes questões foram corrigidas na versão 10.0:

  • O programa parava de responder ao tentar imprimir um coordenograma para PDF.
  • O programa parava de responder após selecionar a coordenação automática para um .DEZ que apresentava problemas com os dados do cabo.
  • O programa parava de responder devido a um problema com um transformador de dois enrolamentos em um desenho.
  • O programa parava de responder quando era inserido um TC em um desenho.
  • O programa parava de responder quando era excluído um item de um desenho.
  • Ao alterar o método do Arco Elétrico de Momentâneo para Inegrado e voltado faria com que o programa parasse de responder.
  • O programa parava de responder ao abrir um cenário devido à falta de dados gráficos de algum equipamento.
  • O programa parava de responder ao entrar no módulo de fluxo de potência devido à falta de gráficos.
  • O programa parava de responder ao entrar no módulo de curto-circuito com disjuntores de chave de transferência automática fechados.
  • O programa parava de responder ao abrir o módulo de curto-circuito devido a um acionamento de frequência ajustável desconectado.
  • O programa falhava ao abrir um unifilar novo ou existente em certas circunstâncias.
  • O programa não abria arquivos Excel após exportar um Relatório de suportabilidade de equipamentos.
  • Selecionando um tamanho de página customizado ao imprimir um desenho fez o desenho aparecer preto.
  • Unidade Métrica não estava imprimindo nos desenhos PDFs.
  • O Formato IEEE/WSCC no Relatório detalhado de fluxo de potência foi corrigido.
  • O padrão do Fator de projeto não estava sendo salvo no EasyPower 9.8.
  • A configuração ST ZSI (I^x)t não estava correspondendo à Atuação de fase ST (I^x)t.
  • O círculo cinza ao redor de um símbolo de disjuntor de BT não estava sendo exibido quando a função ZSI estava ativada.
  • A corrente fundamental de um inversor não estava sendo exibida corretamente.
  • Mudanças temporárias não estavam sendo salvas na Coordenograma (TCC) no módulo de seletividade.
  • Um sistema CC não era capaz de se conectar a um sistema AC sem um retificador ou inversor.
  • As fontes no Relatório da base de dados em uma impressão de PDF apareciam com tamanhos diferentes.

  • Usando a previsualização da impressão de uma Coordenograma (TCC) não exibia o unifilar e a Coordenograma (TCC) adequadamente.
  • O programa não plotava um coordenograma para itens selecionados embora estivessem selecionados.
  • A tentativa de mover um transformador de dois enrolamentos após importar do SKM fazia o EasyPower exibir uma mensagem de erro.
  • Certos campos da lista de cargas de quadro não foram importados durante uma importação do SKM.
  • Um transformador zig-zag exibiu contribuição zero ao ser aplicada falta em todas as barras do unifilar.
  • Os sinais positivos e negativos nos relatórios de fluxo de potência das barras não estavam consistentes com o unifilar.
  • O SmartDesign não estava realizando o dimensionamento de um AFD.
  • As curvas dos Relés não estavam mostrando certos ajustes instantâneos na Coordenograma (TCC).
  • Os tamanhos das fontes e o texto da lista de cargas eram diferentes das versões anteriores do software após a exportação para DXF.
  • Apareciam textos no unifilar ao invés de valores quando ocorria sobrecarga durante os calculos de Fluxo de Potência.
  • O Fluxo de Potência não rodava a menos que certas UPS estivessem desativadas.
  • Partindo um motor no Fluxo de Potência, para um motor métrico exibia MSHP no unifilar ao invés de MSkW.
  • CCMs e quadros, a caixa de diálogo não exibia informações de carga da biblioteca a partir da biblioteca de dispositivos.
  • A curva do relé no ponto de corte se estendia para a esquerda da plotagem do coordenograma.
  • O texto no coordenograma se reposicionava depois de clicar duas vezes com a roda do mouse.
  • Os valores de cargas totais estavam faltando em listas de cargas do centro de distribuição. Novas variáveis foram adicionadas na lista de cargas.
  • As listas de cargas não eram atualizadas automaticamente nos desenhos.
  • Os cenários não armazenavam a escala para listas de cargas.
  • O indicador de diferença de tempo não era mostrado para curvas de aterramento do disjuntor de baixa tensão ou armazenando dos dados no coordenograma.
  • Os coordenogramas do dispositivo de proteção não eram exibidos quando conectados aos capacitores.
  • Alguns padrões de coordenograma não estavam sendo salvos.
  • Em coordenogramas, a seleção do tipo de falha e a opção Exibir fase/terra foram aprimoradas para consistência.

Informações Adicionais