EasyPower 10.2 Detalhes da versão

Este tópico descreve novos recursos e melhorias do EasyPower, bem como correções de falhas, que estão incluídos na versão.

Para obter informações sobre os service packs mais recentes para esta versão, veja EasyPower Notas da versão 10.2 SP1.

Nota: As características das novas versões frequentemente incluem mudanças na base de dados. Isto pode afetar o que você vê no Navegador da Base de Dados e também o que é incluído quando você exporta os dados para os arquivos no formato CSV. Se o seu trabalho atual exige confiabilidade das informações da base de dados, assegure-se de revisar os seus dados após a atualização de seu software.

Detalhes de recursos novos e aprimorados

Suporte da IEEE 1584-2018

Esta versão inclui atualizações para os cálculos do programa e opções para apoiar a nova norma IEEE 1584-2018.

Método de cálculo da nova norma

Em Opções de curto-circuito, as referências à norma IEEE 1584 mais antiga foram renomeadas para IEEE 1584-2002 e as bases de dados mais antigas nas quais essa norma era selecionada agora estão configuradas para usar a IEEE 1584-2002. Ao criar um unifilar, o padrão agora é a IEEE 1584-2018.

O novo método aplica os cálculos complexos descritos na norma IEEE 1584-2018 para determinar a energia incidente do arco elétrico e os limites dele.

Figura 1: Alterações de nome da norma de arco elétrico

Quando a norma IEEE 1584-2018 é selecionada, as opções para a corrente de arco de pior cenário especificada pelo usuário são removidas, pois esse valor é calculado com base nos parâmetros do sistema com a nova norma. O método de arco elétrico calculado usa Integrado como padrão para novas bases de dados. Além disso, agora existem distâncias de trabalho separadas para o centro de distribuição na tabela Fechado. Isso permite especificar para o centro de distribuição uma distância de trabalho diferente daquela dos outros tipos de equipamento.

Figura 2: Alterações de opção de arco elétrico

Opções avançadas de arco elétrico

Na caixa de diálogo Opções avançadas de arco elétrico, há uma série de alterações relacionadas às atualizações da norma IEEE 1584-2018. A caixa de diálogo foi reconfigurada para exibir melhor as opções disponíveis.

Figura 3: Opções avançadas de arco elétrico

  • Para a norma IEEE 1584-2018, a Energia limite de arco elétrico é definida em 1,2 (cal/cm2). A configuração Cálculo de corrente remota usa o método de Relação. Essas opções ainda estão disponíveis para métodos anteriores.
  • Para a norma IEEE 1584-2018, Aplicar as equações do modelo de fusível limitador de corrente da IEEE 1584 se aplica apenas quando a configuração de eletrodo é VCB.
  • Há uma nova opção para selecionar o que acontece quando a tensão ultrapassa o limite do intervalo do modelo da IEEE 1584.
    • Para a norma de arco elétrico IEEE 1584-2018, essa configuração usa por padrão o método de Ralph Lee ou pode ser apagada para omitir os cálculos.
    • Para normas de arco elétrico baseadas na IEEE 1584-2002, essa configuração é definida com o método de Ralph Lee.
    • Para a norma de arco elétrico NFPA 70E D.2 D.3, essa configuração não é aplicável.
  • Há uma nova opção para selecionar o que acontece quando as correntes de falta franca ultrapassam o limite do intervalo do modelo da IEEE 1584.
    • Para a norma de arco elétrico IEEE 1584-2002, essa configuração usa por padrão o método de Ralph Lee. Pode ser alterada para IEEE 1584 ou desmarcada para omitir os cálculos.
    • Para normas de arco elétrico baseadas na IEEE 1584-2002, essa configuração é definida como IEEE 1584.
    • Para a norma de arco elétrico NFPA 70E D.2 D.3, essa configuração é não aplicável.
  • Para equipamentos ao ar aberto, é possível escolher aplicar a norma NFPA 70E 2009 Anexo D.8. Você pode selecionar se deseja aplicar essa norma a maior ou igual a 1 kV, ou maior que 15 kV.

Atualizações da guia Risco de arco elétrico

A guia Risco de arco elétrico que aparece em chaves de transferência automática, barras, pontos de conexão de ferramentas, CCMs e painéis foi atualizada em todos eles com novos parâmetros para acomodar os cálculos da IEEE 1584-2018. Os novos campos incluem Distância do eletrodo, Configuração de eletrodo e Tamanho do invólucro. Você pode usar os padrões da biblioteca de dispositivos ou optar por usar seus próprios valores especificados pelo usuário. É possível personalizar os padrões da biblioteca por tensão e tipo de equipamento.

Figura 4: Guia Risco de arco elétrico

A configuração do eletrodo, os tamanhos do invólucro e a distância do eletrodo podem ser incluídos como variáveis em etiquetas de arco elétrico personalizadas. Veja Inserindo uma Variável do Relatório de Risco de Arco Elétrico para obter informações de como inserir variáveis em etiquetas personalizadas.

Configurações de eletrodo

A nova norma apresenta novas configurações de eletrodo para cálculos de risco de arco elétrico. Esses incluem:

Eletrodos em invólucros:

  • VCB: eletrodos verticais dentro de um invólucro.
  • VCBB: eletrodos verticais terminando em uma barreira isolante dentro de um invólucro.
  • HCB: eletrodos horizontais dentro de um invólucro.

Eletrodos em ar aberto:

  • VOA: eletrodos verticais em ar aberto.
  • HOA: eletrodos horizontais em ar aberto.

Para bases de dados do EasyPower mais antigas que são abertas na versão 10.2 do programa, as configurações do eletrodo são atualizadas conforme mostrado na tabela abaixo.

Você pode especificar a configuração do eletrodo nos vários equipamentos nos quais o risco de arco elétrico pode ser calculado. Veja Atualizações da guia Risco de arco elétrico.

Configurações de eletrodo atualizadas

Orientação original

Nova configuração de eletrodo

Vertical

Padrão da biblioteca

Horizontal

Especificada pelo usuário - HCB

Vertical para barreira

Especificada pelo usuário - VCBB

Ar aberto

Padrão da biblioteca

As configurações de eletrodo são aplicáveis apenas à norma IEEE 1584-2018. Veja Configuração de eletrodo para maiores informações.

Atualizações de biblioteca de dispositivos

A biblioteca de dispositivos foi atualizada para fazer referência à nova norma IEEE 1584-2018. Agora existem tabelas separadas para NEMA/ANSI e IEC, em vez de colunas separadas na mesma tabela. Agora há tabelas separadas para IEEE 1584-2018, IEEE 1584-2002 e V7.0 Melhorada.

A biblioteca agora inclui colunas para configuração de eletrodo e tamanhos de invólucros, e os dados da biblioteca foram expandidos para incluir informações de invólucro e distância padrão. É possível personalizar os padrões da biblioteca por tensão e tipo de equipamento. A faixa de tensão que anteriormente era de 0,2 a 1,0 foi dividida em 0,201-0,600 e 0,601-0,999.

Figura 5: Padrões de risco de arco elétrico na biblioteca de dispositivos

Você pode especificar mais de uma configuração de eletrodo na biblioteca, se necessário. Para a norma IEEE 1584-2018, o programa determina a energia incidente mais alta com base nas configurações de eletrodo existentes ao calcular o risco de arco elétrico.

Figura 6: Configurações de vários eletrodos

Atualização da biblioteca de dispositivos

A partir do EasyPower 10.2, as tabelas de Padrões de risco de arco elétrico na biblioteca de dispositivos agora incluem uma nova tabela para IEEE 1584-2018. Em resultado dessa alteração, o EasyPower exibe uma advertência se você abrir uma base de dados de unifilar que está conectada a uma biblioteca de dispositivos de uma versão anterior ao EasyPower 10.2.

Você ainda pode abrir o arquivo de base de dados usando a biblioteca de dispositivos mais antiga, mas se houver valores padrão que não estão definidos na biblioteca mais antiga, o EasyPower usará os valores padrão do programa.

Você pode atualizar uma biblioteca de dispositivos mais antiga abrindo-a no EasyPower 10.2. Os arquivos de biblioteca de dispositivos para versões anteriores a 10.2 são atualizados da seguinte forma:

  • A tabela V.7 Melhorada é mantida.
  • A tabela IEEE 1584 existente é renomeada como IEEE 1584-2002.
  • Uma nova tabela IEEE 1584-2018 é criada.

Alterações nos relatórios de comparação de cenário/risco de arco elétrico

Os relatórios de comparação de cenário e de risco de arco elétrico têm novas colunas, incluindo:

  • Configuração de eletrodo
  • Altura do invólucro
  • Largura do invólucro
  • Profundidade do invólucro
  • Nível de EPI
  • Descrição de EPI
  • Comentários

As seguintes colunas foram renomeadas:

Colunas renomeadas

Nome original

Novo nome

Notas

Dist Entre Fases

Distância do eletrodo

A distância pode vir da biblioteca ou ser especificada no item. A unidade sempre é mostrada em milímetros.

Descrição da roupa necessária

Comentários

EPI/Comentários

Em versões anteriores, o texto da coluna mudava dependendo de o nível de EPI ter sido selecionado para ser mostrado nas Opções de risco de arco elétrico. Esta coluna mantém sua natureza dupla como nas versões anteriores, mas agora os dois nomes aparecem no cabeçalho.

A coluna permanece disponível para bases de dados mais antigas, mas foi substituída por novas colunas separadas para Nível de EPI e Comentários.

Comentário da Etiqueta

Comentário da etiqueta do equipamento

 

Etiquetas a serem Impressas

Quantidade da etiqueta do equipamento

 

Comentário do dispositivo

Comentários da Etiqueta do Dispositivo

 

Contagem de Comentário do Dispositivo

Quantidade da etiqueta do dispositivo

 

Para os cálculos da nova IEEE 1584-2018, os resultados de arco elétrico no relatório de risco de arco elétrico que são derivados usando a corrente de arco reduzida são exibidos em texto rosa, semelhante a como a corrente de arco de pior cenário era exibida no relatório no passado.

O texto rosa significa que a energia incidente máxima foi calculada usando a corrente de arco reduzida. O texto preto significa que a energia incidente máxima foi calculada usando a corrente de arco média na norma IEEE 1584-2018.

Como nas versões anteriores, o texto azul indica que a célula pode ser editada e os cálculos serão atualizados com os novos valores.

Figura 7: Texto colorido no relatório de risco de arco elétrico

As colunas padrão nos relatórios alteram com base na norma de arco elétrico selecionada, de forma que as colunas que não são aplicáveis à norma selecionada não apareçam.

Alterações das tarefas de trabalho

A caixa de diálogo Tarefa de trabalho agora tem a opção de seleção de uma ou várias configurações de eletrodo.

Alterações de relatório e navegador da base de dados

Existem novas colunas no Navegador e no Relatório da base de dados para:

  • Configuração de eletrodo
  • Altura do invólucro
  • Largura do invólucro
  • Profundidade do invólucro

Além disso, as seguintes colunas foram renomeadas:

Colunas renomeadas

Nome original

Novo nome

Notas

WD forçada

Configuração da distância de trabalho

Exibe "Padrão" ou "Especificado".

Valor da WD

Distância de trabalho

Se a distância de trabalho do equipamento for especificada pelo usuário, o relatório exibe o valor especificado pelo usuário. Caso contrário, ele mostra o valor conforme recuperado da primeira coluna da tabela em Opções de curto-circuito > Risco de arco elétrico, com base na tensão e tipo do equipamento. Observe que existem duas tabelas: uma para ar aberto e outra para fechado.

As unidades se baseiam na configuração em Opções > Sistema.

Figura 8: Novas colunas do navegador da base de dados

Alterações no comportamento das linhas do quadro

Fizemos alterações na forma como as linhas do quadro funcionam. As células dos valores de carga das fases A, B e C agora estão dispostas diagonalmente e modificamos o que acontece quando você insere e exclui linhas.

Fases e polos

As fases e o número de polos do circuito afetam o comportamento da linha do quadro. Abaixo está a imagem de um quadro trifásico com uma mistura de polos. Quando a caixa de seleção Disposição com fase fixa está marcada, as fases aparecem diagonalmente para cada linha, com a fase A na primeira linha da primeira coluna, a fase B na segunda linha da segunda coluna e a fase C na terceira linha da terceira coluna. Esse padrão de fase se repete em toda a planilha.

O número de polos indica como as linhas são agrupadas para formar um circuito. Por exemplo, as linhas 13-17 são agrupadas porque o número de polos é definido como 3. As linhas 19-21 são agrupadas porque o número de polos é definido como 2. As linhas restantes são todas individuais porque os polos são definidos como 1.

Figura 9: Linhas do quadro trifásico (exibição detalhada) usando a disposição com fase fixa

Em resultado dessa alteração, o comportamento ao inserir, excluir ou mover linhas foi alterado. Você também pode limpar uma linha do quadro sem removê-la. Veja Comportamentos da linha do quadro para informações.

Também mudamos o comportamento quando você altera o número de polos em uma linha de circuito. Agora, os valores em VA/A de todas as linhas afetadas são apagados quando o número de polos é alterado. Uma exceção a isso é quando o tipo de carga é motor. Nesse caso, os valores em VA/A são recalculados com base no valor de HP ou kW.

Em painéis que possuem circuito multipolar que é Tipo de carga do Subquadro, todas as células VA/A agora ficam indisponíveis para entrada.

Além disso, se você alterar o número de polos na parte inferior de uma planilha de quadro e não houver linhas suficientes para o número selecionado, você receberá uma advertência para inserir um número válido para as linhas disponíveis.

Fases na mesma linha

Os valores de carga para fases desconectadas são exibidos em texto vermelho com fundo cinza. Isso normalmente ocorre se os valores foram inseridos no EasyPower em versões anteriores à 10.2 ou enquanto Disposição com fase fixa estava desativado e a opção foi ativada posteriormente. Você pode excluir o texto em vermelho e movê-lo para a fase apropriada ou desmarcar a caixa de seleção Disposição com fase fixa para editar os valores de carga no local e usá-los como fases conectadas.

Figura 10: Valores de carga em fases não padrão

Veja Comportamentos da linha do quadro para informações.

Alterações da exibição simplificada

O nome da Exibição na guia Descrição da caixa de diálogo de dados do Quadro foi alterado de Simplificado - Trifásico para Simplificado.

Agora você pode inserir valores de carga nas colunas VA e Ampères do disjuntor na exibição Simplificado e o valor de carga inserido é automaticamente adicionado à fase apropriada.

Figura 11: Melhorias na exibição simplificada

Melhorias adicionais

  • Aterramento em motores trifásicos: para motores trifásicos em que o tipo de motor é de indução, síncrono ou condensador síncrono, agora é possível selecionar o tipo de conexão D, Y ou YG (triângulo, estrela ou estrela aterrada). Existem novos campos de aterramento na guia Curto-circuito, incluindo X0v (reatância de sequência zero saturada em porcentagem), R (resistência de aterramento neutro em ohms), jX (reatância de aterramento neutro em ohms) e Classe de corrente. Veja Dados de Motor para maiores informações.
  • Símbolo de motor aterrado: quando a conexão do motor é definida como YG, é exibido um novo símbolo no unifilar para indicar um motor aterrado. O símbolo também pode incluir um reator de aterramento ou símbolo de resistor. Veja Motor Tipo para maiores informações.
  • Níveis de zoom: quando você usa Encontrar-Selecionar para localizar um item no unifilar, se o seu nível de zoom atual for inferior a 90%, o item selecionado (ou o último item selecionado se você usou Selecionar adicional) é centralizado na janela e o unifilar é ampliado para 100%. Se o nível de zoom já for superior a 90%, ele permanecerá inalterado.
  • Partida de motor transitório: antes, o módulo de Partida de motor transitório era comprado sem os recursos de Estabilidade dinâmica e o texto de algumas janelas e menus diziam Estabilidade dinâmica em vez de Partida de motor transitório. O texto agora reflete corretamente a Partida de motor transitório quando esse é o módulo adquirido.
  • Interface com guias: a janela de sessão do EasyPower agora tem interface com guias. Isso permite selecionar entre diferentes guias para alternar entre a exibição do unifilar e seus relatórios, por exemplo. Veja Guia Geral para maiores informações.
  • Equipamento desativado: agora fornecemos feedback adicional se você desativar uma barra conectada a um equipamento ativo. Agora, você será questionado se também deseja desativar o equipamento conectado.

Correção de Falhas (bugs)

  • Corrigido um problema em que a visibilidade de texto de dados não era atualizada depois de ser alterada. Por exemplo, a alteração da visibilidade de texto para "Sempre ocultar" não ocultava realmente o texto no unifilar.
  • Corrigido um problema em que a fonte da nota em uma impressão de coordenograma era pequena demais para ler.
  • Corrigido um problema em que os desenhos exportados para DXF não mostravam as setas de direção da corrente.
  • Corrigido um problema em que o fator de serviço do motor padrão era configurado incorretamente para 0 em vez de para o valor padrão.
  • Corrigido um problema em que não era possível mover a extremidade "Para" de cabos, barramentos blindados ou linhas de transmissão quando conectados em paralelo.
  • Corrigido um problema em que os resultados do arco elétrico no relatório de comparação de cenário não correspondiam aos resultados no cenário devido a conversões de unidade incorretas.
  • Corrigido um problema em que o método integrado relatava dispositivos a montante que não eram relevantes para a barra com falha.

Informações Adicionais