Dados da Ferramenta Ponto de Conexão

Use esta ferramenta de ponto de conexão para conectar parte de um equipamento ao unifilar. Alguns equipamentos podem ter potencialmente vários pontos de conexão ao sistema elétrico.

O ponto de conexão representa a combinação de ambos: de uma barra e uma carga. Esta combinação permite você realizar cálculos de energia incidente [arc fash] na barra e na carga como um único conjunto.

Esta caixa de diálogo inclui as seguintes áreas e abas:

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Figura 1:1 Caixa de Diálogo da Ferramenta Dados de Ponto de Conexão

Informações da Conexão

Opção Descrição
Ident Ferramenta [Tool ID] A identificação para a ferramenta. Voce pode selecionar a partir de list, ou clicar em Navegar [Browse] para criar uma nova ferramenta. Para maiores informações veja Ferramentas de Edição [Edit Tools].
Ref Nr [Ref#]

Número de referência para o ponto de conexão. Esta informação aparece no unifilar.

kV Base Tensão Base (kV) da conexão para a ferramenta ponto de conexão. Observe que na ferramenta ponto de conexão a tensão deve ser introduzida antes do equipamento ser conectado. Qualquer coisa menor que 1kV é considerada baixa tensão, qualquer coisa com 1kV ou mais é alta tensão.
CEID [CEID] Copiar Exatamente o Identificador [Copy Exactly Identifier]. Isto representa um tipo de feramenta.
Instalação A instalação onde a ferramenta ponto de conexão existe. Esta informação vem da ferramenta. Veja Ferramentas de Edição [Edit Tools] para maiores informações. As Instalações são configuradas em Ferramentas > Opções > Instalações [Tools > Options > Facilities].
Func. Área A área funcional onde a ferramenta ponto de conexão existe. Esta informação vem da ferramenta. Veja Ferramentas de Edição [Edit Tools] para maiores informações.
Baia A baia onde a ferramenta ponto de conexão existe. Esta informação vem da ferramenta. Veja Ferramentas de Edição [Edit Tools] para maiores informações.
Bloquear Auto-Dimensionamento [Lock Auto-Sizing] Quando esta caixa de seleçao está marcada, a ferramenta ponto de conexão não pode ser auto-dimensionada.

Aba de Especificações [Specifications Tab]

Opção Descrição

Dados de Barra

Tipo de Potência [Power Type]

Escolha o tipo de potência para o equipamento. As opções são:

  • FEN [NPS]: Fonte de Energia Normal [Normal Power Supply]. Por exemplo, uma fonte de energia que não tem backup.
  • FEC [CPS]: Fonte de Energia Crítica [Critical Power Supply]. Por exemplo, uma fonte de erngia que possui sistemas ininterruptos de energia de backup.
  • FEE [EPS]: Fonte de Energia de Emergêcnia [Emergency Power Supply]. Por exemplo, uma fonte que usa um gerador como backup.
Corrente de Curto-Circuito Dinâmica Suportada (kA) [Bracing (kA)] Corrente de curto-circuito nominal suportada pela barra em kA.
Corrente Nominal (A) [Rating (A)] Corrente nominal contínua da barra em Amperères.
Área

Os números de área são usados para definir diferentes áreas específicas do sistema elétrico. Essas áreas podem então ser usadas para a criação específica de relatórios no formato texto para estudos representando um susbsistema do sistema total. Por exemplo, as áreas típicas de uma plant de papel típica pode ter uma casa de força (Área 1), caustificação (Área 2), celulose (Área 3) e máquina de papel (Área4). Os números de áreas devem ser inteiros positivos entre 1 e 999.

Zona

Um número de zona é simplesmente uma sub-área. Isto permite você gerar relatórios mais específicos. Você poderia querer definir a área de moagem da polpa como Área 3 e os equipamentos elétricos dos digestores como Zona 2. Relatórios especificos pode ser gerados para esta combinação sem incluir toda a área de moagem da polpa ou os outros digestores.

Descrição Descrição para a barra.
Alimentado Por [Fed By] Use este campo para indicar o transformador ou fonte de alimentação que supre a barra.
Dados do PDC (Ponto de Conexão) [POC (Point of Connection) Data]
Unidade A unidade para o ponto de conexão. Escolher entre CSA, métrica, ou USA.
Biblioteca de Carga [Library Load] O texto descreve a carga da biblioteca para o ponto de conexão.

Aba Descrição [Description Tab]

Figura 2:2 Aba Descrição [Description Tab]

Dados da Carga

Opção Descrição
Modelo de Carga [Load Model] Escolher a partir de Especificado [Specified] dado (introduzido pelo usuário [(user-entered)] data] ou a partir do SCDA [SCADA] dado (Supervisory Control and Data Acquisition). Os dados SCADA podem ser importados clicando-se em Arquivo > Importar [File > Import].
In [FLA] Corrente de plena carga (corrente de regime nominal) da carga. O ponto de conexão de carga é tratado como uma carga modelada como kVA constante nos cálculos de fluxo de potência.
FP [PF] Fator de potência da carga.
Scaling Factor [Fator de Escala] Cada carga pode ser variada pela aplicação de um fator de escala diferente. Isto deixa você modelar o painel real ou um agrupamento de carga na barra, e a seguir estudar uma condição de carga diferente. Isto permite uma condição "e se " rápida no estudo e prevenir erros que ocorrem devidos a dados de entrada.
Fator de Demanda [Demand Factor] Fator de demanda para a carga.
Dispositivos de Proteção [Protective Device]

A informação do dispositivo de proteção vem do disjuntor localizado entre o ponto de conexão e a barra.

Condutor

A informação do condutor vem do cabo que interliga o ponto de conexão com a barra.

Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Usar a aba Harmônicos [Harmonics] para indicar se este equipamento está introduzindo harmônicos no seu sistema de potência.

Figura 3:3 Aba Harmônicos [Harmonics Tab]

Opção Descrição
Tipo de Carga [Load Type]

O default é Linear [Linear], indicando que o equipamento não produz harmônicos. Escolhendo Harmônico [Harmonic] torna o equipamento uma fonte harmônica e outros campos nesta aba passam a ser editáveis.

Nota:
Para acionamentos de frequência ajustável (AFD), o Tipo de Carga [Load Type] é sempre Harmônico [Harmonic].
Para motores, o Tipo de Carga [Load Type] é Harmônico [Harmonic] se a caixa de seleção Com Acionamento de Frequência Ajustável (AFD) [With Adjustable Frequency Drive (AFD)] está marcada na aba Especificações [Specifications] do motor; de outra forma, será sempre Linear [Linear].

Corrente Fundamental

Usar para configurar a corrente fundamental. As opções são as seguintes:

  • Nos Dados Nominais [Equipment Rating] configure Corr Fundam [Fundm Amps] para os dados nominais do equipamento descritos na aba Especificações [Specifications] .
  • No Especificado pelo Usuário [User Specified] ativa o campo Corr Fundam [Fundm Amps], habilitando você a especificar um valor.

Para usar a corrente fundamental calculada pelo Power Flow, escolha Calculado a partir do Power Flow [Calculated from Power Flow] na área Soma da Tensao  Fundamental [Summation Fundamental Voltage] na caixa de diálogo Opções Harmônicas > Controle [Harmonics Options > Control].

Planilha Harmônica [Harmonic Spreadsheet]

Usar a planilha para introduzir o espectro harmônico produzido por este equipamento. Você pode usar até 30 harmônicos diferentes para cada equipamento. Na planilha, entre com a Ordem Harmônica [Harmonic Number] (tal como 5 para a 5a. harmônica), a Corrente Harmônica [Harmonic Current] em porcento da corrente fundamental, e o Ângulo da Corrente [Current Angle] em graus. Pela indicação do ângulo da corrente você pode simular os efeitos da defasagem angular do transformador nos retificadores de modo que possa haver o cancelamento harmônico apropriado. A ordem harmônica pode ser inteira ou não-interia.

Biblioteca de Carga [Library Load]

O espectro harmônico comum pode ser introduzido a partir da biblioteca. Para instruções de como introduzir as suas próprias informações harmônicas, veja Harmônicos com o Spectrum™ [Harmonics with Spectrum™]. Após selecionar uma biblioteca particular de espectro, a partir de Fabr [Mfr] e listas de Tipo [Type], clique em Importar [Import], e o espectro harmônico é introduzido na planilha dos harmônicos.

Fator da Resistência

O EasyPower permite o cálculo de RH de duas maneiras:

  • Resistência vairando com a potência da ordem harmônica (R-EXP):
  • RH = RFund * H R-EXP

  • Resistência variando com o valor percentual do fator das correntes parasitas (%ECF):
  • RH = RFund * (1+ECF*H2)/(1+ECF)

Os valores default do EasyPower para o efeito skin sobre a resistência R-EXP é 0.5.

Fatores de Correção Típicos da Resistência

  R-EXP %ECF

Transformador [Transformer]

0.5-1.0

1.0-3.0

Concessionária [Utility]

0.0-0.8

    -

Gerador [Generator]

0.3-0.6

    -

Linha/Cabo [Line/Cable]

0.5

    -

Reator [Reactor]

0.5-1.0

0.8-3.0

Motor [Motor]

0.2-0.4

    -

Aba Risco de Arc  FLash

Figura 4:1 Aba Risco de Arc  FLash

Opção Descrição
AF Para Esta Barra

Especifique como você gostaria que os resultados de arc flash fossem calculados para esta barra.

Calculada [Calculated]: Quando calculada for escolhida, o Tempo de Atuação para esta barra [Trip times for this bus] e as seções Distâncias de Trabalho [Working Distances] tornam-se disponíveis.

    Excluída [Excluded]: Escolha para excluir a barra dos relatórios de arc flash. Alguns exemplos de quando a opção excluída poderia ser escolhida são barras que estão no lado da concessionária (onde os empregados de sua empresa não irão trabalhar) mas estão modeladas no unifilar e barras onde trabalhos energizados não são prováveis de ocorrer.

    Forçada para [Forced To]: Quando escolhida esta opção uma célula adicional orá aparecer onde você pode entrar com a energia incidente para esta barra. O valor da energia incidente de arc flash introduzida para esta barra é mostraa no unifilar e no Relatório de Risco de Arc Flash. Isto é usado tipicamente para barras onde a NFPA-70E declara que um EPI particular pode ser assumido se certas condições existem. Particularmente, equipamentos de 208 Volts supridos por transformadores de até 125 kVA.

Resultados de AF Para Esta Barra

Isto especifica se os resultados devem ser visualizados do lado da fonte ou do lado da carga do dispositivo de proteção para o equipamento conectado à barra. Se os resultados de risco de arc flash para esta barram necessitam ser diferentes das opções globais, use este campo. As escolhas são:

  • <<Usar Opções Globais>> [<<Use Global Option>>]: Utilize a opção especificada nas Opções de Curto-Circuito [Short Circuit Options].
  • Incluindo a Entada [Including Main]: Sempre apresenta os resultados de risco de arco do lado da carga em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectao à barra independente de qual opção ofi escolhida em Opções de Curto-Circuito [Short Circuit Options].
  • Excluindo a Entrada [Excluding Main]: Apresenta sempre os resultados de risco de arco do lado da fonte em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectado à barra independente de qual opção foi escolhida em Opções de Curto-Circuito [Short Circuit Options].
  • Ambas (Incl & Excl Entrada) [Both (Incl & Excl Main)]: Apresenta sempre os resultados de risco de arco em ambos os lados, tanto do lado da fonte como no lado da carga em relação ao dispositivo de proteção de entrada para este equipamento conectado à barra independente de qual opção foi escolhida em Opções de Curto-Circuito [Short Circuit Options].
Tempos de Atuação para Esta Barra

Escolha o método para de determinar os tempos de atuação para esta barra escolhendo uma das opções seguintes:

  • Tempos Fixos Pré-Definidos [Pre-defined Fixed Times]: Obtém o tempo de eliminação de arco para a barra partir dos valores de tempo default da biblioteca. Isto não é o mesmo que os tempos de atuação calculados a partir da folha de seletividade para o dispositivo de atuação à montante. Os valores armazenados na biblioteca são simplesmente tempos de atuação aproximados pré-definidos. Este método não é recomendado. Esta opção é um método legado.
  • Tempos Definidos pelo Usuário [User-defined Times]: Com esta opção você pode especificar os tempos de eliminação do dispositivo de proteção para cada barra. Os detalhes de tempo de arco para a barra podemser especificados nos campos -  Identificação do Dispositivo, Função do  Relé e Tempo (s). Se nenhum tempo é especificado, então os resultados de arc flash não aparecerão.
  • Tempos da Folha de Seltividade (Calculado Automaticamente) [TCC Times (Automatically Calculated)]: A nergia incidente de Arc Flash é calculada com base na curva característica tempo-corrente especificada na caixa de diálogo de cada dispositivo de proteção.
  • Tempos Definidos pelo Usuário e das Folhas de Seletividade [User-Defined and TCC Times]: Provê resultados tanto para tempo definido pelo usuário como para tempo da folha de seletividade como descrito acima.
  • Dispositivo Definido Pelo Usuário no Unifilar [User-Defined One-line Device]: Com esta opção, você pode especificar qual dispositivo você quer usar para determinar o tempo da folha de seletividade [TCC], e o programa irá obter o tempo de atuação automaticamente. Você pode escolher um tipo de dispositivo (relé, fusível ou disjuntor de baixa tensão) e identificação do dispositivo. Se você escolher um relé, você também pode selecionar a função do relé.
Distâncias de Trabalho

Especifica as distâncias de trabalho mostradas no unifilar e no relatório de risco de arc flash.

  • Opções usando o Default [Default from Options]: Quando escolhida, as distâncias de trabalho da planilha apresentada em Opções de Risco de Arc Flash são utilizadas.
  • Especificada Pelo Usuário [User Specified]: Escolhendo esta opção permite-se que a distância de trabalho seja introduzida apenas para esta barra.

As unidades mostradas são baseadas nas unidades escolhidas nas Opções de Risco de Arco na aba Sistema.

  • Para polegadas, a faixa é 1-1000.
  • Para metros, a faixa é 0.1 to 1000.
Orientação

Esta é a oritentação da barra com relação ao trabalhador que pode estar exposto ao arco. Isto não se refere às barras verticais ou horizontais no CCM ou no Centro de Distribuição de Carga. O arco caminha a partir da fonte e se estende a partir da ponta dos condutores. Baseado na orientação dos condutores, a energia incidente pode variar. Esta escolha afeta o cálculo do (Cf) usado nas equações de risco de arco.

Veja Orientaçãopara maiores informações.

Etiquetas a serem Impressas [Labels to Print] Entre com o número de etiquetas a serem impressas no estudo de Arc Flash. Se você entrar "0," nenhuma etiqueta será impressa.
Comentário Use este espaço para introduzir comentário na etiqueta de risco de arco.

Outras Abas

Veja Abas Comuns para informação da Localização [Location], Comentários [Comments], Hiperlinks [Hyperlinks], Galeria de Mídia [Media Gallery], ou abas de Dados Coletados [Collected Data].

Informações Adicionais

Referência Técnica da Base de Dados Abas Comuns
Ferramentas de Edição [Edit Tools]  
Galeria de Mídias  
     

www.easypower.com

EasyPower, LLC

7730 SW Mohawk St.

Tualatin, OR 97062

(503)655-5059

techsupport@easypower.com

feedback@easypower.com

Base Técnica do EasyPower

EasyPower Versão 10.0

Copyright © 2019 EasyPower, LLC. Todos os Direitos Reservados.

A última atualização da Ajuda [Help] foi realizada em 04/02/2019