Aplicando uma Falta em uma Barra

Existem várias maneiras de se aplicar uma falta em uma barra. A mais fácil é dar duplo-clique sobre a barra desejada. Uma falta é aplicada em uma barra baseada nas opções configuradas na caixa de diálogo Opções de Curto-Circuito nas abas Controle, Resultados em Texto, e Resultados no Unifilar. Para abrir esta caixa de diálogo, clique em Curto-Circuito > Opções de C.C..

Figura 1: Aplicando uma Falta em uma Barra

Os resultados são colocados diretamente no unifilar. Neste exemplo, a corrente na barra sob falta é de 16.952 kA, que é mostrada do lado direito da barra com uma inclinação de quarenta e cinco graus. A contribuição do transformador acima (não mostrado) é de 14.616 kA, e a contribuição do motor é de 1.201 kA.

Se você quer ver os resultados em texto, selecione as opções de relatório na guia Resultados em Texto da caixa de diálogo Opções de Curto-Circuito.

Uma outra maneira de iniciar uma falta é primeiro escolher uma ou mais barras e a seguir clicar em Aplicar Falta na(s) Barra(s). O EasyPower ignora qualquer item que não seja barra na seleção.

Para aplicar uma falta em todas as barras, clique em Aplicar Falta na(s) Barra(s) sem selecionar qualquer barra, ou dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar do unifilar e escolha Aplicar Falta na Barra.

Você pode designar quais fases falhar para cada tipo de falha nas Opções de curto-circuito da guia Controle. Se as fases que você designou não correspondem às fases atualmente selecionadas para aparecer no unifilar, o programa exibe uma advertência e pergunta se você deseja exibir as fases apropriadas para o tipo de falha que está realizando. Veja Guia Controle para maiores informações.

Exibição de correntes no unifilar para vários tipos de falha

Os quatro tipos de falha disponíveis no menu Curto-circuito são para equipamento 3F.

  • Para equipamento 1F, você pode escolher o tipo de falha na guia Controle da caixa de diálogo Opções de curto-circuito.

  • Para falhas em equipamentos 3F, você pode escolher exibir correntes e tensões para as fases A, B ou C ou exibir valores de componentes simétricos +, -, 0 ou 3I0. Essas opções estão disponíveis no menu.

Quando você causa falha nas barras pela primeira vez, um conjunto padrão de valores de fase é exibido com base no tipo de falha. Se o tipo de falha selecionado é fase-terra única e a barra de falha nas Opções de curto-circuito é definida como fase A, apenas os valores da fase A serão exibidos na barra e nos ramos conectados após você aplicar a falha ou alterar o tipo dela. Você pode exibir mais correntes e tensões de fase simplesmente escolhendo os outros botões para as fases B e C.

Da mesma forma, quando você aplica uma falha fase-fase com fases BC, então, por padrão, as correntes e tensões B e C são exibidas.

Para falhas de equipamento 1F, as correntes de fase exibidas no unifilar são baseadas na fase do equipamento. Por exemplo, um item 1F conectado à fase C exibe apenas as correntes da fase C. Equipamentos com uma conexão BC exibem o resultado para a fase com a corrente mais alta.

Informações Adicionais