Guia Controle

Para configurar as opções de curto-circuito, a partir do módulo Curto-Circuito clique em Opções de C.C.. Também é possível acessar as opções de dentro do foco Edição da base de dados selecionando Ferramentas > Opções > Opções de análise > Curto-circuito.

Na guia de Controle, especifica-se as opções que você quer controlar em relação ao estudo de curto-circuito.

Figura 1: Guia de Controle da Caixa de Diálogo das Opções de Curto-circuito

Descrições das opções
Opção Descrição

Tipo de falha para barras 3F

Para falhas trifásicas, existem quatro tipos de falhas disponíveis durante uma análise de curto-circuito. A default é o Trifásico o qual geralmente é usado para determinar as maiores correntes disponíveis para avaliar a suportabilidade de equipamentos e para fins de proteção. Os outros tipos, Fase-Terra, Dupla-Fase-Terra, e Bifásico são geralmente usados para aplicações especializadas de proteção ou para avaliação de problemas no sistema. Você pode especificar as fases de falha para cada tipo de falha. Durante a análise de curto-circuito, o programa altera automaticamente as fases de exibição se as fases selecionadas que aparecerem no unifilar não corresponderem a esses valores de falha.

Nota: Suas descrições de fase podem ser diferentes das descritas aqui se tiverem sido customizadas em Ferramentas > Opções > Terminologia.

Tipo de falha para barras 1F

Para falhas monofásicas, existem três tipos diferentes de falhas disponíveis durante uma análise de curto-circuito. Você pode especificar as fases de falha para cada tipo de falha. As opções são as seguintes:

  • 1PH-3W: Para falhas monofásicas de 3 fios, as opções são linha para neutro (LN) ou linha para linha (LL).
  • 1PH-2W Linha para Neutro: Para faltas monofásicas de 2 fios linha para neutro, a opção é linha para neutro (LN). Isso é para referência e não pode ser alterado.
  • 1F-2 fios, fase-fase: para falhas monofásicas de 2 fios fase-fase, as opções são dupla fase-terra (DLG) ou fase-fase (LL).

Tipode Cálculo do X/R

Os cálculos de curto-circuito são baseados em três métodos:

  • O metodo da Norma ANSI usa um circuito com os valores de R separados para cálculos de corrente de interrupção (2-5 cycle) para determinar um valor conservativo da relação Z/R. Esta relação é então usada como relação X/R equivalente de Thevenin no ponto de falta para determinar os multiplicadores devidos ao tempo de partida dos contatos e as relações NACD. Os cálculos das tensões e das correntes são baseados na redução do circuito complexo (R+jX). Ambos os cálculos das correntes momentânea (1/2 Ciclo) e de 30 ciclos utilizam a redução do circuito complexo para todas as tensões, correntes e relação X/R.
  • O cálculo Complexo padrão (não ANSI) usa a redução da rede complexa para todos os cálculos momentâneos, de solicitação de interrupção, tensão de 30 ciclos, corrente e relação X/R.
  • O Método da Corrente Característica (MCC) calcula a componente CC de cada ramo baseado no ângulo de fase da corrente fluindo nele e a seguir soma a componente CC de cada ramo que contribui para a corrente de falta. A relação da corrente CC total para a AC total é usada para determinar o X/R equivalente no ponto de falta. O fluxo de corrente nos ramos que tem ângulos de fase diferentes (relação X/R) terão uma corrente de pico em tempos um pouco diferente antes do primeiro meio ciclo. Para simplificar os cálculos, a componente CC é tomada a 0.5 ciclo para todos os ramos usando a expressão na equação abaixo.
  • ICC = Ö2 IAC RMS SYM exp (-p /|X/R|)

    Apos cada compoente CC ser determinada e totalizada, a relação X/R equivalente é encontrada a partir da equação abaixo.

    Equivalent X/R = -p/ ln (S ICC / S IAC RMS SYM / Ö2)

    Referência:
    Parise G., A new approach to calculate the decaying AC contributions to short-circuit: the ‘characteristic’ currents method; IEEE Transactions on Industry Applications, Vol. 31, No. 1, January/February 1995.

Filtro "Curto-circuitar Tudo"

Habilitar você especificar as barras de uma Área, Zona, e Faixa de Tensão para aplicar a falta e gerar os relatórios para várias ou todas as barras. Este tipo de análise é útil quando você está interessado em estudar apenas um região específica e não precisa de todos os resultados associados com a análise total do sistema. Este método é comum para programas de texto de estilo antigo. No EasyPower, é muito simples selecionar as barras em que deseja causar falhar entre as barras de falha do unifilar. Apenas nas barras selecionadas serão aplicadas as faltas.

Tensão de ponto de falta (pu)

Tensão pré-falta no ponto de falta do sistema em pu. Esse valor tem por default 1.0 pu.

Incluir barras monofásicas

Seleciona se as barras monofásicas são incluídas quando são realizadas falhas de barra. Por padrão, essa opção está selecionada.

Limites de Suportabilidade de Equipamentos

Configura o limite inferior para sinalizar a violação da capacidade de um disjuntor no SmartDuty™. Se o limite é configurado para -10 porcento, o SmartDuty™ irá sinalizar todos os equipamentos que tenham valores calculados de corrente de curto-circuito dentro dos 10 porcento de suas capacidades nominais máximas (maior do que 90% da capacidade nominal).

Nota: A capacidade de verificar automaticamente a suportabilidade do equipamento durante a análise só está disponível se você tiver adquirido a opção SmartDuty™ do EasyPower.

Por exemplo, um disjunt a sopro magnético da GE, AM-13.8-500 tem uma corrente momentânea e de interrupção de 19.56/37 kA em 13.8 kV. O SmartDuty™ prove uma sinalização de advertência se a corrente excede 17.6/33.3 kA seja na capacidade momentânea seja na interrupção. Se exceder as correntes de 19.56/37 kA, é sinalizada como violação.

Nota: Você deve clicar em  Suportabilidade de Equipamentos a partir do módulo de Curto-Circuito para este campo ter efeito nos resultados exibidos no unifilar. 
Para este campo ter qualquer efeito nos resultados em texto, você deve marcar a caixa de seleção Criar Relatório de Suportabilidade de Equipamento na guia Resultados em Texto da caixa de diálogo Opções de Curto-Circuito.

Limite de Sensibilidade de Tensão

Configura o limite inferior para sinalizar violações de tensão. Se o limite está configurado para -30 porcento, tensões na barra menores que 30% (70 por cento) da tensão base (kV) da barra é sinalizada. Isto permite você fazer uma verificação rápida de dropout de contatores de motores, flicker, etc.

Nota: Para este campo ter feito, você deve selecionar uma ou mais caixas de seleção para Sensibilidade de Tensão nos Resultados do Unifilar ou na guia Resultados em Texto da caixa de diálogo Opções de Curto-Circuito.

Comparar corrente nominal do dispositivo 1F com corrente de dispositivo/barra

  • Dispositivo: aplica o tipo de falha monofásica e compara as classificações do dispositivo com as correntes de falha através dos dispositivos monofásicos (consulte as opções em Tipo de falha para barras 1F). Isso se aplica a dispositivos de proteção que aparecem na exibição de unifilar. Dispositivos dentro de painéis e CCMs são comparados à corrente do barra.
  • Barra: essa opção se aplica aos tipos de falha disponíveis na barra. As barras trifásicas podem ter falhas trifásicas, fase-terra simples, dupla fase-terra ou fase-fase. Você pode escolher o tipo de falha para barras trifásicas a partir das Opções de curto-circuito ou do menu de curto-circuito. As barras 1F-3 fios podem ter falha fase-terra ou fase-fase. Para 1F-3 fios, você pode escolher o tipo de falha apenas nessa caixa de diálogo.

Para maiores informações, veja Suportabilidade de equipamentos para dispositivos monofásicos.

Default

Na caixa de diálogo Padrões das opções de curto-circuito, é possível especificar quais configurações de opções padrão de curto-circuito você deseja usar. Isso afeta as configurações em toda a caixa de diálogo e não se limita apenas à guia selecionada no momento. Essas configurações padrão são usadas para todos os novos unifilares.

As opções são:

  • Armazenar opções atuais como configurações padrão: armazena todas as opções atuais de curto-circuito no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações padrão: atualiza todas as opções atuais de curto-circuito com base naquelas que você armazenou anteriormente no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações de fábrica: atualiza todas as opções de curto-circuito para corresponderem aos padrões incluídos na instalação inicial do programa EasyPower.

As configurações padrão especificadas aqui afetam apenas as configurações ANSI.

Informações Adicionais