Opções de TCC

As opções de Coordenograma (TCC) podem ser usadas no módulo de Seletividade para selecionar o tipo de falta, os valores de curto-circuito, o tipo de cálculo e os resultados das curvas na Coordenograma (TCC). Quando a janela de Coordenograma (TCC) esta aberta, clique em  Opções de Coordenograma (TCC) a partir da guia Coordenograma (TCC).

Figura 1: Guia Controle de C.C. da Caixa de Diálogo Opções de Coordenograma (TCC)

Nota: Se as opções de sistema estão configuradas para IEC-60909, a área do Método de Calculo do X/R não é exibida.

Guia Controle de Curto-Circuito

Descrições das opções

Opção

Descrição

Tipo de Falta

Quatro diferentes tipos de falta estão disponíveis para o estudo de curto-circuito. O default é Trifásico, que é geralmente usada para determinar as maiores correntes disponíveis para comparações com as suportabilidade de equipamentos e releamento. Você também pode selecionar a falta trifásica clicando em  Trifásico na guia TCC.

Os outros tipos, Fase-Terra, Dupla Fase-Terra, e Bifásico são geralmente usadas por aplicações de releamento especializadas ou solução de problemas de sistemas. Os pontos verdes nos botões indicam faltas com contato à terra.

Correntes de Curto-Circuito na Coordenograma (TCC)

As correntes de curto-circuito usadas nas Coordenograma (TCC) podem ser as calculadas pelo programa ou especificada pelo usuário.

  • Calculado a partir de C.C.: o EasyPower calcula a corrente de falha máxima que pode passar pelo dispositivo de proteção. A seleção das correntes de curto-circuito (C.C.) para a Coordenograma (TCC) também pode ser feita na caixa de diálogo Opções de Seletividade.
  • Especificado pelo Usuário: Você deve entrar a corrente de curto-circuito na guia Curto-Circuito da caixa de diálogo dos dispositivos de proteção ou na caixa de diálogo dos dados temporários do dispositivo de proteção para usar no corte da curva no valor da corrente ou mostrar a marca de corrente na Coordenograma (TCC).

[IEC CC] Tensão Pré-Falta pu

Tensão pré-falta no ponto de falta do sistema em pu. Esse valor tem por default 1.0 pu.

Tipo de Cálculo do X/R

Nota: Não aplicável à IEC.

Os cálculos de curto-circuito são baseados em três métodos:

  • O metodo da Norma ANSI usa um circuito com os valores de R separados para cálculos de corrente de interrupção (2-5 cycle) para determinar um valor conservativo da relação Z/R. Esta relação é então usada como relação X/R equivalente de Thevenin no ponto de falta para determinar os multiplicadores devidos ao tempo de partida dos contatos e as relações NACD. Os cálculos das tensões e das correntes são baseados na redução do circuito complexo (R+jX). Ambos os cálculos das correntes momentânea (1/2 Ciclo) e de 30 ciclos utilizam a redução do circuito complexo para todas as tensões, correntes e relação X/R.
  • O Cálculo padrão (não-ANSI) usa a redução de rede complexa para todos os cálculos: momentâneo, interrupção e 30-ciclos, tensão, corrente e relação X/R.
  • O Método da Corrente Característica (MCC) calcula a componente CC de cada ramo baseado no ângulo de fase da corrente que flui nele e então soma a compoente dc de cada ramo que contribui para a corrente de falta. A relação da corrente total CC para a corrente total AC e usada para determinar a relaçao  X/R equivalente no ponto de falta. O fluxo de corrente nos ramos que tem ângulos de fase diferentes (relação X/R) terão uma corrente de pico em tempos um pouco diferente antes do primeiro meio ciclo. Para simplificar os cálculos, a componente CC é tomada a 0.5 ciclo para todos os ramos usando a expressão da equação abaixo.
  • IDC = Ö2 IAC RMS SYM exp (-p /|X/R|)

    Após a componente CC ser determinada e totalizada, a relação X/R equivalente é encontada a partir da equação abaixo.

    Equivalent X/R = -p/ ln (S IDC / S IAC RMS SYM / Ö2)

    O método CCM provê uma aproximação conservativa para obter a relação X/R no ponto de falta e aparece para fazer a melhor de todas as tarefas sendo sobre conservativa.

Referência:
1 Parise G., A new approach to calculate the decaying AC contributions to short-circuit: the ‘characteristic’ currents method; IEEE Transactions on Industry Applications, Vol. 31, No. 1, January/February 1995.

Guia Unifilar da Coordenograma (TCC)

O conteúdo da guia Resultados no Unifilar da caixa de diálogo Opções de Coordenograma (TCC) são as mesmas descritas na caixa de diálogo das Opções de Curto-Circuito. Veja Guia Resultados no Unifilar ou Guia Resultados em Texto no Unifilar (IEC) para maiores informações.

Informações Adicionais