Guia Resultados em Texto

Para configurar as opções de curto-circuito, a partir do módulo Curto-Circuito clique em Opções de C.C.. Também é possível acessar as opções de dentro do foco Edição da base de dados selecionando Ferramentas > Opções > Opções de análise > Curto-circuito.

Na guia Resultados em Texto, especifique os relatórios necessários paa o seu estudo de curto-circuito. Os resultados em texto podem ser exibilidos em janelas de resultados individuais, que podem ser giradas (scrolled), revisadas e impressas a seu gosto. Devido às diversas combinações de resultados em texto, os detalhes de cada opção são descritas de forma geral. Você pode buscar diferentes opções e níveis de detalhes para seus requisitos de um estudo particular.

Figura 1: Opções de Curto-Circuito - Guia Resultados em Texto

Descrições das opções
Opção

Descrição

Relatórios de Curto-Circuito

Estão disponíveis cinco tipos de relatórios em texto diferentes durante os cálculos de curto-circuito: Momentâneo, Interrupção, 30 ciclos, Suportabilidade de Equipamentos e Sensibilidade de Tensão. Você visualizar os resultados na tela ou então imprimi-los. O EasyPower pode exibir várias janelas de resultados ao mesmo tempo e você pode estudá-las usando os recursos em Janela > Lado a lado.

Nota: A capacidade de verificar automaticamente a suportabilidade do equipamento durante a análise só está disponível se você tiver adquirido a opção SmartDuty™ do EasyPower.

Os resultados em texto para o resultado nas janelas são independentes do resultado no unifilar.

Por exeplo, você poderia querer estudar os resultados em textos detalhados das correntes momentâneas e de 30 ciclos enquanto você exibe os resultados das solicitações de equipamentos no unifilar. Para fazer isto, selecione Momentâneo e 30 ciclos marque as caixas na guia Resultados em Texto na caixa de diálogo Opções de Curto-Circuito. Clique em  Suportabilidade de equipamentos. Quando é executada uma operação de falha, o EasyPower aplica automaticamente as falhas necessárias para análise de suportabilidade e exibe os resultados no unifilar. Além disso, faltas momentâneas e de 30 ciclos são aplicadas e exibidas na janela de resultados em texto.

Nota: A operaçao de sensibilidade de tensão tabula apenas os resultados em texto do momentâneo, independente do que você tenha escolhido para exibir a sensibilidade de tensão no unifilar.

Incluir as Suportabilidade de Fusíveis (AT e BT)

As correntes de interrupção dos fusíveis são exibidas na janela de resultados do Momentâneo de AT e BT, visto que os fusíveis operam sob correntes momentâneas.

Os fatores de multiplação para fusíveis são baseados na relação X/R no ponto de falta e da relaçao X/R de teste do fusível. As correntes de interrupção são calculadas ajustando-se a corrente simétrica se o X/R de teste do equipamento é menor do que o X/R no ponto de falta. A seguinte equação é usada para determinar as correntes:

Iadjsym =Isym [1 + 2e{-4πÁsys /(X/Rsys)}]1/2 / [1 + 2e{-4πÁsys /(X/RTest)}]1/2

Á= 0.49 - 0.1 e-(X/R)/3}

As relações X/R de teste para fusíveis de distribuição e de potência são 5, 8, 12 e 15. See Reference1.

Referência:
1 IEEE Standard Design Tests for High Voltage Fuses, Distribution Enclosed Single Pole Air Switches, Fuse Disconnecting Switches, and Accessories, C37.41-1988.

Incluir a Suportabilidade de Interrupção de Disjuntores de AT

Esta opção permite você exibir as correntes de interrupção conforme norma ANSI para os disjuntores de alta tensão. Os resultados de interrupção para os disjuntores são exibidos na janela Interrupção em Alta Tensão de acordo com o tempo de interrução escolhido opções de Ciclos (3, 5, e 8 cycles).

As correntes de interrupção são calculadas pelo ajuste da corrente simétrica por um fator de multiplicação. Para disjuntores, o fator de multiplicação é baseado na relação X/R no ponto de falta, na relação NACD (No AC Decay), do tempo de partida dos contatos do disjuntor e se o disjuntor é especificado com base na corrente Total ou na Simétrica (muda a norma). A relação NACD consiste de dois fatores dependentes se a geração é Local ou Remota. As equações e os procedimentos de cálculo são bastante detalhados nesta discussão. Se alguma informação adicional for necessária, pode ser obtida nas Referências2,3,4 abaixo.

Referência:
2 Sample System for Three Phase Short Circuit Calculations, Conrad St Pierre, IEEE/IAS Mar/Apr 1990.
3 Interpretation of New American National Standards For Power Circuit Breaker Applications, Walter C. Huening Jr., IEEE/IAS Sept/Oct 1969.
4 AC High Voltage Circuit Breakers Rated on a Symmetrical Current Basis, ANSI/IEEE Std. C37.010-1979.

Incluir Suportabilidade de Disjuntores de BT

Esta opção exibe as correntes de interrupção dos disjuntores de Força (Abertos) e de caixa moldada para faltas momentâneas. Os resultados são exibidos na janela Momentâneo de Baixa Tensão. Observe que na terminologia ANSI, quando o termo interrupção é aplicado para equipamentos de baixa tensão, ela se refere a faltas momentâneas ou de 1/2 ciclo. Isto ocorre porque os equipamentos de baixa tensão tipicamente interrompem após 1/2 ciclo do início da falta.

As correntes de interrupção são calculadas ajustando-se a corrente simétrica se o X/R para o qual o equipamento é testado for menor do a relação X/R no ponto de falta (veja Referências 5,6 abaixo). A seguinte equação é usada para determinar as correntes:

Iadjsym = Isym [1 + e{-2πÁ/(X/Rsys)} ] / [1 + e{-2πÁ/(X/RTest)} ]

Á= 0.49 - 0.1 e{-(X/R)/3}

X/Rtest = TAN[ARCCOS(Tested PF)]

Tipo do Disjuntor Fator de Potência Testado

Disjuntores de Força

15%

Disjuntores em Caixa Moldada Acima de 20 kA

15-20%

Disjuntores em Caixa Moldada entre 10-20 kA

25-30%

Disjuntores em Caixa Moldada entre 0-10 kA

45-50%

Fusíveis de Baixa Tensão

20% ou 50%

Referência:
5 Low Voltage Power Circuit Breakers Used in Enclosures, ANSI/IEEE Std. C37.13™-2015.
6 Low Voltage Power Circuit Breakers, NEMA Publications BU-195x, and BU1-1972.

Criar Relatório de Suportabilidade de Equipamento

Cria um relatório com os fluxos de correntes através dos disjuntores e avalia as correntes de falta calculadas em relação às capacidades nominais do disjuntor, em porcento. Você pode especificar se serão incluídos todos os dispositivos ou apenas aqueles dispositivos que apresentam violações ou advertências.

Criar Relatórios de Sensibilidade de Tensão

Cria relatórios listando todas as barras cujas tensões fiquem abaixo de um limite pré-especificado quando ocorre um falta no sistema.

Incluir a coluna "Número de fases"

Essa caixa de seleção controla se o número de fases é exibido em uma coluna nos relatórios de texto. Por padrão, essa opção não está selecionada.

Esportar os relatórios para CSV

Quando você marca esta caixa de seleção, os resultados do curto-circuito e de suportabilidade de equiamentos são salvos como arquivos CSV (comma separated value). Os arquivos são salvos no mesmo diretório do arquivo .DEZ. Cada vez que você rodar um novo relatório o arquivo prévio é sobrescrito a menos que você mude o nome do arquivo original.

Formatos de Rleatório de 1/2, 5 e 30 Ciclos

Três tipos de estilos de resultados em formato texto são disponibilizados, ANSI, Componentes Simétricas e GE. O estilo  ANSI é projetado para reportar todas comparações significantes de multiplicadores da norma de disjuntores ANSI e os requisitos das normas de relés de proteção. Se você seleciona o estilo de resultados ANSI, três formatos diferentes são disponibilizados. Níves de 1-3 promovem o formato padrão projetado para comparação da suportabilidade de equipamentos e correntes para proteção. O nível 3 contém as informações mais detalhadas.

O estilo de componentes simétricas é projetado especificamente para propósitos especializados de proteção que necessitam um resultados de corrente de tensão de sequência. É importante você testar as diversas opções diferentes e níveis de detalhes para que você possa aplicá-los adequadamente quando surgirem seus casos particulares.

A outra opção é GE, que possui o popular formato de curto-circuito GE.

Incluir a Corrente nos Ramos e as Relações X/R

Deixa você exibir as relações X/R do ramos para cada corrente de contribuição de ramo.

Exibir Contribuições de Gerador

Exibe as correntes de tensões de gerador e concessionária para cada falta.

Unidade para V e I de Barra Remota

Esta opção permite você exibir os resultados para a barra remota nos formatos Por Unidade em Compontes Simétricas , em Ampères de Fase e kV, ou em Por Unidade de Fase.

Default

Na caixa de diálogo Padrões das opções de curto-circuito, é possível especificar quais configurações de opções padrão de curto-circuito você deseja usar. Isso afeta as configurações em toda a caixa de diálogo e não se limita apenas à guia selecionada no momento. Essas configurações padrão são usadas para todos os novos unifilares.

As opções são:

  • Armazenar opções atuais como configurações padrão: armazena todas as opções atuais de curto-circuito no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações padrão: atualiza todas as opções atuais de curto-circuito com base naquelas que você armazenou anteriormente no arquivo de padrões do seu equipamento.

  • Redefinir as opções atuais com as configurações de fábrica: atualiza todas as opções de curto-circuito para corresponderem aos padrões incluídos na instalação inicial do programa EasyPower.

As configurações padrão especificadas aqui afetam apenas as configurações ANSI.

Informações Adicionais